Português (Brasil)

O reconhecimento dos benefícios em usar os aplicativos

O reconhecimento dos benefícios em usar os aplicativos

É preciso conquistar os jovens para manter o legado do cooperativismo de crédito

Compartilhe este conteúdo:

“Por que eu perdi tanto tempo?” Esta frase é recorrente entre os associados resistentes ao uso dos aplicativos ao passar a dominar o uso da tecnologia no seu dia a dia. A observação é da Gerente de Relacionamento do Sicoob Sul-Serrano Débora Paste Ferreira, que atende na agência de Vila Betânea.

E essa perda de tempo, que se refere à comodidade de fazer operações na palma da mão, e dos minutos na fila do caixa, que somados ao deslocamento, pode ter significado horas do dia produtivo ou até mesmo de descanso.

Para Débora, a adoção crescente do uso de aplicativos garante aos funcionários e aos usuários um tempo livre para resolver outras questões de interesse do cooperado. “Às vezes, o funcionário da empresa fica na fila para pagamento de boletos, convênios por exemplo... sendo que é possível fazer na própria empresa. Nossa equipe vinha incentivando a utilização dos canais, mas com o início da pandemia fizemos uma força tarefa para liberação de aparelhos de celular, computadores e atendimento para tirar dúvidas dos cooperados. Nós fomos mostrando que era possível”.

Por medida de segurança, o App Sicoob e Sicoobnet empresarial necessitam de liberação prévia dos celulares/computadores. O aplicativo tem o passo a passo para o autoatendimento, temos a assistente virtual “Alice” para dar suporte aos associados dentro do próprio App.

Para as empresas, as vantagens também estão na possibilidade de depósitos de cheques (basta fotografar) e a antecipação de boletos. “Não é preciso mais ir até as agências e sentar na mesa para fazer isso”, disse sobre o comportamento que não tem mais retorno. “Depois que o associado constrói essa independência, ele não quer mais retornar ao antigo modelo. Ele quer tratar de outros temas e de outros benefícios que possam ter”.

Como é de se esperar, os mais jovens demonstram muita facilidade em aderir ao uso de aplicativos. Já as pessoas acima dos 60, com exceções, apresentaram mais dificuldade, de acordo com observação da gerente. “Mas nada que alguns minutos de atenção não resolvam. Temos por exemplo, uma associada, que depois de compreender o funcionamento, disse que não entendia por que ela resistiu e perdeu tanto tempo, pois não era tão complicado usar o aplicativo”.

Mesmo com esse tipo de retorno ainda tem associado que não demonstra disposição para o novo, mas representa a minoria. A pessoa mais velha a vencer a barreira, que os funcionários têm registro, trata-se de um senhor de 83 anos. Ele usa o App Sicoob para acompanhamento de sua conta corrente.

Nessa faixa de idade estão os associados que tiveram mais dificuldade em não ir presencialmente na agência devido ao afastamento social imposto pela crise sanitária. “Foi preciso ter muito jeito para lidar com eles, para não pôr a vida deles em risco. A maioria tem com os funcionários das agências uma relação de afeto. A gente também tem muito carinho por eles, por isso, estamos sendo zelosos”, relata Débora.

Débora fala das vantagens do MOOB, por exemplo, que é muito mais do que uma plataforma para reuniões e assembleias. “Tem o ícone de classificados, onde os associados do Brasil inteiro anunciam bens e serviços”, explica enquanto exibe a oferta de carros, imóveis, bolsas, roupas e uma infinidade de outros produtos.

O App Sicoob permite o acompanhamento e execução de várias funções do dia a dia. “Pode-se fazer transferência bancárias, pagamentos, aplicações, gerar cartão virtual para compras, contratação de seguros, consórcios, contratação de crédito digital para capital de giro, financiamento de veículos, com facilidade e praticidade. São muitas as possibilidades”.

Já o Sicoob Empresarial somente é instalado no computador. Nesse aplicativo, o usuário pode fazer praticamente todas as transações da empresa.

Temos o Coopera que é uma espécie de shopping, onde loja conhecidas (e cadastradas) vendem seus produtos. “Os pontos acumulados pelo uso do cartão de crédito podem pagar totalmente ou parcialmente por estes produtos”.

O Sicoob tem ainda o cartão VOOZ- sem anuidade, destinado principalmente ao público jovem, com a proposta de fazer a voz do Cooperativismo ecoar ainda mais forte.

“Precisamos conquistar cada vez mais os jovens, pois será essa faixa etária que manterá nosso legado. Eles têm no Sicoob tudo que necessitam e não precisam migrar para outros sistemas”, finaliza a gerente.

Compartilhe este conteúdo: