Português (Brasil)

A importância da preservação da saúde

A importância da preservação da saúde

Compartilhe este conteúdo:

O mês de abril reservou datas extremamente importantes no quesito de conscientização sobre os cuidados da saúde da população. Nos dias 6, 7 e 8 são comemorados, respectivamente, o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, o Dia Mundial da Saúde e o Dia Mundial do Combate ao Câncer.

Todas elas possuem um objetivo em comum: conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida. “Saúde não tem preço!”  Todos já ouviram essa frase em alguma fase da vida, mas quando lidamos com a “falta da saúde” aprendemos a valorizar momentos simples como um banho, uma caminhada, um café, uma conversa ou o “simples” respirar!

O Dia Mundial de Combate ao Câncer tem um significado importante para nós por ser outra chance de conscientização sobre os cuidados de prevenção da segunda doença que mais mata pessoas em todo o mundo. Já falamos diversos temas por aqui importantes e específicos, mas vale sempre relembrar medidas de prevenção importantes:

1. Não fume;

2. Alimentação saudável;

3.Mantenha o peso corporal adequado;

4. Pratique atividades físicas diariamente;

5.Amamente;

6.Evite a ingestão de bebidas alcoólicas;

7.Evite a exposição ao sol entre 10 e 16 horas e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios

8.Vacine contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos;

9. Mantenha a rotina de exames anuais preventivos.

 

No momento em que descobrimos algum imprevisto em nossa saúde, devemos procurar ajuda médica imediatamente para iniciar o tratamento precocemente. Na oncologia é comum a prática de atendimentos multidisciplinares, pois cada paciente tem características únicas em aspectos clínicos, sociais, financeiros e psicológicos.

O médico e o paciente decidirem juntos os passos a serem tomados, assim a sensação de segurança na escolha do tratamento aumenta, bem como as chances de sucesso.

Lembre-se: a vida vale muito e é para ser vivida com qualidade!

 

Dra. Ana Paula Mazzocco

Cirurgiã Oncológica e Geral

 

Compartilhe este conteúdo: