FAMÍLIA VENTURIM é terceiro lugar no Coffee of The Year
![]() |
No último dia 12 de novembro foram divulgados os vencedores de um dos principais concursos de café do País, o Coffee of The Year 2021. A boa surpresa para Venda Nova e região foi o anúncio - feito no último dia da Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte/MG- da classificação em terceiro lugar do café da família Venturim, que foi inscrita com o nome de Ronaldo Pansini (esposo de Neusa Venturim), com amostra da propriedade de Conceição do Castelo.
Nesta edição, o vencedor da modalidade arábica é de Patos de Minas (MG): o produtor Elmiro Alves do Nascimento, da Fazenda Santiago. Em segundo lugar ficou o campeão de 2020, Thiago Dias Douro, do Sítio Denizar, de Marechal Floriano (ES).
Este ano, o prêmio recebeu 400 amostras de diferentes regiões produtoras, divididas em quatro categorias: arábica, canéfora, fermentação induzida arábica e fermentação induzida canéfora.
Além da nota composta por provadores Q-Graders e R-Graders de HUBs localizados nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rondônia, Rio de Janeiro, Curitiba, Bahia e Paraná, o público presente na feira pôde degustar as amostras às cegas e votar em suas favoritas.
Família Venturim
Na edição de 2019, a família ficou classificada entre os dez melhores e comemorou muito o resultado. Ronaldo, que além de cuidar da gestão das lavouras é também o mestre de torra dos Cafés Venturim, volta a afirmar que estas conquistas são resultado de um trabalho em equipe que tem dado muito certo por causa do esforço e dedicação de todos para sempre oferecer um café de qualidade para os seus clientes.
Com tradição na produção de café, a família Venturim se dedicava desde 2014 na busca de conhecimentos para adotar práticas para melhorar o pós-colheita e, consequente, a pontuação de seus grãos. Ronaldo passou a participar de cursos, palestras e buscar inovações tecnológicas.
Desde que começou a se destacar em concursos, a família faz questão de salientar a dedicação de toda equipe (desde a lavoura até o atendimento no restaurante e ponto de venda anexo ao Posto Venturim, no distrito de São João de Viçosa, em Venda Nova), assim como reverenciar toda a trajetória em busca de excelência. “Começamos com a construção do terreiro suspenso, organização da coleta seletiva e manejo adequado para preservar os grãos quando ainda estão na planta”, descreve Ronaldo.
No complexo comercial do Grupo Venturim (onde funciona um posto de combustível, um restaurante, uma lanchonete, uma fábrica de massas e uma pequena torrefação), os funcionários se encantaram com o projeto desde o início e, sempre que podem, participam da torrefação. Diante desse interesse, Ronaldo promoveu treinamento com a equipe, que está pronta para atender os visitantes.
Coffee of The Year Brasil
Criado em 2012, o Coffee of The Year é promovido com objetivo de reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, e, desta forma, incentivar o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.
O concurso conta com duas fases. Na primeira, recebe as amostras de produtores de todo o Brasil que são torradas e provadas por profissionais Q-Graders e R-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute). Já na segunda fase, as melhores amostras participam da Semana Internacional do Café e são provadas por compradores.
As 21 melhores amostras classificadas vão para a final do concurso (10 amostras de arábica, 5 de canéfora, 3 de fermentação induzida arábica e 3 de fermentação induzida canéfora). A revelação e premiação da amostra mais pontuada e votada acontece durante a Semana Internacional do Café em cerimônia de premiação.