Português (Brasil)

Você tem ‘1 segundo’ para me escutar?

Você tem ‘1 segundo’ para me escutar?

Compartilhe este conteúdo:

Antes de iniciar a conversa gostaria que você analisasse a tabela abaixo:

1 milhão de segundos = 12 dias

1 bilhão de segundos = 34 anos

1 trilhão de segundos = 14 mil anos

É uma conversão simples para ilustrar e tentarmos compreender valores financeiros que estão fora do nosso cotidiano. A diferença é significativa não acha?!

O mesmo abismo acontece se colocarmos os valores em dinheiro. Um milhão é praticamente nada, comparado a um trilhão.

Agora vamos a alguns dados... No ano de 2020, os EUA gastaram aproximadamente R$ 16,4 trilhões no tratamento de doenças crônicas não transmissíveis e potencialmente evitáveis. Por exemplo, só no tratamento da hipertensão arterial (a famosa pressão alta), o gasto deles foi de R$ 7,8 trilhões. Valor esse que foi praticamente igual ao PIB brasileiro do ano passado.

Mas o que são essas doenças não transmissíveis e potencialmente evitáveis? Elas são chamadas de crônicas porque aparecem ao longo da vida quando nossos hábitos não são saudáveis.

Fumo, excesso de bebidas alcoólicas, consumo desregrado de alimentos ultraprocessados e sedentarismo são hábitos em que basta apenas a nossa força de vontade para serem controlados. Isso mesmo, a decisão deve vir de você e basta apenas dizer não a esses pontos acima, que parte dos problemas se resolverá.

Mas, mesmo conhecendo os malefícios destes hábitos, dia após dia, ano após ano, vamos exagerando neles e aos poucos nosso organismo vai adoecendo. Após um longo tempo então, percebemos que estamos num quadro de difícil reversão. E a partir daí retomar as rédeas e voltar à situação saudável requererá de nossa parte um extremo esforço tanto físico como, e em todas as vezes, financeiro.

Gastos com remédios, idas constantes a médicos, dores articulares, desconfortos musculares, falta de disposição para atividades sociais, perda de rendimento no trabalho, baixa produtividade, cansaço e insônia custarão ao nosso bolso um valor que, com certeza, não gostaríamos de gastar e, mais que isso, diminuirão nossa capacidade de interagir com saúde tirando-nos momentos de divertimento e lazer que com certeza não gostaríamos de perder.

E se eu propor uma contrapartida? Você investe míseros 1.800 segundos (30 minutos) diariamente  em um exercício físico para ganhar + 1 ou 2 bilhões de segundos de vida?

E digo mais, não é só postergar segundos de vida, mas também dar ‘mais vida’ a esses segundos, proporcionando que você consiga realmente aproveitar cada um deles com autonomia e dignidade.

E se eu disser mais... se o ‘depósito’ de 30 segundos nem precisar ser feito todo dia? Se ele puder ser feito dia sim dia não, você se interessaria? Para finalizar, se esse segundo que você usou para ler o texto até aqui foi importante, é bem provável que também o tenha para investir em você! Faça isso e não se arrependerá!

 

Dudu Altoé

Personal Trainer

CREF.: 002126-G/ES

Especialista em treinamento físico para grupos especiais

Compartilhe este conteúdo: