Ela vai brilhar no Japão
Luiza Guisso Fiorese integra a Seleção Brasileira de Vôlei Sentada
![]() |
Se tudo ocorreu conforme o cronograma, a vendanovense Luiza Guisso Fiorese já está em São Paulo, se preparando para voar para o Japão onde vai participar da Paraolimpíada de Tóquio, que começa no próximo dia 24 de agosto. Ela está representando o Brasil no vôlei sentado, modalidade que a permitiu retornar para o esporte depois de vencer um câncer no osso da perna esquerda.
Dona de uma história linda, a atleta vendanovense teve sua participação anunciada no último dia 6 de julho pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Luiza tem 24 anos e vem treinando a modalidade em Goiânia, capital onde o treinador da seleção atua.
A estudante de jornalismo fazia faculdade em Belo Horizonte quando foi convidada para treinar na seleção, vislumbrando uma vaga entre as 12 atletas que iriam para Tóquio. Como seu sonho sempre esteve ligado ao esporte, ela trancou a faculdade e mudou-se para Goiânia, onde mora atualmente.
Luiza diz que passou a se sentir completa de novo quando retornou ao esporte através do vôlei sentado. Ela, que se diz muito feliz com a forma como tudo aconteceu. “Tenho orgulho da minha história. Ando de short, não tenho vergonha de mostrar minha perna e minhas cicatrizes. Consigo enxergar toda minha história através disso”.
Histórico
Ainda estudante na Escola Municipal de Pindobas, ela já tinha contato com o esporte. Aos 11 anos começou a treinar handebol na Fundação Deolindo Perim, dando início a vida esportiva com treinos mais intensos. Seu sonho em fazer carreira no handebol- e já fazia a transição entre o amador e o profissional- foi interrompido aos 15 anos, em 2013, quando descobriu um câncer no osso da perna esquerda.
Além de todas as terapias, teve que implantar uma prótese no lugar de parte do fêmur, da articulação do joelho e de um pedaço da tíbia. Ela venceu a luta contra o câncer e carrega na perna as marcas das cinco cirurgias que precisou se submeter.
Com seus 1,77m, Luiza se viu diante de uma situação que a obrigara a desistir de sua sonhada carreira de atleta. Enquanto isso, ficou famosa nas redes sociais, foi capa da primeira edição da Revista Folha Nova dedicada ao tema saúde (há oito anos) e eleita Rainha da Festa da Polenta no ano de 2016.
Voo
Do dia 18 até o dia 25 de julho, a atleta participou da fase de treinamento com a seleção e depois foi para São Paulo, onde fica do dia 1º a 8, para então viajar para o Japão. Ela irá para Hamamatsu, cidade japonesa base de aclimatação e para seguir os protocolos de segurança para covid-19. Depois de 15 dias, Luiza irá para a Vila Olímpica em Tóquio.
Em julho, ela passou uns dias em sua casa, em Venda Nova. Luiza comemorou seu aniversário com a sua família e recebeu homenagens na Câmara Municipal. Ela disse que pretende retornar só com a medalha no peito. Estamos torcendo, Luiza!