Português (Brasil)

DCN Energia Solar executa grandes projetos na região

DCN Energia Solar executa grandes projetos na região

Data de Publicação: 20 de dezembro de 2019 09:03:00 Com os painéis a serem instalados, o Hospital Padre Máximo, em Venda Nova, será a mais recente instituição a adotar energia limpa e economicamente viável

Compartilhe este conteúdo:
 
 

Mais um projeto em fase inicial de execução veio para comprovar que a energia limpa proposta pela DCN está cada vez mais conquistando donos de empresas e dirigentes de instituições. Os    painéis de energia solar a serem instalados no Hospital Padre Máximo- HPM, de Venda Nova, já chegaram e em breve entrarão em fase de instalação. A previsão é que estejam funcionando no início de 2020 quando vai gerar uma grande economia para a unidade.

A diretoria do HPM se juntou aos que estão fazendo os cálculos e aderindo à tecnologia que já é uma das mais importantes fontes de energia renovável em termos de capacidade instalada em todo o mundo. Mais de 100 países utilizam energia solar fotovoltaica, mesmo os países menos ensolarados, como a Alemanha.

Os painéis adquiridos para o HPM são graças a uma campanha promovida pelo Sicoob Sul-Serrano em toda comunidade regional. Esses recursos vão cobrir também toda reestruturação do telhado e despesas de instalação. Trata-se da primeira etapa do projeto, cujo kit foi dimensionado com base na capacidade de transformação instalada no HPM. Com o sucesso da campanha, o projeto pode ser ampliado assim como a capacidade do transformador.

Para Cleto Venturim, presidente do Conselho Administrativo do Hospital e do Sicoob Sul-Serrano, o uso de energia limpa e renovável, com apelo ambiental grande,  é o desejo da maioria das pessoas.

Quando a diretoria viu na instalação da usina uma possibilidade de o Hospital gerar energia limpa e ainda diminuir o custeio, se reuniu com o conselho em busca de aprovação. Com o sinal verde, há cerca de seis meses foi deflagrado o processo com tomadas de preços e definição do vencedor, seguido de avaliação do estado do telhado onde seriam instaladas as placas.

De acordo com Eduardo Luiz, representante da DCN, antes da tomada de preço (concorrência) o HPM contratou suporte técnico para fazer o cálculo e avaliar a capacidade do telhado para dar suporte ao peso da usina. Baseada nos estudos técnicos, a diretoria decidiu trocar, erguer as paredes e 'criar o segundo pavimento' da ala Padre Cleto Caliman e colocar uma estrutura nova de telhado.

A estrutura do Hospital está par-cialmente pronta para receber as placas, que começaram a chegar em Venda Nova no início do mês de dezembro. “Conseguimos uma condição comercial boa devido à causa do Hospital. Sabemos da luta da comunidade para mantê-lo”, disse Eduardo.

 A campanha

 

Cleto Venturim, presidente do Hospital Padre Máximo, com Eduardo,  representante DCN (27) 99511-7468

A campanha foi encabeçada pelas equipes das agências do Sicoob de Venda Nova, Brejetuba, Conceição do Castelo, Pedra Azul, Piaçu e Ibatiba. O objetivo do movimento, segundo Venturim “foi proporcionar ao Hospital ter a possibilidade, ou seja ter uma usina fotovoltaica de geração de energia limpa e renovável, é um presente de valor inestimável. Ao aderir  à campanha, adquirindo   simbolicamente uma placa,  a pessoa (física ou jurídica) se tornou 'Parceiro Luz do Hospital Padre Máximo'”.

Para Venturim, essa campanha além de colocar o Hospital entre as entidades que estão contribuindo com o meio ambiente, proporcionará economia financeira estimada em R$ 300.000 anuais. “Podemos dizer que o hospital não foi o protagonista deste trabalho e sim as equipes das agências do Sicoob. Aproveito para  agradecer a grandeza de todos funcionários do Sicoob envolvidos e também a todos que aderiram à campanha e os que ainda o farão”, declarou, ressaltando que ainda se fazem necessárias novas adesões.

