O Café no Turismo de Experiência - UM OLHAR FEMININO e sustentabilidade na cafeicultura em Vila Pontões
![]() |
Josane de Souza Lima Bissoli mostra ao turista como a produção do café de qualidade ganhou pontos com o olhar sensível das mulheres. Quem visitar a propriedade da família, em Pontões, Afonso Cláudio, vai conhecer o modo de produção apresentado em todos os seus detalhes por uma mulher comunicativa, simpática e consciente do papel feminino na produção dessa riqueza e da necessidade de preservação do meio ambiente.
A propriedade, com altitude que varia de 750 até 900 metros, mantém uma área de APP, com nascentes e um córrego que a atravessa com as margens protegidas. “É uma propriedade sustentável. Respeitamos o meio ambiente, porque vivemos dele”.
Ela salienta que as mulheres fazem todo esse trabalho e muitas vezes são vistas somente como ajudante do marido. “Elas estão fazendo e entendo muito a razão de cada passo dado em cada etapa na produção desses cafés diferenciados”, afirma Josane. Ela que faz parte desse time que tem um olhar minucioso ao escolher os melhores grãos para formar micro lotes dos chamados exóticos.
“Dentro dessa proposta de turismo de experiência, explico e demonstro para o visitante como é o caminho que percorremos para produzir os melhores grãos”, diz a produtora que resolveu trabalhar a marca da família depois de anos de experiência e de conquistas.
Com o casamento com Gelson Bissoli, Josiane entrou para família um ano depois que o sogro começou o processo de produzir com qualidade. Ainda era tudo muito novo. Em 1999 eles conseguiram produzir um café que ela classifica como muito bom, mas sem destaque no cenário, pois a família não separou um lote com os especiais. O reconhecimento veio em 2001 com a premiação do lote inscrito com o nome de Gelson e de seu pai Guarino Bissoli, no concurso nacional na Associação Brasileira de Café Especiais- ABSCA.
Depois do falecimento de Guarino, o casal continuou se dedicando e Josane resolveu trabalhar a marca fazendo valer todo o seu conhecimento de causa, pois sempre fez parte do trabalho dos tratos culturais e no processo de pós-colheita. A marca Bissoli (em grãos e moído) é a cereja descascado. Mais recente, eles produzem a cereja natural, que é um café de micro lote e secado em terreiros suspensos, que gera uma bebida frutada e com muito corpo e sabor, muito procurado pelas cafeterias. É o Café da Josane, em homenagem a ela que, com sua experiência e sensibilidade, inspira outras mulheres.
Josane, que também faz torra e degustação caminha para ser oficialmente uma degustadora. Ela e outras da comunidade- que cuidam do terreiro, fazem a separação dos lotes e são responsáveis por inúmeras tarefas- formaram uma associação para se capacitar e buscar informação. “Estamos numa busca constante de conhecimento e de reconhecimento”.