Apae apresenta reformas e celebra parcerias
Projeto “Ambiente Organizado e Acolhedor” foi beneficiado pelo quinto edital de projetos sociais do Sicoob
A Apae de Venda Nova já se beneficia das melhorias relacionadas ao projeto “Ambiente Organizado e Acolhedor” aprovado no quinto edital. O presidente da instituição, Arildo Nunes Reis, fala que agora a Apae tem, além da sala de administração, outra para reuniões e outra para arquivo, com TI, anexo. “Fomos agraciados no terceiro edital com o projeto “Resgatando Sorrisos”, e no quarto com o “Pilates mais Saúde”. Agora estamos preparando o projeto para se inscrever no sexto edital.
Já faz anos que a Apae transformou a casa do caseiro, que fazia parte do projeto original, em recepção e administração. Como a atual reforma, foram feitas adequações, aproveitando a estrutura existente, como os banheiros. “Mudamos portas de lugares, abrimos novas passagens, integramos ambientes, promovemos a pintura e alguns acertos. Também fizemos móveis planejados para aproveitar melhor os ambientes”, explica a diretora Ducila Falqueto Lorenzone.
Arildo fala da importância dos editais do Sicoob para a Apae, assim como o engajamento da comunidade como um todo. “Realmente somos privilegiados por contar com uma diretoria ativa, que trabalha de forma organizada e dedicada, e por receber tanto apoio. A comunidade sempre abraçou a causa e, há alguns anos, passamos a contar com os editais do Sicoob, que dão oportunidade para as instituições de toda região: basta apresentar bons projetos”, ressalta o presidente.
A Apae cresceu em demanda de atendimentos e tem registrado 185. Todos os dias chegam novos usuários, fazendo crescer a fila de espera por alguns atendimentos. Arildo explica que as despesas crescem na mesma proporção e hoje o custo mensal médio fica em torno de R$ 120 mil. “Ainda vivemos da renda de festas, leilões e bingos. Cito como exemplos o repasse da Festa da Polenta e os sorteios feitos em parceria com o Rotary e o com o Hospital Padre Máximo”. Arildo ainda destaca que as dificuldades são grandes, principalmente pela escassez de alguns profissionais no mercado, como terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo.
Outras melhorias no espaço da Apae estão no radar da diretoria, como as adequações nos banheiros para acolher melhor os usuários e os acompanhantes. “Tudo que melhora para os usuários também beneficia a comunidade, cita Arildo.
‘Resgatando Sorrisos’
Em 2020, a Apae de Venda Nova foi agraciada pelo edital social do Sicoob com o projeto “Resgatando Sorrisos”. A instituição, que tem consultório, contava com a dentista Eugênia Recla, que atendia pela Prefeitura. Ducila explica que, com a aposentadoria da profissional, a Apae tinha ficado órfão do serviço. “A Prefeitura continuou disponibilizando seus profissionais. No entanto, eles não tinham especialização e nem experiência no atendimento de pessoas especiais''.
Ducila disse que, com a aprovação do projeto no edital de 2020, o Sicoob possibilitou a compra de equipamentos e o pagamento de profissionais. “Foi um grande investimento na qualidade de vida dos pacientes, pois eles têm tendência a desenvolver outros problemas decorrentes aos dentários. Vários fatores influenciam na piora do quadro e se os dentes não forem tratados podem gerar problemas de saúde mais graves”.
Devido à importância do “Resgatando Sorrisos”, a Apae manteve o projeto mesmo depois dos 12 meses garantidos pelo edital. Atualmente, uma média de 90 usuários passam pelo consultório.
‘Pilates mais Saúde’
Com a aprovação do projeto “Pilates Mais Saúde” no quarto edital, a Apae de Venda Nova equipou todo seu estúdio de pilates e passou a oferecer o serviço para os usuários e para a família. “Este ano estamos trabalhando com o profissional de fisioterapia, que atende pessoas acima de 17 anos até a terceira idade. Como resultado percebemos que os usuários estão mais ativos, com mais autonomia”.
Lana Falqueto, fisioterapeuta responsável pelo pilates da Apae, explica que o atendimento é feito em grupo e que já consegue visualizar melhora. “Além da força muscular, eles melhoraram na concentração, principalmente durante os exercícios. Houve melhora também na capacidade física, mobilidade e flexibilidade. Tivemos ainda registros de ganho em coordenação motora e também melhora cognitiva, já que trabalhamos o corpo de forma global, associando movimentos diferentes a serem realizados em conjunto”.
De acordo com Ducila, alguns horários estão sendo oportunizados aos familiares dentro da necessidade e das condições de disponibilidade do serviço. E o atendimento, uma vez por semana, também vem apresentando resultados conforme observa a própria profissional. “Já foi possível visualizar melhoria de desempenho físico, aumento de força muscular e redução de quadro álgico relatado pelos pacientes, cada qual na sua particularidade. Alguns demonstraram também melhora da sensação de bem-estar”.
![]() |