Cooptac melhora sua frota e a vida dos cooperados
Diretoria relata como o acesso à linha de crédito possibilitou a compra de novos veículos e fala dos projetos sociais feitos em parceria com o Sicoob
![]() |
A Cooptac, que oferece o serviço de transporte escolar e turismo em Afonso Cláudio, Itarana e Irupi, tem em sua frota ônibus, vans e micro-ônibus. Alguns cooperados investiram de forma individual para trabalhar no setor de turismo e a cooperativa também tem veículos com este fim, para atuar de forma coletiva.
De acordo com a diretoria da Cooptac, os associados são formados por um grande número de pessoas envolvidas no agronegócio, que têm no transporte uma segunda fonte de renda. “A maioria mexe com produção de café, com boi de corte e outras culturas em suas propriedades, somando o transporte escolar como uma atividade que gera recursos de forma mais regular”, descreve Valteci Wil, presidente da Cooptac, sobre o perfil do associado.
A intercooperação entre as duas cooperativas pode se exemplifica com os empréstimos a juros mais baixos do que os praticados no mercado. “Nossos carros eram de 1999 e 2000 e, devido à frota não ser nova, o Sicoob não teria de aprovar o financiamento. No entanto, abriu uma carta de crédito e confiaram em nossos cooperados e na Cooperativa. Conseguimos então financiar, renovar nossa frota e pagar os carros. Também compramos dois ônibus de turismo pelo Sicoob. Essas ações foram grandes diferenciais para nós, cooperados, que ganhamos melhores condições de permanecer no mercado, oferecendo serviços com mais qualidade”, reforça Valteci.
A vice-presidente, Renata Eller, por exemplo, dá o seu testemunho como associada e conta que quando começou com transporte tinha uma Kombi. “Da Kombi eu passei para uma Topique, graças ao financiamento pelo Sicoob, que confiou no meu trabalho. Hoje eu tenho quatro carros trabalhando e todos foram financiados pela Sicoob. Somando com meu carro particular e minha moto, tenho no total de sete veículos. Todos através das linhas de crédito do Sicoob”.
Todos os cooperados Cooptac são associados ao Sicoob e, como todos atuam na agricultura ou na pecuária, têm acesso às linhas de crédito voltadas para o setor. “Todos são unânimes em elogiar o atendimento, à comunicação e a forma como são tratados pela equipe da agência local”, afirma Renata.
Um pouco sobre a Cooptac
A Cooperativa atua em Afonso Cláudio desde 26 de abril de 2003 e esse ano está fazendo 21 anos de constituição. ? “É muito gratificante ver o caminho percorrido, com muita luta e muitos desafios difíceis, mas com muita alegria. A gente olha para trás e avalia como era no princípio e como estamos agora. Então é só gratidão a Deus, às pessoas que confiaram em nosso trabalho, aos cooperados que ajudaram, persistiram e acreditaram em nossa Cooperativa. É só gratidão por estar fazendo parte dessa Cooperativa”.
“Para mim cooperativismo é isso: uma junção de pessoas que acreditam umas nas outras para continuar seguindo em prol do nosso cooperativismo do Estado, principalmente do transportador escolar, que é muito trabalho e respeito. Transportamos crianças, que são respeitadas e cuidadas. Temos compromisso com as crianças e com a educação, que é o que move o mundo”.
O presidente ressalta que um dos benefícios de ser cooperado está na oportunidade de trabalhar por conta própria. “Nós somos donos do nosso próprio negócio”. Ao fazer esta afirmação, Valteci fala que a Cooptac hoje repassa 92% dos recursos gerados com os serviços prestados para o cooperado e 8% ficam para a Cooperativa administrar.
“Estamos administrando nosso próprio negócio. Tudo o que envolve a nossa Cooperativa volta para nós, cooperados”. De acordo com o presidente, a Cooperativa tem sede própria, o próprio combustível e carros para dar suporte aos cooperados. Já as peças para a manutenção dos veículos são repassadas para os cooperados a um valor mínimo.
Com o Sicoob
Além das vantagens citadas, a Cooptac tem parcerias com alguns laboratórios de exames clínicos, com médicos e com outras cooperativas, principalmente com o Sicoob. “Temos consciência dos inúmeros benefícios, pois a sobras do Sicoob voltam para nós cooperados, assim como na Cooptac. Se o associado compra o combustível da Cooperativa, os ganhos são revestidos para ele mesmo. O mesmo acontece se compra uma peça dentro da Cooperativa, pelo mínimo que seja aquele valor, volta no final do exercício, na proporção do trabalho de cada um durante aquele ano”.
Além de ser dono do seu próprio negócio, ser cooperado, na avaliação do presidente, é estar no meio de um grupo de pessoas com os mesmos ideais, propósitos e foco.
Por projetos sociais
Como o foco das cooperativas é beneficiar a comunidade em seu entorno, as parcerias entre o Sicoob e a Cooptac renderam muitos ganhos coletivos, via entidades beneficentes. Entre os exemplos, pode-se citar a compra de pintinhos para a Apae de Afonso Cláudio, projeto na qual as crianças cuidaram e venderam os ovos. Para a Casa do Menino, que acolhe as crianças carentes, são feitas doações de caixas de leites.
“Participamos do movimento que angariou fundos e reconstruiu uma academia na sede do Projeto Resgate em Vida. É um lugar que trata dependente químicos que procuram pelo serviço no Governo, que disponibiliza a maioria das vagas. Também fizemos no ano passado a doação de 150 quites de lençóis para o Hospital São Vicente. Todas essas doações foram feitas em parceria com o Sicoob, como parte das ações do Dia C da Cooperativa”.
Para Renata, os objetivos alcançados é perceber o olhar gratificante das pessoas, em diferentes situações, que foram beneficiadas. “Acredito que nosso objetivo é dar oportunidade para as pessoas renascerem e acreditarem que existem pessoas boas no mundo, que dão importância para eles”, observa a vice-presidente.
Desde 2013 a Cooptac mantém o Projeto 'Coopere com a Vida e Doe Sangue', que transporta aproximadamente 200 pessoas no ano para o Hemoes, em Vitória, que voluntariamente vão doar sangue. A ação acontece geralmente no primeiro dia dos meses de junho, julho e agosto. Os voluntários participam da campanha sem custo, pois a Cooptac garante a alimentação na ida e almoço na volta.
![]() |