Português (Brasil)

No Ifes, palestras para conectar alunos à realidade do mercado

No Ifes, palestras para conectar alunos à realidade do mercado

A diretora Maíra Maciel destaca a importância da disponibilidade dos profissionais do Sicoob em falar para os alunos de administração

Compartilhe este conteúdo:

A parceria público/privado mais uma vez mostra resultado no campus do Ifes Venda Nova. Maíra Maciel, diretora do campus, fala da importância de os profissionais do Sicoob Sul-Serrano falarem aos alunos do curso de administração sempre que solicitados.

Ela, que é formada em zootecnia pela Ufla e é natural do Sul de Minas Gerais, depois de passar no concurso, veio para Venda Nova em 2013 atuar como professora na área de alimentos e de agroindústria. Atuando no campus, foi coordenadora do curso técnico em agroindústria e do superior em ciência e tecnologia de alimentos, e passou a ser diretora do Ifes em 2021, quando foi eleita para a função.

Maíra avalia o quanto o Sicoob tem sido importante para a formação dos estudantes do Ifes. “A Cooperativa de Crédito apoia desde projetos de peso, como o do café de qualidade do Coffee Design, quanto mostra disponibilidade em ceder os profissionais do seu quadro para fazer palestras para os alunos da Instituição”.

Para Maíra, “quando um profissional que já atua no mercado, nesta área de administração, vem falar como é este mercado, como funciona a área de finanças, ele proporciona a este aluno a possibilidade de entender onde e como ele vai poder atuar depois que ele se formar. O aluno vivencia na prática o que muitas vezes apenas vê na teoria. Além de ouvir estes profissionais, os alunos têm a possibilidade de estagiar no Sicoob. Se formar e atuar lá, como profissionais também’’.

A diretora se recorda da atuação dos professores responsável pelo Cooffee Design (Lucas Louzada e Aldemar Polonini) que deram início a esta relação do projeto do café de qualidade com o Sicoob. “Tudo começou em 2017 quando o Ifes foi ousado em sediar a etapa do Brasil no Cup of Excellence, que é o maior evento de café no mundo. O Sicoob financiou para que pudesse acontecer”.

 

Muito além do campus

Ela ressalta que a parceria através dos convênios do Coffee Design com o Sicoob começou em 2018. “Este convênio, que foi renovado uma vez, está com data para vencer neste ano e acredito que será renovado. É a nossa expectativa. Até agora foram investidos R$ 3 milhões para infraestrutura e o custeio que envolve passagens, diárias, compras de algum reagente que possa ser utilizado em laboratório. O convênio ainda envolve as bolsas de estudo”.

De acordo com a diretora, atualmente o convênio mantém pelo menos 20 bolsistas relacionados a este projeto. “Se eu pudesse resumir, diria que hoje o Ifes, como instituição pública, recebe dinheiro do Governo para se manter, fazer o seu ensino e o básico sobre pesquisa e extensão. Mas, sem o Sicoob não conseguiríamos fazer a pesquisa e extensão de ponta que a gente faz. Continuaríamos no básico. Jamais teria o nível de pesquisa que o Coffee Design tem”.

Ela continua dizendo que “devemos isso ao Sicoob e isso não é importante somente só para o Ifes. Muitos alunos só têm condições de estudar, só estão aqui por conta da bolsa, pois não conseguiriam se manter fora de casa para se dedicarem com exclusividade aos estudos e às pesquisas. A maioria é filho de produtores e os que não são seguem fazendo mestrado e doutorado, ou abrem uma empresa. Também temos os produtores de café atendidos pelo Coffee Design, que dependem de avanços em sua produção para melhorar a propriedade e o valor agregado do seu café”, disse sobre o alcance da parceria.

Compartilhe este conteúdo: