Centro de Medicina Psicossomática abre filial em Venda Nova
A clínica, que conta com uma equipe de profissionais da área da medicina e psicologia, oferece atendimentos médico e psicológico especializados em saúde mental para crianças, adolescentes, jovens e adultos de todas as cidades da Região Sul do Espírito Santo
Um dos grandes desafios para a população que não vive nas capitais e metrópoles do Estado do Espírito Santo é o acesso a assistência qualificada em saúde mental. Pessoas que passam por diversos sofrimentos psíquicos e existenciais muitas vezes precisam enfrentar horas de trânsito e desconfortos na busca de avaliação e assistência psicológica e psiquiátrica, na esperança de conseguirem um espaço no qual percebam que estão sendo atendidas como “pessoas” e “cuidadas” de uma forma integral.
Venda Nova do Imigrante e as cidades vizinhas podem agora contar com uma equipe de profissionais qualificada e experiente em saúde mental, com atendimentos na área da psicologia, neuropsicologia, clínica médica, pediatria, psiquiatria, na busca de alívio para seus sofrimentos psíquicos, nos diversos transtornos mentais tais como: an-siedade, humor (depressão unipolar e bipolar), esquizofrenias, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), transtorno do espectro autista (TEA), transtornos alimentares (bulimia, anorexia, obesidade), personalidade borderline, déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), deficiência intelectual, transtornos de aprendizagem, abuso de álcool e drogas entre outros. Além desses transtornos, as pessoas procuram a psicoterapia em função de outras demandas, como: autoconhecimento, crescimento pessoal, timidez, procrastinação, insegurança, baixa autoestima, desajustes conjugais, dificuldades de relacionamentos de modo geral, frigidez sexual, impotência sexual, fracasso profissional, indecisão vocacional e tantos outros sintomas que causam inúmeros prejuízos.
A novidade para Venda Nova é a abertura da filial do Centro de Medicina Psicossomática- CEMEPIS, com sede em Vitória/ES, que trabalha com a psicoterapia do método Abordagem Direta do Inconsciente pela Terapia de Integração Pessoal- ADI/TIP.
A clínica conta com uma equipe de profissionais da área da medicina e psicologia, oferecendo atendimentos médico e psicológico especializados em saúde mental com a missão de priorizar a estabilidade, avaliar fatores de risco e proteção desde a etapa do neurodesenvolvimento de crianças e adolescentes, adultos e terceira idade, dentre eles, alguns especialistas e professores do Método ADI/TIP.
Acesso à memória inconsciente
Para quem não conhece esta psicoterapia: o método ADI/TIP foi criado e desenvolvido pela psicóloga Renat Jost de Moraes no ano de 1975; e nos últimos anos vem sendo estudado em pesquisas acadêmicas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, em universidades federais brasileiras e universidades estrangeiras. Seus resultados vêm sendo apresentados em congressos e simpósios nacionais e internacionais. É uma psicoterapia que possui fundamentação na Psicologia Fenomenológica de E. Husserl e E.Stein.
Este método possibilita o acesso à memória inconsciente desde a fase intrauterina e primeira infância, fases nas quais se estruturam as primeiras experiências fundantes do desenvolvimento da vida psíquica. Neste sentido, é possível acessar as experiências originárias ligadas aos sofrimentos psíquicos, sem qualquer método hipnótico ou regressivo, mas a partir da técnica do questionamento à interioridade, assim como aquelas experiências mais construtivas, nas quais a pessoa encontra o seu pertencimento, seu sentido existencial e suas qualidades essenciais.
O método ADI/TIP autoriza, por meio do questionamento, a descoberta de verdades antes não percebidas ou negadas e encobertas pela própria pessoa em função das experiências negativas vivenciadas e registradas no nível inconsciente. Deste modo, abrem-se outros horizontes antes não notados que permitem a pessoa realizar mudanças, inclusive, em nível psíquico e corpóreo. Isso decorre a partir da descoberta de experiências que revelam suas qualidades e sua essência, viabilizando a reconexão da pessoa consigo mesma e a retomada do processo de desenvolver suas “potencialidades” e de “ser si mesma”. Essa mudança também se deve ao fato de ser possível identificar e trabalhar a parte da herança psíquica de nossos pais e ancestrais que é nociva, separando quem a pessoa de fato é daquilo que ela recebe por herança. Além da psicoterapia, muitos pacientes necessitam de acompanhamento psicológico de reabilitação cognitiva de transtornos psiquiátricos e tratamento psiquiátrico através de medicação.
![]() |