Projeto Turma é a menina dos olhos do IJBS
Projeto vem sendo beneficiado pelos editais sociais do Sicoob e está presente em três comunidades de Venda Nova e duas de Domingos Martins
Com assistência direta a 256 crianças, o Projeto Turma é uma das frentes de atuação do Instituto Jutta Batista da Silva, que atende crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos, promovendo atividades como oficinas de karatê, xadrez, informática, esporte, musicalização, inglês, kickboxing e culinária, no contraturno escolar. Além disso, em parceria com a Radioclinic foi implantado também o Turma Saudável, com foco no atendimento da saúde bucal das crianças que participam do projeto.
Desde 2019, o projeto vem sendo beneficiado pelos editais sociais do Sicoob. No primeiro, segundo e terceiro editais, o IJBS recebeu apoio do Sicoob e pôde custear e desenvolver os projetos e oficinas.
Já no quarto edital (2022/2023), o IJBS previu a compra de equipamentos para a oficina de massas do Projeto Turma, como máquina de macarrão, cilindro para massas, desidratador, e embalagem para armazenar a massa de macarrão. No quinto, (2023/ 2024), o projeto prevê a aquisição de equipamentos e incentivo do instrutor da oficina de culinária.
“Esses recursos são fundamentais para tocar o Projeto Turma, que vem beneficiando famílias inteiras, pois enquanto as crianças e adolescentes estão nas oficinas os pais têm tranquilidade para trabalhar. Além de seguros, eles estão aprendendo algo e levando para o lar e para a vida”, ressalta Marlene Piazzarollo Zandonadi, presidente do IJBS.
Além de propor que as atividades socioeducativas contribuam para o desenvolvimento humano integral dos frequentadores, Marlene reforça que o trabalho lá desenvolvido estimula o convívio social, o exercício da cidadania e o senso crítico, de forma continuada e gratuita.
Os beneficiados são os residentes na comunidade de São José do Alto Viçosa, Camargo e Bicuíba, em Venda Nova, e no distrito de Vivendas e São Bento, município de Domingos Martins.
![]() |
![]() |