Sicoob Sul-Serrano: assembleias online vieram para ficar
A necessidade de distanciamento social imposto pela pandemia veio para acelerar o processo
![]() |
Dos 100 delegados representantes dos associados das 29 agências do Sicoob Sul-Serrano, 88 participaram da Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária- AGE/AGO, na noite de 30 de julho. Uma excelente adesão, na avaliação do presidente Cleto Venturim, que aposta que o modelo de reuniões e assembleias online veio para ficar.
“Sabemos que às vezes tratamos de temas delicados e nas assembleias virtuais não temos como olhar olho no olho. Acredito que aos poucos vamos construindo essa naturalidade”. De acordo com Cleto, um dos temas sensíveis da AGO desse ano foi a retenção de 50% das sobras a serem destinadas aos associados para o Fundo de Contingência Covid-19. Foram 83 votos favoráveis e cinco contra.
Os delegados aprovaram a manutenção dos vencimentos dos conselhos e diretoria, sem reajustes. “Diante da pandemia, nos comprometemos a não demitir, mas também não fizemos novas contratações. Claro que vai chegar uma hora que teremos que enxugar nossas equipes, tendo em vista justamente a adesão a novas tecnologias pelos associados. É muito mais barato pagar as suas contas de casa ou no local do próprio trabalho, sem que se precise fazer deslocamentos ou deixar de lado suas atividades. O futuro será as agências sem dinheiro”.
Para Cleto, os delegados entenderam bem o momento e contribuíram muito bem com esse tipo de votação. “É claro que os dirigentes fizeram propostas observando o momento atual e bons argumentos foram apresentados”.
Durante a AGO, a diretoria se reuniu na sede administrativa do Sicoob Sul-Serrano, que funciona nos andares superiores do prédio da agência São Pedro, em Venda Nova. “Fizemos nesse espaço para aproveitar a transmissão de qualidade da internet e ficamos juntos para alinhar algumas informações. Algumas explicações foram gravadas, como a parte do cerimonial, conduzida pela diretora operacional Eliane, a do assessor jurídico do Sicoob ES, Haynner Batista Capettini, que explicou as reformas no Estatuto na extraordinária, que antecedeu a ordinária, e a do gerente de contabilidade do Sicoob ES, Wanderson Vieira da Silveira, que apresentou a prestação de contas, através do Balanço e Demonstração de Resultados. O restante foi ao vivo, como deve ser”.
Pré-assembleias
As pré-assembleias relativas à prestação de contas de 2019 começaram no dia 11 de fevereiro desse ano sendo promovidas de forma presencial até o dia 13 de março, quando foram paralisadas devido à necessidade de distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. Para retomar os trabalhos, a diretoria decidiu então promovê-las de forma online. E foi assim com os municípios de Conceição do Castelo, Cariacica (agências Ceasa, Campo Grande e Itacibá), Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante (agências São Pedro e Vila Betânea), Ibatiba e Iúna.
“As assembleias online vieram para ficar por vários motivos. O aumento constante do número de associados exigia espaços cada vez maiores e nem todos os municípios têm condições de proporcionar o local com a segurança necessária. Em Marechal Floriano chegamos a ser notificados pelo Corpo de Bombeiros, pois o ginásio não tinha licença”, relata Cleto.
Venturim ressalta que o mesmo sistema está sendo adotado para as reuniões entre os funcionários, membros da diretoria e o corpo técnico de diferentes agências. “Podemos reunir todos os funcionários de maneira virtual às 8 horas de maneira prática”.
Tensão
Este ano, como as assembleias foram feitas de forma virtual, Eliane Gomes Zandonadi, diretora operacional do Sicoob Sul-Serrano, disse que se sentiu mais nos “bastidores”, já que sua participação foi gravada, assim como algumas outras. “Estávamos na UAD, onde foi montado o nosso estúdio, com participações ao vivo do Cleto e Tânia. A tensão foi grande para que tudo desse certo, na passagem de uma pessoa para a outra, nas diversas apresentações que foram feitas e para que a conexão fosse boa o tempo todo, a fim de fazermos um evento virtual com qualidade”, ressalta Eliane.
Eliane também considerou a participação dos associados muito boa, com algumas interações pelo Chat e WhatsApp, onde as manifestações foram de apoio e elogios ao trabalho realizado e aos resultados alcançados. “Acho que o mais importante este ano foi a inovação na forma de fazer as pré-assembleias e por fim, a AGO e AGE, onde os delegados conseguiram participar ativamente, votando as matérias, utilizando com destreza aplicativos que eram estranhos para eles até então”.
A diretoria mobilizou os gerentes e alguns funcionários para orientar os delegados com antecedência sobre a forma correta de como usar o aplicativo. “Mas na hora da assembleia sempre pode causar uma tensão maior, porque tem o tempo programado para votar. Tivemos uma equipe de retaguarda que conduziu muito bem a parte técnica, provendo os recursos para que as assembleias fossem realizadas com sucesso. A mudança trouxe muitos benefícios como redução de custos, de risco para todos que tinham que viajar para participar, entre outros. São novos tempos, novas formas de fazer os eventos, que, com certeza, só irão evoluir daqui para frente”, conclui.
Tânia Uliana, diretora executiva do Sicoob Sul-Serrano, vê como muito positiva a experiência em se readequar as novas rotinas. “Realizamos as nove pré-assembleias que faltavam para completar o ciclo de prestação de contas 2020 de forma virtual, e a grande presença dos associados nos surpreendeu. Muitos interagiram através do chat elogiando a iniciativa e o novo formato. A AGO teve a participação da maioria dos delegados e as votações ocorreram de forma tranquila e segura, através do aplicativo do Sicoob, o Moob. As apresentações feitas pelo presidente Cleto Venturim e a minha apresentação, tanto nas pré-assembleias quanto na AGO, foram ao vivo, o que trouxe mais proximidade com todos os que estavam acompanhando os eventos de forma remota”.
Para Tânia, nunca mais seremos os mesmos depois de viver a pandemia do coronavírus. “Aprendemos rapidamente que é possível nos readequar a novas rotinas e processos, graças principalmente às novas tecnologias e ferramentas digitais. A maioria das pessoas agora tem acesso à internet e mais conhecimento de tecnologia. Os eventos virtuais do Sicoob comprovaram isso, com nossos associados prestigiando as reuniões através dos aplicativos, permitindo a Cooperativa fazer sua prestação de contas de forma segura e transparente, conforme sempre fez de forma presencial”, ressalta a diretora.
David Miguel da Fonseca, gerente da agência Vila Betânea, disse que houve uma grande mobilização para orientar os delegados de como votar pelo aplicativo. “Primeiro fizemos uma reunião online para ensinar a instalar o aplicativo nos celulares e como usá-lo para votar. Os que tiveram mais dificuldades ou não puderam participar, demos uma assistência pessoal”.
O gerente também compartilha da visão de que as circunstâncias do momento levam a um novo formato de prestação de contas. “A AGO foi um sucesso, por estarmos todos juntos empenhados em prestar um serviço de qualidade, sem perder a proximidade e a transparência junto à comunidade. O ambiente virtual é uma tendência para o novo normal, de um futuro que já estamos vivenciando”, conclui.