Português (Brasil)

Terapia Reiki, sabedoria milenar que auxilia no processo da cura

Terapia Reiki, sabedoria milenar que auxilia no processo da cura

Data de Publicação: 25 de agosto de 2017 09:53:00 Em Venda Nova, cerca de 20 pessoas são praticantes, sendo que algumas atuam em clínicas holísticas e outros praticam em si mesmos e em pessoas de convivência próxima

Compartilhe este conteúdo:
O reiki não é ligado a nenhum tipo de religião, assim sendo, qualquer pessoa pode se
tornar um agente de cura reiki ou receber o tratamento.

O reiki é uma terapia complementar, integrativa ou ainda, holística. No Sistema de Cura Reiki o homem é visto em sua totalidade, não somente como um corpo físico. Isto quer dizer que esta modalidade terapêutica aborda o ser humano nos seus aspectos globais, ou seja, dos níveis mais densos e visíveis, como nosso corpo físico, aos níveis mais sutis, como chakras, auras e corpos de energia. O tratamento age com o princípio de transformação de energia promovendo a ativação do sistema imunológico e desbloqueando pontos de tensões e estresse com o objetivo de harmonização e cura.     

Em termos de reiki, vem a importar conceitos como energia, corpos sutis, chakras, aura, etc. Redescoberto no Japão por Mikao Usui, o reiki foi trazido para o Ocidente por Hawayo Takata, que ministrou cursos e formou 22 mestres ao longo de 30 anos. Esses mestres reikianos, após o falecimento de Takata em 1980, desejaram se organizar para troca de experiências e apoio mútuo e criaram o “The Reiki Alliance”, primeira organização dedicada ao estudo e à divulgação do método tradicional de reiki.

Em Venda Nova, cerca de 20 pessoas são praticantes da terapia do reiki, sendo que algumas atuam em clínicas holísticas e outros praticam em si mesmos e em pessoas da família e amigos.  Para ser considerado um reikiano é preciso fazer um curso e passar por uma sintonização (iniciação).

Somente os mestres reikianos podem iniciar outras pessoas e em Venda Nova são dois mestres em reiki: Lênner de Mota e Romário Azeredo. Para falar sobre esta terapia que tem conquistado tantos adeptos, a Revista foi conversar com Lênner de Mattos e ela nos traz vários esclarecimentos para os nossos leitores.

 Formação de um reikiano

Lênner nos diz que são quatro os estágios de formação em reiki. “Fazendo o primeiro a pessoa não é obrigada a fazer os outros. Só se for de seu interesse e vontade. No nível um a pessoa faz o curso e passa por uma iniciação (esse processo se dá em todos os níveis), sendo que nesse fica apta a aplicar reiki nela mesma, em pessoas que estejam próximas dela, em animais, em plantas e em ambientes.”                       

Quem quiser avançar um pouco mais e fazer o nível dois, passa a ficar apta (após o curso e a iniciação) a enviar reiki para qualquer pessoa que esteja longe dela. Já no nível três a pessoa pode enviar reiki para multidões (países e cidades). “Depois vem o mestrado e só o faz quem quer se comprometer a divulgar o reiki e iniciar novos reikianos”, explica Lênner.                       

Qualquer pessoa pode ser um reikiano sem o compromisso de ter que trabalhar com outras pessoas. Lênner explica que pode-se fazer o curso para aplicar em si próprio e em pessoas da família ou em quem ela quiser e sentir vontade de fazer.

Quem busca algum nível de formação, pratica e depois para, não perde seus conhecimentos e habilidades e pode voltar a aplicar. “Independentemente do tempo que ela deixar de aplicar o reiki quando voltar, a energia será a mesma. Ainda estará ativada. Uma vez reikiano sempre reikiano.”                       

Lênner buscou sua formação com uma mestra do Rio de Janeiro há 17 anos, numa turma que permaneceu a mesma até o mestrado. “Alguns se voltaram para atendimento em geral e outros permaneceram somente usando o reiki em família e amigos”, relata.                       

Lênner trabalha com o reiki no Espaço Caminho Luz, onde promove um encontro de reikianos mensalmente para troca de experiências e também de aplicações entre os colegas. Há dois meses ela passou a convidar pessoas que não têm conhecimento sobre o       reiki ou/e queiram ter a experiência de receber reiki. Os cursos de formação também acontecem no mesmo lugar onde atende e nesse espaço Jennyfe Fiorese também atende com reiki.

A energia reiki é uma energia inteligente que ao ser aplicada no receptor irá atuar na causa do desequilíbrio, atuando ao mesmo tempo de forma terapêutica e preventiva dos bloqueios energéticos

Considerações

* Como todo tratamento, exige um comprometimento por parte de quem o faz, também no sentido de realizar mudanças no seu estilo de vida, modo de pensar, para que as desarmonias possam ser superadas de forma mais plena. Ninguém pode ajudar uma pessoa que não quer receber ajuda e nem fazer sua parte.

* A terapia reiki não é milagre, é um tratamento. Há inúmeros estudos, inclusive em universidades de bons resultados do uso do reiki em pacientes com diversas patologias, mas sempre em paralelo com os tratamentos de saúde convencionais. Pacientes que recebem reiki antes e depois de cirurgias têm recuperação mais rápida e menos episódios de depressão, só para citar alguns estudos já feitos.

* O sistema reiki é uma técnica complementar de cura realizada pela imposição das mãos, trabalha a nível físico, mental e emocional, é reconhecida pela OMS, assim como a auriculoterapia, acupuntura e outras técnicas complementares de cura natural.

O Ministério da Saúde liberou o tratamento reiki e outras terapias alternativas nos postos de saúde em todo o País

Os principais benefícios do tratamento com o reiki:

- Reduz e alivia consideravelmente o estresse, provocando no organismo uma profunda sensação de paz, relaxamento, conforto e tranquilidade;

- Reduz os efeitos colaterais da quimioterapia;

-  Auxilia na recuperação rápida de lesões musculares;

- Melhora a circulação sanguínea;

- Limpa, clarifica e ordena nosso campo energético;

- Atua na desintoxicação de órgãos importantes ao bom funcionamento do corpo humano (rins, fígado, etc...);

- Atua no alívio da dor;

- É seguro no tratamento de doenças crônicas ou agudas, como nos casos de sinusite, rinite, menopausa, cistite, asma, artrite, etc...;

- Acelera o processo de recuperação em caso de cirurgia.

Quem pode usar o reiki

O reiki pode ser usado como tratamento em bebês, crianças, adolescentes, adultos, idosos, animais, plantas e também na água e no alimento que consumimos. Muitas pessoas experimentam uma aceleração do seu processo de cura quando combinam o reiki com a medicina tradicional ou outras terapias.

Embora devamos considerar que o que é bom para uma pessoa pode não ser bom para outra, o reiki tem uma grande vantagem porque praticamente não apresenta contra-indicações. Seu uso é simples, seguro e sua efetividade a cada dia que se passa é mais comprovada via pesquisas em diversas universidades renomadas no Brasil e no mundo.

Recomenda-se a uma pessoa que queira conhecer o reiki que faça uma sessão, pois falar do reiki fica algo muito abstrato, a vivência de receber uma sessão de reiki tem que ser experienciada. Quem quiser ser iniciado no reiki pode procurar umas das pessoas indicadas na reportagem, pois é muito simples fazer um curso para os interessados em seguir o caminho do reiki.

Nas grandes cidades, existem grupos de reikianos atuando em hospitais. Eles doam energia reiki, auxiliando na recuperação do tratamento, na redução da dor, mesmo em pacientes em estados terminais, ajudando em todos os processos.

Saiba mais

Energia- Tudo no Universo é preenchido de energia. A física quântica comprova que matéria é energia condensada. Nossos corpos vibram em determinada frequência e se nossa energia vital não estiver fluindo de uma maneira saudável, irá causar um desequilíbrio nos nossos corpos energéticos (corpos que se sobrepõem ao nosso corpo físico e que habitam uma esfera sutil) afetando a saúde.

Chakras- Centros energéticos responsáveis pela captação e distribuição da energia que captamos do Universo. Têm relação com determinados órgãos, glândulas, afetando e sendo afetados pelo nosso estado emocional. Em sânscrito são conhecidos como rodas por suas descrições se assemelharem a uma roda. Se os chakras não estiverem equilibrados, o indivíduo terá problemas na sua vitalidade, o que poderá gerar bloqueios, que , ao longo do tempo, repercutirão no corpo físico em forma de doenças.

Compartilhe este conteúdo: