Personal escolhe cidade onde cresceu para viver e atuar profissionalmente
Data de Publicação: 23 de fevereiro de 2018 11:06:00 Personal escolhe cidade onde cresceu para viver e atuar profissionalmente
![]() |
Com uma rotina de trabalho de tirar o fôlego, a personal trainer Ana Paula Codesso Silva, a Paulinha, é pura energia e ao mesmo tempo mantém seu jeito sereno de ser. Formada em educação física pela Universidade de Vila Velha em 2007 e pós-graduada em atividades físicas adaptadas à saúde pela unidade da Gama Filho em Vitória, ela já foi dona de academia em Guarapari, mas decidiu retornar às suas raízes e atuar em Venda Nova.
Paulinha, como é mais conhecida, convive diariamente com as aspirações de alunos, em sua maioria, preocupados com a boa forma e qualidade de vida. Ela, além de fazer o trabalho de personal trainer com atendimento em domicílio e nas academias da cidade, mantém grupos de treinamento no espaço do seu irmão Raphael, também professor de educação física.
Ela, assim como seus dois irmãos, passaram toda sua infância em Venda Nova. Na adolescência mudaram para Guarapari devido ao trabalho do pai Roberto Balduíno da Silva,funcionário da Caixa Econômica Federal e hoje aposentado. Na época, a família continuou mantendo relacionamento estreito com Venda Nova, pois, além das inúmeras amizades, a mãe Beth Codesso não se desfez de seu ponto lotérico na cidade.
Em 2013 Ana Paula resolveu retornar para Venda Nova, pois a mãe solicitou seus serviços na casa lotérica. Logo ela recebeu e aceitou a proposta de Breno Caliman para dar aula de ginástica localizada na academia Performance. Os clientes foram aparecendo e ela conciliou as atividades com o atendimento de alguns alunos de personal.
Corajosa, Paulinha fez várias viagens sozinha (México, Chile, Argentina, Itália e França),e se notabilizou nas redes sociais pelos registros com o pau de selfie. Mas a grande ousadia foi quando ela resolveu dar uma parada em suas atividades para uma viagem de imersão a Irlanda. Ela ficou por lá nove meses, quando aproveitou para estudar o idioma inglês, trabalhar em sua própria profissão e viajar... Ela viajou muito. Conheceu seis países.
Destas experiências com viagens solo ela aprimorou sua autoconfiança. “Não senti medo. Acho que todas as mulheres podem viajar sozinhas. É possível ter uma vida interessante, fazer coisas legais, mesmo desacompanhada”, disse a moça que fez inúmeras amizades. “Ficar em hostels é uma dica para quem quer conhecer pessoas e desfrutar de companhias temporárias.”
Quem acompanha um pouco da vida de Paulinha, seja pela convivência ou pelas redes sociais, percebe que ela passeia sutilmente por alguns prazeres da vida e afirma que aliar a prática de exercícios físicos, alimentação e diversão pode sim ser prazeroso. “Eu alio os prazeres da mesa com a boa forma, com a ajuda da minha nutricionista, que me orienta a balancear de uma forma saudável os alimentos, e com a prática de atividade física regularmente.”De acordo com ela, o segredo sempre é procurar um profissional para ajudar na rotina, tanto na parte alimentar, quanto na prática de atividade física.
Paulinha afirma que a experiência de morar fora do Brasil, em especial, trouxe para sua vida profissional um olhar e cuidado ainda mais apurados. “Lidei com pessoas de culturas diferentes e, mesmo tendo que realizar algo completamente técnico, tive que mudar o meu “estilo” de trabalho. E para a minha vida pessoal, só me reafirmou que o mundo é grande demais para ficarmos em um só lugar, e que sempre podemos mais.”
Nesta experiência, a viagem interior é inevitável, pois ao se deparar com o novo e sem 'as facilidades do cotidiano do nosso lugar', há uma entrega completa às novas experiências. Sempre observando e, em muitas oportunidades, participando ativamente em consultorias e cursos específicos em sua área de atuação, ela trouxe na bagagem a certeza (ou a confirmação) de que vale a pena investir em qualidade de vida.
Em Venda Nova
E a escolha de viver em Venda Nova? Paulinha tem muitas opções, pois é privilegiada com uma rede de amigos em Guarapari, seus pais moram e mantém uma pousada em Arraial d'Ajuda/BA e conhece inúmeros lugares, além de dominar o idioma inglês. No entanto, ela viu na qualidade e no baixo custo de vida do lugar dois fatores decisivos para se fixar na cidade.
“Morar em Venda Nova não significa ficar longe das oportunidades, pois estamos perto da capital capixaba e do aeroporto também. É muito fácil se deslocar”. Paulinha faz a observação e acrescenta a facilidade de mobilidade, pois gasta-se pouco para deslocar entre as academias e entre os atendimentos domiciliares. “Aqui tenho mais qualidade de vida”, pondera.
E o trabalho dela colabora para a qualidade de vida de muitas pessoas, como a do casal Neli e Arvelino Zorzal, que mora em Providência. Ela os atende juntos duas vezes por semana e nos dias que não tem atendimento, o casal faz exercícios sozinho, de acordo com as orientações de Paulinha. “Está sendo maravilhoso e nossa vida melhorou muito. O Arvelino nem estaria levantando da cama mais se não fossem os exercícios. Nos dias que ela não vem, eu faço os exercícios com o Arvelino imitando o que a professora faz. Também caminho com ele até a casa de minha nora e em volta da casa todos os dias na parte da manhã”, declarou Neli.
Ana Paula observa que a procura maior pelos seus serviços são por parte das mulheres, que estão mais ligadas em promover a saúde. Este é o caso de Tânia Torres, que começou a treinar com Paulinha em setembro de 2017 e está adorando. “No meu ponto de vista, o treino com personal trainer é muito importante por vários fatores, como disciplina, postura correta e, principalmente, os resultados, que começam a ficar evidentes rapidinho. Ainda conto com a flexibilidade de horários, que devido à minha rotina, precisam ser alterados e Paulinha sempre me atende. Muita expectativa na nossa parceria para 2018, cujo objetivo é cumprir as metas que traçamos juntas.”
![]() |
Ela também atende Kássia Salazar, que está no sétimo mês de gestação e começou a rotina de exercícios no terceiro mês. “Quando descobri minha gravidez percebi que precisaria de muito apoio para ter um período saudável para me manter trabalhando com disposição e ainda fazer uma preparação para o meu parto, que almejo que seja humanizado.”
Kássia iniciou os exercícios por orientação médica e está sem dores ou inchaço. “Agora é a reta final e estou grudada com Paulinha e já na expectativa de não parar os exercícios, com sua orientação cuidadosa e carinhosa, depois que ganhar meu bebê. Nem que a gente leve o neném, a musculação com a orientação dela faz e continuará fazendo parte da minha rotina..Também tem o caso da jovem Daniela Bissoli Uliana, que procurou a personal para ter estímulo para treinar. Ela diz que sempre teve pouca disposição em praticar atividades físicas. “Com a ajuda, atenção e motivação dela fica mais fácil. Praticando atividades físicas com o acompanhando dela eu me sinto mais segura, pois posso gerar lesões no meu corpo fazendo exercícios de forma errada. Gosto muito da disponibilidade que ela me oferece também. Não são todos os dias que eu posso ir às aulas no mesmo horário específico, e então ela sempre dá um jeitinho de me atender. Além de tudo isso a Ana Paula é uma pessoa super alto astral, te acompanha, te anima e está ali do seu lado para te orientar na hora da atividade física.”