Português (Brasil)

Pastoral da Saúde: entidade que surgiu de um movimento de mulheres

Pastoral da Saúde: entidade que surgiu de um movimento de mulheres

Cila Betini, presidente da Pastoral, ressalta que os recursos advindos dos editais do Sicoob têm sido importantes, principalmente para garantir a matéria-prima em grande quantidade

Compartilhe este conteúdo:

Por três anos consecutivos, a Pastoral da Saúde se beneficiou do edital social do Sicoob Sul-Serrano. Em fase de preparo de um projeto para apresentar ao edital deste ano, a diretoria fala da importância do apoio recebido, principalmente ao considerar os objetivos da Pastoral em promover saúde, bem-estar e assistência, sem visar retornos financeiros.

“Nos anos de 2022 e 2023 adquirimos decker, provetas, percolador, encapsuladores e caixas de cápsulas, que gastamos muito. Só no ano passado gastamos sete caixas, de 100 mil cápsulas cada”, diz a presidente Cila Betini. Além dos materiais de alto uso, no ano passado a Pastoral comprou com os recursos do edital dois moinhos, sendo um grande e um pequeno. Os diferentes tamanhos são necessários para separar os processamentos em grande e em pequenas quantidades, economizando tempo e energia, além de evitar o desperdício.

Cila ressalta que os recursos advindos dos editais do Sicoob têm sido importantes, pois a Pastoral vende os medicamentos a preço de custo e a matéria- prima, necessária em grande quantidade em estoque, é cara. “Só colocamos os medicamentos em embalagens de vidro, já que pensamos em oferecer produtos de qualidade. Só permitimos o uso de plásticos nos potes”.

A participação nos dois editais possibilitou a compra de matérias-primas importantes para a Pastoral, que também conta com repasses da Festa da Polenta e do Rotary. “Com algumas exceções, o trabalho feito na Pastoral é todo voluntário. Este é o caso da psicóloga Glaura Fraga, que todas as terças e quartas-feiras atende com acupuntura, meditação, hipnose, regressão e auricoloterapia”, disse sobre a moradora de Vitória que mantém a segunda residência no Alto Caxixe.  Glaura tem 30 anos de profissão e atua há três em Venda Nova. Já a médica endocrinologista Raquel Torres, que faz também faz atendimentos na cidade, promove palestras mensais sobre cuidados na diabetes na Pastoral, enquanto a psicóloga Rosalina Falqueto oferece atendimentos gratuitos todas as quartas-feiras.

Além de atuar para produzir medicamentos, compostos nutricionais e outros coadjuvantes na promoção da saúde, a Pastoral conta com a participação destes e de outros profissionais da saúde para colaborar com a sua proposta de trabalho. O sonho agora é ampliar a sede, tendo em vista que o espaço está pequeno para demanda crescente de serviços.

Compartilhe este conteúdo: