O Café no Turismo de Experiência - CAFÉ e SUSTENTABILIDADE no Sítio Floresta
![]() |
Ao chegar no Sítio Floresta, no Vale do Caxixe (Castelo), que possui 40% de sua área de mata atlântica totalmente preservada, o turista poderá acompanhar o processo produtivo conforme a fase do ano: plantio (e os tratos culturais), florada, colheita ou pós-colheita. A visita permitirá que ele entenda que em todas as fases é possível o desenvolvimento de agricultura de qualidade com respeito e preservação do meio ambiente.
Quem explica a experiência oferecida ao visitante são os sócios da Áurea Cafés, Jaqueline e Eduardo, o Duda. “A experiência oferece aos visitantes a possibilidade de vivenciarem os bastidores de todo processo produtivo de café no Sítio Floresta, que é reconhecido na produção de cafés de qualidade. Inicialmente serão recebidos com um café servido com produtos locais e depois conduzidos até as lavouras para conhecer e participar do processo produtivo da época. O contato direto com a lavoura permitirá que o turista entenda a importância do manuseio correto para garantir excelência no resultado final: os grãos de qualidade”.
Um plantio agroflorestal está entre os diferenciais da propriedade que promete encantar os visitantes. Uma lavoura teste cresce em meio a mata, sem qualquer tipo de agrotóxico e com o mínimo de intervenção humana. Nela o turista poderá apreciar o experimento respirando ar puro e apreciando a vista do Vale do Caxixe.
De volta à sede, os visitantes poderão acompanhar todas as fases do processo pós-colheita: via úmida, secagem, classificação, seleção dos grãos e por fim, serão levados para a torrefação, onde além de acompanhar as torras, participarão de prova de cupping, com a prova de colher. Através dela que é possível a reconhecer os atributos e defeitos dos diferentes tipos de grãos colhidos e apresentados no produto final, após beneficiamento, fator decisivo para a destinação dos cafés.
Após o cupping, o visitante poderá experimentar os cafés da Linha Monte Castelo extraídos em diferentes métodos, além de receber dicas valiosas para que tenham sucesso na hora de escolher os grãos para compra e para seu preparo.
Cada técnica, tanto de torra como de extração, ressalta determinada característica, produzindo bebidas com sabores incrivelmente diferentes a partir do mesmo grão.