Português (Brasil)

RuralturES 2024 – Tropeirismo: passeios de mula e gastronomia durante a Feira

RuralturES 2024 – Tropeirismo: passeios de mula e gastronomia durante a Feira

Projeto do Sebrae/ES é transformar as atividades em fonte de renda para os donos de mulas e organizadores de expedições

Compartilhe este conteúdo:

Durante a solenidade de encerramento da Expedição Tropeira da 4ª Ruraltures, o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, falou da importância da atividade e de como as experiências são capazes de conectar os participantes aos elementos da natureza e a cultura dos lugares por onde passam. “O turista que faz o passeio gosta de apreciar as aves, como o jacu que foi visto em uma parte do trajeto, de ver os animais e de fazer integração com a história e com a cultura”.

Ao fazer observações sobre os encantamentos lúdicos da atividade, Rigo afirmou que é preciso transformá-la em negócio para gerar renda aos envolvidos. “Temos que enriquecer isso. Fazer com que a atividade ganhe força e motivação para ter passeios agendados. Penso que seria para uma rotina de fins de semana. Vamos construir isso juntos”.

Pedro ainda falou da necessidade de conectar o produto ao mercado de visitas dos hotéis da região. “Além de fazer a imersão na Casa Nostra, o visitante pode fazer passeios de mula. O tro-peirismo é uma atividade muito interessante e os envolvidos estão juntos à RuralturES desde 2019”.

Ivan Hussni, diretor técnico do Sebrae/SP, declarou que será o embaixador do tropeirismo no Brasil. Ele se disse apaixonado pela atividade desde que experimentou a carne na lata produzida pelo Celso Oliveira, de Conceição do Castelo. “Minha experiência aqui foi das melhores. Vamos preparar um vídeo para mostrar para o país e também para fora do Brasil. O que vocês fazem aqui é motivo de orgulho para o Espírito Santo e para o Brasil”, disse ao agradecer ao tropeiro José Nildo de Fabre, o Pelé, e ao  Marco Grillo, por não deixarem essa história morrer. “Vamos fazer disso um produto para comercializar”.

 

A Expedição

A Expedição Tropeira da 4ª RuralturES envolveu 26 tropeiros dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais e nove pessoas no apoio, entre cozinheiro, veterinário, motorista e cinegrafista, o que totalizou 35 na comitiva. A comitiva saiu de Santa Cruz, em Aracruz, no dia 30 de agosto, fez cinco paradas programadas no percurso que passou por parte de Aracruz, Fundão, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, Garrafão, Cristo Rei (Afonso Cláudio) e com chegada em Venda Nova na tarde de 5 de setembro, na abertura da RuralturES.

Para Marco Grillo, gerente de turismo da Prefeitura de Venda Nova, o tropeirismo proporciona experiências incríveis aos frequentadores do evento, pois remete às mais puras tradições do homem rural. “Revivemos tradições por meio da gastronomia, religiosidade, além de levantar mais um roteiro de tropa, ligando o local da chegada dos primeiros imigrantes à cidade que mantém vivas essas tradições”.

Na tarde da chegada, os cavaleiros perfilaram com seus animais diante da Casa Nostra para uma foto oficial e depois se acomodaram próximo ao Espaço Tropeiro, local onde a gastronomia típica tropeira ficou em evidência pelas aulas shows da Cozinha Tropeira com o chef Cleiton Melo, de Conceição do Castelo, e pelas variedades gastronômicas servidas ao público. Também teve chope artesanal, música e uma exposição das celas artesanais oriundas do município de Dores do Campos, Minas Gerais.

Além dos passeios de muares em torno do Lago Pindobas, também houve outras atividades. Na sexta-feira, dia 6, aconteceu uma miniexpedição para convidados (como jornalistas, apoiadores e visitantes de outros estados), que saíram da Cervejaria Altezza, passaram pela Pousada Bela Aurora, pela Zandonade Cafés Especiais e chegaram ao Distrito Turístico de Pindobas. Para Marco Grillo, pela emoção que causou e pela procura, certamente a expedição é um produto que será ofertado no Distrito Turístico de Pindobas.

 

 

Compartilhe este conteúdo: