Laboratório Diagcenter reafirma parceria com o Hospital Pe. Máximo
No dia 2 de agosto, o Laboratório faz 31 anos de uma parceria que começou antes, mesmo quando não tinha essa marca
![]() |
Uma parceria profissional de longos anos e de prestação de muitos serviços ao Hospital Padre Máximo. “Trata-se de uma relação de prestação de serviços onde o Hospital tem o Laboratório disponível 24 horas e 365 dias por ano”, explica Francisco Carlos Foletto, bioquímico. O Diagcenter é inquilina da unidade hospitalar e faz parte da sua história de evolução.
Os plantões são divididos entre bioquímicos, biomédicos e biólogos dentre outros profissionais técnicos de laboratório contratados. “O Laboratório evoluiu e investiu à medida que novas tecnologias foram disponibilizadas para o segmento e também de acordo com a evolução e necessidade do próprio Hospital. Investimos em tecnologia, na contratação de profissionais graduados e no treinamento de nossa equipe. Hoje a equipe técnica é formada por profissionais de biomedicina, bioquímicos e biólogos”, explica Foletto.
Além do preparo do profissional, a excelência do Diagcenter também depende de todo um controle de qualidade que é ditado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas - SBAC, à qual o laboratório é filiado. Reagentes importados ou nacionais, insumos, aquisição e manutenção de equipamentos, tudo é feito de acordo com as normas da SBAC. “Tudo influi no resultado e é fundamental dar segurança nos resultados do exame para os clientes e para o Hospital, que demanda resultados urgentes e precisos e para os profissionais médicos, para o sucesso no tratamento dos pacientes”.
O crescimento do Diagcenter se acelerou quando o Hospital passou a ter UTI, que demandou novos tipos de exames, qualidade e rapidez nas respostas. “Precisamos fazer novos investimentos principalmente no setor de microbiologia, e nesse momento em especial, a qualificação da equipe falou alto. Nos exames de hemocultura, por exemplo, o resultado do tipo de bactéria pode demorar obrigatoriamente vários dias de incubação. Mas a interlocução com os médicos é frequente, diária, de acordo com a necessidade, o que pode alterar as condutas antimicrobianas, melhorando esta abordagem ao paciente. A conduta muitas vezes traz economia ao hospital com o não uso de antibióticos desnecessários, porque enquanto os médicos não sabem o resultado, utilizam um ou mais antibióticos de amplo espectro”.
Essa comunicação ininterrupta entre o Laboratório e o Hospital acelera o tratamento, fazendo bem ao paciente ao evitar diminuir sua resistência à medicação, e gera economia. “Os medicamentos são caríssimos”, pontua Foletto.
O Diagcenter é o primeiro prestador de serviço, dentre os atuais, e sempre se inseriu no conceito do Hospital em promover qualidade. “Nas várias diretorias que passaram por aqui, conseguimos avançar juntos, servindo às novas demandas e exigências”, reforça.
Ambulatório
Com a inovação do serviço de ambulatório, que fica no mesmo prédio onde está locado o Laboratório, o Diagcenter alinhou seu atendimento às novas propostas do Hospital. “Sempre participamos das decisões, ajudando na medida do possível. Acredito que o Hospital Padre Máximo vai evoluir como referência em muitas especialidades e serviços e nós estamos participando e colaborando”.
Dentro da mais atual parceria, o Laboratório vai entregar para os médicos do ambulatório os resultados dos exames de seus pacientes no mesmo dia. “O paciente vai fazer a consulta, sair do consultório com os pedidos de exames e passar no laboratório, que fará a coleta e entregará os resultados direto ao médico. Assim, a pessoa tem acesso no mesmo dia ao diagnóstico”.
Esse programa de concentrar todo atendimento em um dia vai facilitar a vida das pessoas, principalmente das que vêm de outras localidades. “Será possível fazer um check up em um dia, sem precisar se ausentar do trabalho em diferentes momentos, e, dependendo do resultado a pessoa pode marcar um procedimento no Hospital ou mesmo ser internada no final do dia, se for o caso, sempre de acordo com o critério médico”.
Ao criar pacotes específicos para mulheres e homens abaixo e acima de 50 anos, incluindo todos os serviços a um valor interessante, o Hospital vai viabilizar os cuidados preventivos com a saúde de muitas pessoas. E os serviços do Laboratório estarão incluídos nesses pacotes. “Há uma coesão entre o Hospital, o ambulatório, o Laboratório e todos os prestadores de serviços envolvidos. E nós, do Diagcenter, fazemos parte desse momento, como fizemos de toda trajetória do HPM”.