Especial HPM – Hospital é referência em ortopedia e traumatologia na região
Com a chegada de profissionais atuando com exclusividade, o Hospital Padre Máximo se tornou referência regional em ortopedia. O médico ortopedista Lucas Almeida Campagnaro se integrou ao Hospital em 2018, quando junto ao também médico ortopedista Eduardo da Costa Galvani iniciou a coordenação do serviço de ortopedia do HPM.
Em 2012 o ortopedista Kinaen Alexim Júnior se integrou à equipe e, em 2022, o ortopedista José Guilherme Nóia Gonçalves completou o quarteto que atende no HPM. O desempenho dos profissionais tem refletido no aumento de procedimentos cirúrgicos de pequena, média e alta complexidade.
Com a estrutura modernizada e a agregação de profissionais experientes e dedicados, a equipe tem feito de tratamentos básicos (como atendimento ambulatorial, pequenos procedimentos, imobilização gessada de fraturas e pequenas cirurgias) até cirurgias de alta complexidade e grande porte. Em 2019, por exemplo, Lucas e Eduardo fizeram a primeira artroplastia total de quadril em Venda Nova. Nesta cirurgia, a articulação do quadril é totalmente substituída por uma prótese.
As melhorias no Centro Cirúrgico, com novas e modernizadas salas de cirurgia, têm dado suporte necessário para o incremento do serviço que os ortopedistas precisam para prosseguir nos trabalhos, bem como continuar a assumir casos de alta complexidade. Os procedimentos têm possibilitado a reabilitação dos pacientes, que recuperam sua qualidade de vida.
Com a ampliação do serviço de ortopedia, o HPM oferece atendimentos ambulatoriais particulares, planos de saúde e pelo SUS. Além disto, o HPM se tornou referência para os municípios de Venda Nova, Ibatiba, Brejetuba, Conceição do Castelo, Afonso Cláudio e Marechal Floriano em cirurgias ortopédicas de pequena e média complexidade via regulação estadual.
Para os profissionais, o HPM ter se tornando referência regional em ortopedia é importante para a unidade e também para Venda Nova, pois proporciona visibilidade a todo município ao consolidar o HPM como uma referência em saúde na Região Sul-Serrana Capixaba.
Os profissionais realizam atendimentos em todas as áreas da ortopedia para adultos e crianças, com os mais diversos procedimentos cirúrgicos e ambulatoriais. Os profissionais atendem no ambulatório do HPM a particulares e plano de saúde.
![]() |
Lucas Almeida Campagnaro
Coordenador do serviço de ortopedia do HPM. Formado em medicina pela Emescam em 2013, fez ortopedia e traumatologia pelo Hospital Santa Marcelina em São Paulo com título pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. É especialista em cirurgia de joelho com título pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho, pós- graduado em medicina esportiva e graduando em nutrologia pela USP.
Ainda, sendo sub-especialista em cirurgia de joelho, consegue dar um atendimento mais especializado em doenças que acometem o joelho e faz procedimentos de alta complexidade como prótese de joelho e cirurgias, sendo que ambas, já realizadas no hospital padre Máximo
Kinaen Alexim Júnior
Graduação em medicina na Faculdade de Medicina de Campos dos Goytacazes/RJ em 2011, fez residência médica em ortopedia e traumatologia na Santa Casa do Rio de Janeiro (2013-2015) e pós-graduação em cirurgia do joelho em 2016.
Faz atendimentos de trauma ortopédicos, artrose, artrite e infiltração articular para controle do quadro álgico. Cuida de patologias associadas ao trauma e quadro de dores articulares.
Eduardo da Costa Galvani
Formado em medicina pela Universidade de Vila Velha (UVV), fez residência médica em ortopedia e traumatologia no Hospital Estadual Jaime Santos Neves, na Serra. Fez especialização me nutrologia esportiva pela Associação Brasileira de Nutrologia- Abran.
Em 2018 passou a atuar em Venda Nova e também escolheu o município para viver pelas características que considera proporcionar qualidade de vida: clima, cultura e organização. Fatores como localização geográfica e familiares residindo na cidade também foram decisivos em sua escolha.
José Guilherme S. Nóia Gonçalves
Formado em medicina pela Unincor (Belo Horizonte), fez residência médica em ortopedia e traumatologia no Hospital Municipal Miguel Couto, Rio de Janeiro. Fez especialização em medicina do exercício e do esporte pela Universidade Iguaçu (UNIG). Atuando desde de 2015 em Ibatiba e desde 2022 no Hospital Padre Máximo, em Venda Nova.