Presidente da Coopsaber fala da rotina da diretoria e cooperados
![]() |
Davi Paste Ferreira Oliveira Fontan, aluno do oitavo ano, 13 anos,
é o presidente da Coopsaber.
|
Sempre usando o pronome pessoal nós, Davi Paste Ferreira Oliveira Fontan, presidente da Coopsaber, fala um pouco da rotina, dos projetos e dos anseios da cooperativa mirim, que foi instituída há pouco mais de seis meses. Ele, que é aluno do 8º ano, tem 13 anos e se mostra muito à vontade em suas funções.
Ele explica que os membros da diretoria organizam as reuniões para pensar em novos projetos para a cooperativa, verificar o caixa e verem como estão as redes sociais. “Nós, enquanto grupo, também nos reunimos para decidir o dia da semana para promover as reuniões de rotina e a maioria achou melhor segunda-feira pela tarde. Mas, se for necessário, poderemos mudar”.
Sempre antenados com o entorno da escola e a comunidade onde a instituição está inserida, Davi explica que a diretoria define as pautas da cooperativa mirim observando as necessidades da escola, dos alunos e da comunidade. Em uma das ações, eles decidiram colher donativos para ajudar as vítimas da grande enchente que vitimou os moradores de Mimoso do Sul.
Uma das experiências da Coopsaber foi atender uma encomenda feita pela OCB ES: uma produção de palhas italianas a serem entregues em um encontro de lideranças cooperativas em 2023. “Foi uma experiência nova, pois era nossa primeira vez produzindo para encomenda. Nossa pouca prática nos impediu de conseguirmos finalizar o pedido, mas esse ano tendemos a melhorar nossa receita”, disse Davi. Como aprendizado, ele e a diretoria concluíram que podem melhorar muito e sem a união entre eles não teriam conseguido nem fazer a quantidade de palhas que foram entregues.
Novos líderes
A diretoria da Coopsaber recebeu da diretora da Coopeducar o convite para conduzir as eleições para o grêmio estudantil, realizando um projeto sobre liderança. Davi conta que o projeto foi escrito e eles já estão iniciando a fase de implantação, com a identificação de lideranças nas salas de aula. E que, embora, o prazo para concluir a organização dos líderes e implantação do grêmio seja flexível, eles querem organizar tudo antes das férias de julho.
“Já definimos os momentos que nossa diretoria terá com os alunos, falando sobre o perfil dos líderes e também um formato de eleição. Nesse mês de abril a Coopsaber vai se empenhar em eleger lideranças que formarão o Grêmio Estudantil”.
Como estratégia para os próximos passos da Coopsaber, ficou definido que serão feitas reuniões entre a diretoria e com os cooperados para decidir novos projetos para a Cooperativa, montando uma equipe de marketing para divulgar a cooperativa nas redes sociais dentre outras coisas. Quanto a influência dos ideais cooperativistas na vida estudantil sua e dos demais envolvidos na cooperativa mirim, Davi finaliza dizendo que perceber que, “com o aprendizado cooperativista, as pessoas começam a trabalhar pensando mais no coletivo sem pensamentos individualistas o que facilita na execução de tarefas, como trabalhos em grupo”.
|
||