Português (Brasil)

Voluntárias comemoram 45 anos

A longa jornada de atuação a favor do Hospital Padre Máximo foi comemorada com uma missa e um café da tarde

Compartilhe este conteúdo:

Uma missa com o padre Cristian     Vieira Batista marcou as comemorações dos 45 anos da Associação das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo. O ato religioso, que reuniu voluntárias, diretoria e funcionários do Hospital e lideranças de diferentes segmentos da sociedade, foi promovido no pátio localizado entre a sede da Associação e o segundo pavilhão do Hospital e seguido de um café da tarde especial.

Marília Caliman, atual presidente das Voluntárias, está feliz com o reconhecimento da comunidade e das lideranças em relação ao trabalho desempenhado por cerca de 140 mulheres. “Consideramos este ano um marco e, por esta razão, preparamos uma série de ações comemorativas”, anuncia a presidente.

Entre as ações se destaca a produção de um livro que está resgatando a história da Associação. O livro - patrocinado integralmente pelo Sicoob Sul-Serrano e escrito pela jornalista Lilia Gonçalves - está em fase de finalização, com previsão de lançamento em outubro.

Nesta gestão também está sendo finalizado o serviço de refrigeração em todos os ambientes da Associação. “Queremos fazer várias melhorias, como a ampliação da loja e estamos buscando parcerias para torná-las realidade. Já recebemos doações que vão custear nosso sistema de ar refrigerado”.

 

Novas adesões e parcerias

Enquanto lutam pelas melhorias, as Voluntárias comemoram vitórias, como o recebimento (em forma de termo de concessão de uso) de um Fiat Fiorino, que foi entregue pela Prefeitura de Venda Nova, no dia 16 de abril.

Como renovação de sua estrutura de trabalho, as Voluntárias também adquiriram duas linhas de telefone celular e foi iniciado um trabalho de organização e harmonização de ambientes na Sede, que está sendo executado por prestação de serviço voluntário por Geu Falqueto.

No dia 16 de julho foi iniciado o projeto “Transbordando Amor”, com a psicóloga Milena Careta, que já está apresentando um grande resultado. O projeto visa analisar, criar estratégias, implementar técnicas e ferramentas que permitam impulsionar as Voluntárias a um próximo nível de autovalor, respeito e de autoamor.

No radar de Marília estão as ações para aumentar o envolvimento da comunidade e do meio empresarial de Venda Nova, da região e de outras partes do ES. “Sempre tem uma empresa que descarta algum tipo de material, como tecidos, que as Voluntárias podem transformar em arte e em recursos para o Hospital”.

Ao olhar para o futuro, Marília enxerga como um dos grandes desafios levar para o movimento voluntários mais jovens, pois a maioria das mulheres hoje atuantes tem acima de 60 anos. “Temos que ver o que podemos fazer para que os mais jovens criem amor pela causa para dar prosseguimento ao que vem acontecendo há mais de 45 anos, pois sabemos que o movimento antecedeu à criação oficial da Associação”.

Ela ressalta que, apesar de as pessoas estarem envolvidas em trabalhos e estudos, sempre há um jeito de ajudar. “Nem sempre é preciso colaborar de forma presencial e qualquer tempo doado tem importância. Basta se cadastrar, passar lá e pegar algum trabalho que possa ser executado ou conhecer nosso trabalho para saber em qual atividade possa colaborar”.

 

Café com fotos

A manhã do dia 14 de agosto, que seria somente dedicada para a produção das fotos de todas as mulheres que passaram pelas presidências das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo, se tornou um momento festivo. E não poderia ser diferente, pois se tratava de um momento ímpar, quando todas elas se encontrariam para festejar um marco tão especial.  As fotos serão incorporadas ao conteúdo do livro a ser lançado em outubro sobre a trajetória de 45 anos da Associação.

Com o apoio especial da diretora do Sicoob Sul-Serrano, Mayara Caus, da fotógrafa Wanda Ferreira e das maquiadoras Giulia Sossai, Josélia Zandonadi e Ângela Busato Mieis, o encontro se tornou um evento cheio de alegrias. O envio de várias delícias pelo Café Colonial Altoé da Montanha e também com a participação da Padaria Bell Pan tornou o momento afetivo mais saboroso.

Todas as ex-presidentes e as mulheres da atual diretoria receberam um brinde especial do Sicoob, foram maquiadas e também fotografadas. A organização deste encontro foi feita pela Revista Folha Nova, cuja jornalista responsável, está à frente da produção do livro. *Registramos a ausência da ex-presidente Margareth Lorenção Fornazier, que por motivos de problemas de saúde na família não pode comparecer.

Compartilhe este conteúdo: