Lives da Emporium das Orquídeas 262 vendem plantas para qualquer parte do Brasil
Orquidário produz variedades de espécies e se mantém ativo no mercado nacional com vendas online quatro vezes por semana
![]() |
Todas as tardes de sábado e manhãs de domingo a equipe da Emporium das Orquídeas 262, de Venda Nova, está no ar no Facebook para vender orquídeas. Às quartas e quintas-feiras, as lives são no Instagram, a partir das 18 horas. O orquidário, localizado em Viçosinha (mais precisamente na Rodovia ES 473, Km 4,5), no distrito de São João de Viçosa, se vale da tecnologia para se comunicar com os clientes de qualquer parte do Brasil.
Para entregar as plantas arrematadas, o Orquidário conta com serviço de entrega em Venda Nova e em algumas cidades da região e envia para os compradores mais distantes via transportadora. A audiência nos canais varia de 150 a 600 pessoas e é formada por apaixonados, que as cultivam por lazer ou são colecionadores com alta disposição em fazer investimento.
“Muitas pessoas encontraram no cultivo de orquídeas uma forma de terapia. Com o estresse potencializado pelo afastamento social exigido pela crise sanitária da pandemia, mais pessoas estão precisando de uma válvula de escape, o que aumentou a procura pelas plantas”, afirma Mônica Costa, proprietária do Orquidário. E ela acrescenta, “as orquídeas, além de lindas e super decorativas, ainda trazem um bônus extra: elas atraem beija-flores, borboletas e abelhas, criando um verdadeiro espetáculo da natureza no quintal de casa”.
A maioria das plantas comercializadas é cultivada no orquidário, que conta com 5.200 metros quadrados de estufa. Quem visitar o espaço vai se deparar com plantas em diferentes fases, sendo que as que mais chamam a atenção são as que estão em floração. As cores tomam conta do ambiente.
Variedades
![]() |
Em suas estufas, o Orquidário cultiva várias espécies de cattleyas, como as amethystoglossas, walkerianas, shillerianas, sophronitis, dentre outras com nomes difíceis para os leigos.
Além do grande número de variedade, comercializada em várias fases do cultivo, o Orquidário fornece tudo para o cultivo: adubos, cachepôs e substrato produzido por eles mesmos.
Com plantas e todos os materiais de suporte para o cultivo, o orquidário está há dez anos funcionando com a atual marca. E para as lives, Mônica conta com sua equipe experiente, que entende bastante de orquídea.
“Conto com a Farana Mariano e o Edu Ribeiro na apresentação das lives e com Daniele Amaro, como vendedora auxiliar. São pessoas que trabalham no orquidário e entendem do que estão fazendo. A experiência é um fator muito importante para quem se habilita a vender orquídea, que é um produto incomum e exigente. É diferente”, explica Mônica.
O público, formado em sua maioria por leigos, se liga muito na beleza da flor, embora tenha entre ele os estudiosos, que sabem bastante. “Por isso é importante contar com uma equipe que entende, seja para orientar o leigo ou para conseguir se comunicar bem com quem entende”.
Lives com dicas
![]() |
Não só de live de vendas vive a comunicação do Orquidário. Seus profissionais promovem vídeos com dicas de como cultivar e planar orquídeas.
Nas dicas de rega, por exemplo, Mônica diz que as orquídeas sofrem mais com o excesso do que com a falta da água, por isso, na dúvida, a recomendação é: não regue. “A principal maneira de você saber se a sua orquídea precisa de água é tocando o substrato e sentindo se ele está seco ou úmido. Normalmente, as orquídeas devem ser regadas de duas a três vezes por semana e um pouco mais nos dias mais quentes do ano”, adianta.
As orquídeas precisam de luz natural para se manterem bonitas e saudáveis, mas isso não quer dizer exposição direta ao sol. De acordo com Mônica, o ideal é que elas sejam colocadas em um local fresco, arejado e com bastante luz indireta, assim como ficam na natureza, sempre à sombra de uma árvore.
Dicas de adubação, tipo de vaso e hora de mudar de vaso, estão entre as informações preciosas que o Orquidário disponibiliza para quem os acompanha nas redes sociais. Têm ainda dicas de como combater as pragas mais comuns, como os pulgões e as cochonilhas.