Para iniciar o projeto, o Conselho de Administração do HPM, em reunião ordinária, autorizou o início do processo de implantação, pois tudo será feito em nome do hospital.  Para chegar a escolha da empresa responsável pela implantação da usina, foram feitas várias cotações entre as empresas capacitadas e que se dispuseram a apresentar orçamento. Quatro empresas participaram e a  DCN apresentou o menor preço.

De acordo com Venturim, também foi observada a experiência da empresa em montagem de usinas semelhantes. “Além do menor preço, a DCN tem várias usinas implantadas no município de Venda Nova e região”.

Energia solar fotovoltaica é alternativa limpa

 

Uma das alternativas para diminuir o gasto com energia elétrica é investir em energia solar fotovoltaica, que são painéis solares fotovoltaicos produzidos para captar e transformar a irradiação do sol em energia elétrica. A energia solar está entre as opções de energia limpa disponíveis para edificações já consolidadas e pode atender a projetos novos.

O representante comercial da DCN Energia Solar, Eduardo Luiz dos Santos, diz que as vantagens, depois de conhecidas, têm trazido clientes para o setor. “São empresários que querem economizar na conta de luz no final do mês. Mas o investimento, em menor escala, também cabe em residências e em condomínios. Lembrando que mesmo em dias nublados há produção de energia. Essa produção aumenta quando o dia está ensolarado”.

Segundo Eduardo Luiz, a adoção da tecnologia tem ganhado espaço devido aos avanços tecnológicos e a mudança de pensamento em relação ao uso de energias renováveis. “Os custos dos painéis solares têm sido reduzidos devido ao aumento do investimento   feito pelas empresas”, comentou Eduardo Luiz.

“As células que compõem esse modelo de painel solar são constituídas com silício cristalino que é um semicondutor. Quando a luz solar incide sobre a célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor entram em movimento, com isso gerando corrente elétrica”, explica o engenheiro eletricista e sócio proprietário da DCN energia Solar, César Lanna.

Cleiton Júnior Catrinque, sócio proprietário da DCN, afirma que a tecnologia pode ser instalada em qualquer tipo de telhado. No entanto, antes da instalação, a empresa faz uma visita técnica para verificar a parte estrutural e determina qual a localização melhor para as placas fotovoltaicas para melhor aproveitamento da incidência solar.

De acordo com os sócios da DCN e o representante Eduardo Luiz, os interessados em adquirir um sistema fotovoltaico devem tomar alguns cuidados na escolha da empresa instaladora. Optar por uma que já tenha um histórico nesse mercado de energia solar é um bom começo. É importante observar se os produtos oferecidos são certificados e se têm selo de eficiência energética.

Energia solar não é só instalar placas. Existem muitas variáveis que influenciam diretamente os resultados finais de um sistema fotovoltaico.

Outras usinas

A DCN contabiliza 16 usinas fotovoltaicas na Região Serrana e inúmeras instalações no restante do Estado do Espírito Santo instaladas e em funcionamento. A usina do Hospital Padre Máximo é a terceira maior, ficando atrás  da indústria da Lekker, em Afonso Cláudio, com 1.334 painéis, e da Dinâmica Distribuidora de Alimentos, em Cariacica, com 1.104 painéis.

Venda Nova:  Vendap, Hotel Solar do Imigrante, Hotel Canal, Canaltur, Ivan Casa de Carnes, Zeferino Falqueto, Hospital Padre Máximo, Supermercado Pontual (São João), Supermercado Pizzol (São João)  e Supermercados Mieis (Caxixe)

Fazenda do Estado/D. Martins: Posto Dois Irmãos e Restaurante Águia Branca

Piaçu: Cafeeira Pessim e Guimarães Eletromóveis

Muniz Freire: Edgar Auto Peças e Diogo Fonseca – residencial

 

Compartilhe este conteúdo: