Todos os segredos do café de qualidade
Data de Publicação: 28 de fevereiro de 2020 21:33:00 A família Venturim divide com o turista um pouco dos conhecimentos e também a trajetória que rendeu a classificação entre os dez melhores do Brasil
![]() |
O café produzido na propriedade da Família Venturim, de Venda Nova, está entre os dez melhores do Brasil, na categoria arábica. O reconhecimento foi anunciado na SIC- Semana Internacional de Café- Coffee of the Year 2019, em novembro do ano passado, em Belo Horizonte.
Orgulhosa com o resultado construído com anos de experiência, a família divide com o turista um pouco dos conhecimentos e também a trajetória que rendeu essa classificação. Os grupos são recebidos no complexo da família, em São João de Viçosa, onde mantém um posto de gasolina, uma pousada, uma lanchonete/restaurante, a fábrica de massas e uma loja de conveniência.
O casal Ronaldo Pansini/Neusa Venturim toca esse braço dos empreendimentos junto com Nestor Porto/Ana Venturim. Parte dos cafés que compõe o portfólio de ofertas vem da propriedade em Laginha-MG (bebida fina) e a outra (especificamente esse lote premiado) vem da lavoura em Alto Bananeiras, plantado a 1.170 metros de altitude, e há pouco mais de quatro quilômetros de distância da sede do distrito de São João de Viçosa.
Ronaldo é o responsável por receber os grupos de turistas, contar a história da família e como atualmente conduzem à produção que resulta em vários tipos de café embalados com a marca Venturim. Depois dar uma ideia geral do processo de produção e benefi-ciamento, ele serve quatro tipos de café: o superior (mais popular), o especial, os pontuados e os premiados. Ao final server um café comum do mercado para que o visitante sinta a diferença no paladar.
Nessa degustação, Ronaldo instiga o visitante a perceber os aromas, os açúcares, os pontos de torra e outras nuanças da bebida. “Um café com 'notas de chocolate', 'frutado’ ou com 'notas suaves de caramelo’, depende do ponto de torra, por exemplo. É muito interessante ver as pessoas despertarem para estes detalhes”, diz Ronaldo.
Ele também explica que truques na fermentação diferenciada faz o café, que já é muito bom, ficar ainda melhor, levando-o a uma pontuação de 89,5 e até maior de 91. No ranking de qualidade, a nota máxima é 100, sendo que os acima de 85 são considerados bebida fina. “O café é presente. Deixa um sabor diferente na boca, com notas de frutas amarelas, vinhoso e de acidez licorosa”, diz Ronaldo sobre a safra especial do ano passado que foi premiada.
No complexo comercial do Grupo Venturim, os funcionários se encantaram com o projeto do café e, sempre que podem, querem atuar na degustação. Diante do interesse, Ronaldo organizou treinamentos com a equipe, que está apta a informar aos visitantes e clientes a origem e as características do cafés expostos nas gôndolas.
Com o turismo de experiência, os Venturim foram mais longe, oferecendo momentos de conhecimento e de prazer em provar os diferentes tipos de cafés oriundos da propriedade da família. Basta agendar.