No Ifes, palestras para conectar alunos à realidade do mercado
A diretora Maíra Maciel destaca a importância da disponibilidade dos profissionais do Sicoob em falar para os alunos de administração
A parceria público/privado mais uma vez mostra resultado no campus do Ifes Venda Nova. Maíra Maciel, diretora do campus, fala da importância de os profissionais do Sicoob Sul-Serrano falarem aos alunos do curso de administração sempre que solicitados.
Ela, que é formada em zootecnia pela Ufla e é natural do Sul de Minas Gerais, depois de passar no concurso, veio para Venda Nova em 2013 atuar como professora na área de alimentos e de agroindústria. Atuando no campus, foi coordenadora do curso técnico em agroindústria e do superior em ciência e tecnologia de alimentos, e passou a ser diretora do Ifes em 2021, quando foi eleita para a função.
Maíra avalia o quanto o Sicoob tem sido importante para a formação dos estudantes do Ifes. “A Cooperativa de Crédito apoia desde projetos de peso, como o do café de qualidade do Coffee Design, quanto mostra disponibilidade em ceder os profissionais do seu quadro para fazer palestras para os alunos da Instituição”.
![]() |
Para Maíra, “quando um profissional que já atua no mercado, nesta área de administração, vem falar como é este mercado, como funciona a área de finanças, ele proporciona a este aluno a possibilidade de entender onde e como ele vai poder atuar depois que ele se formar. O aluno vivencia na prática o que muitas vezes apenas vê na teoria. Além de ouvir estes profissionais, os alunos têm a possibilidade de estagiar no Sicoob. Se formar e atuar lá, como profissionais também’’.
A diretora se recorda da atuação dos professores responsável pelo Cooffee Design (Lucas Louzada e Aldemar Polonini) que deram início a esta relação do projeto do café de qualidade com o Sicoob. “Tudo começou em 2017 quando o Ifes foi ousado em sediar a etapa do Brasil no Cup of Excellence, que é o maior evento de café no mundo. O Sicoob financiou para que pudesse acontecer”.
Muito além do campus
Ela ressalta que a parceria através dos convênios do Coffee Design com o Sicoob começou em 2018. “Este convênio, que foi renovado uma vez, está com data para vencer neste ano e acredito que será renovado. É a nossa expectativa. Até agora foram investidos R$ 3 milhões para infraestrutura e o custeio que envolve passagens, diárias, compras de algum reagente que possa ser utilizado em laboratório. O convênio ainda envolve as bolsas de estudo”.
De acordo com a diretora, atualmente o convênio mantém pelo menos 20 bolsistas relacionados a este projeto. “Se eu pudesse resumir, diria que hoje o Ifes, como instituição pública, recebe dinheiro do Governo para se manter, fazer o seu ensino e o básico sobre pesquisa e extensão. Mas, sem o Sicoob não conseguiríamos fazer a pesquisa e extensão de ponta que a gente faz. Continuaríamos no básico. Jamais teria o nível de pesquisa que o Coffee Design tem”.
Ela continua dizendo que “devemos isso ao Sicoob e isso não é importante somente só para o Ifes. Muitos alunos só têm condições de estudar, só estão aqui por conta da bolsa, pois não conseguiriam se manter fora de casa para se dedicarem com exclusividade aos estudos e às pesquisas. A maioria é filho de produtores e os que não são seguem fazendo mestrado e doutorado, ou abrem uma empresa. Também temos os produtores de café atendidos pelo Coffee Design, que dependem de avanços em sua produção para melhorar a propriedade e o valor agregado do seu café”, disse sobre o alcance da parceria.