Concerto musical traz vendanovense para o palco do Centro Cultural
Tayná Lorenção está entre os cinco músicos que se apresentarão na programação que vai incluir entregas e apresentação de projetos turísticos e comemorar o Dia Nacional do Imigrante Italiano
![]() |
Com uma programação especial, na próxima sexta-feira, 21 de fevereiro, Venda Nova comemora o Dia Nacional do Imigrante Italiano no Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi. A noite será marcada pelo concerto “Solo Capixaba”, um espetáculo que une piano, canto lírico e teatro e traz aos palcos da cidade a artista vendanovense Tayná Lorenção. Ela está entre os cinco músicos do espetáculo criado para homenagear compositores capixabas e resgatar as memórias da imigração italiana.
O concerto “Solo Capixaba”
Dando prosseguimento à programação que começa às 18h40, às 20 horas, começarão as apresentações do Concerto “Solo Capixaba”. Junto com Gabriel Guerra e Cláudio Thompson, Tayná Lorenção forma o trio de pianistas, que farão o espetáculo junto com a cantora lírica Luana Schaeffer e o ator Thiago Zanotti. O repertório inclui composições de Alceu Camargo, Terezinha Dora e Lycia De Biase Bidart, resgatando a riqueza musical do Espírito Santo e sua relação com a imigração italiana.
Quem é Tayná Lorenção
Com 28 anos de idade, Tayná é pianista, professora e pesquisadora. Atualmente cursa doutorado em música na Universidade Estadual de Santa Catarina -Udesc e atua como professora de piano e teclado particular no formato de aulas online
Esta é a primeira vez que Tayná se apresenta em Venda Nova. Para ela, participar de um espetáculo em sua terra natal é poder resolver algo que ela sempre sentia que lhe faltava. “Já são 10 anos desde que saí para estudar e trabalhar com música e não consegui retornar e mostrar para as pessoas daqui o quanto eu cresci, no que me tornei, e o que desenvolvi esses anos não só na área profissional, mas como pessoa completa. Quero poder orgulhar a todos e mostrar o quanto ter sido rodeada pela musicalidade italiana e erudita promovidas pelos projetos da cidade ajudaram a cultivar o que sou hoje”.
Tayná se recorda que o seu primeiro contato com a aprendizagem musical foi no Coral Sol da Manhã, aos sete anos de idade. “No Coral eu desenvolvi um senso rítmico, de afinação e, claro, aprendi a cantar em italiano. No início da adolescência, o maestro Romualdo Falqueto me ofereceu aulas de piano gratuitas, pois ele via em mim um grande talento, esforço e dedicação”.
A partir dessas aulas, Tayná descobriu sua paixão pelo instrumento e já no ensino médio decidiu que queria se tornar uma pianista profissional. Neste período, ela teve a oportunidade de participar como flautista da Banda Sinfônica de Venda Nova, projeto no qual pode estudar música com mais afinco e entrar em contato com vários músicos, profissionais que a incentivaram e deram várias dicas de como seguir na área.
Após a conclusão do ensino médio na Fioravante Caliman, Tayná foi aprovada no curso de piano erudito da Faculdade de Música do Espírito Santo- Fames e, pouco depois, conquistou uma vaga para a graduação em licenciatura em música da Universidade Federal do Espírito Santo- Ufes. “Durante a graduação na federal fui incentivada a fazer pesquisa científica. Fiquei muito interessada e decidi que seguiria na carreira acadêmica: fiz mestrado em artes na Ufes e agora faço doutorado na Udesc”.
Do final da graduação até hoje no doutorado, a pesquisa de Tayná trata de resgatar a vida e obra de Lycia De Biase Bidart (1910 - 1991). “Ela foi pianista, regente e compositora natural do Espírito Santo e uma figura de grande importância para a história da música erudita do nosso estado e do Brasil”.
Programação
Com entrada franca, a programação está prevista para começar às 18h40 com uma apresentação de violão. Na sequência terá entrega do material para a Associação do Agroturismo de Venda Nova do Imigrante- Agrotur e abertura oficial do evento.
Na mesma noite será apresentado o projeto “Pedra do Rêgo em Realidade Virtual”, uma proposta da Secretaria Municipal de Turismo para visitantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Marco histórico- Esse marco histórico que deu origem a Lei nº 11.687, de 2 de junho de 2008, de autoria do deputado federal Gerson Camata, que instituiu o “Dia Nacional do Imigrante Italiano” celebrado anualmente em todo o território nacional em 21 de fevereiro, data em que as primeiras famílias, oriundas no Norte da Itália.
Serviço
Data: 21 de fevereiro de 2025
Local: Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi – Rua do Ipê, 38, Vila Betânea
Programação:
• 18h40 – Apresentação de Violão
• 19h – Entrega de Material do Agrotur
• 19h40 – Abertura
• 19h50 – Apresentação do Projeto “Pedra do Rêgo em Realidade Virtual”
• 20h – Concerto Piano e Voz “Solo Capixaba”
• Logo após – Cantarola Italiana
Entrada franca
Programação musical do Concerto “Solo Capixaba”
Melodia (piano solo – Alceu Camargo)
Divagando (piano solo – Alceu Camargo)
Recitação (canto e piano – Terezinha Dora Abreu de Carvalho)
As meninas (canto e piano – Lycia De Biase Bidart)
Felicidade (canto e piano – Terezinha Dora Abreu de Carvalho)
Rômulo Rema (canto e piano – Lycia De Biase Bidart)
O mosquito escreve (canto e piano – Lycia De Biase Bidart)
Nostalgia (piano solo – Alceu Camargo)
Variações sobre minha Santa Catarina (piano solo – Terezinha Dora Abreu de Carvalho)
Velha Canção (piano solo – Terezinha Dora Abreu de Carvalho)
Chorinho (piano solo – Terezinha Dora Abreu de Carvalho)
Britando pedra no morro azul (piano solo)
Nasce uma flor (piano solo)