Cooperativa Mirim: é cedo que se começa
![]() |
Uma experiência inédita na Região Centro Serrana aproxima a prática cooperativista de crianças e adolescentes: é a Cooperativa Mirim, um projeto do Instituto Sicoob executado pelo Sicoob-ES em parceria com a OCB, que- não por acaso- encontrou eco na Escola Coopeducar, de Venda Nova. A Coopsaber foi instituída com pompas e circunstância na assembleia de constituição, no dia 13 de novembro de 2023 e, um ano antes, os alunos interessados se preparam com atividades e estudos dentro da disciplina e filosofia do cooperativismo.
Até o momento de sua constituição e posse, as ações se desenvolveram em sala de aula e, a partir de então, a cooperativa mirim ganhou autonomia e passou a se movimentar no contraturno. De lá para cá, a Coopsaber tem movimentado a escola e a comunidade com suas ações. “Como a cooperativa é de livre adesão, entendemos que a sala de aula é para tratar de temas de interesse dos que aderiram e dos que escolheram ficar fora da Coopsaber, como valores, lideranças, autoestima, soluções compartilhadas e visão de mundo”, diz Rafaela Caliman, que atua como professora orientadora do projeto.
As atitudes dos cooperados, em especial da diretoria constituída e aprovada em assembleia, revelam pro-atividade e liderança, além de conexão dos alunos com a realidade que os cerca. E a professora Rafaela fala que tem sido um desafio lidar com tanta autonomia, pois precisa sempre administrar a linha tênue entre coordenar e respeitar as decisões dos alunos cooperados. “Eles se reúnem, discutem os temas e tomam as decisões. Mesmo que me convidem para tirar alguma dúvida e estão sob a minha coordenação, a palavra final é sempre deles”.
Com essa força desabrochando e se revelando dentro da escola, a Coopeducar convidou a Coopsaber para liderar o movimento que pela primeira vez cria o Grêmio Escolar da instituição cooperativa de ensino. “Estamos assistindo com encantamento o protagonismo, as manifestações de autoconfiança, o desabrochar de lideranças e a capacidade de diálogo destes estudantes”, observa Rafaela.
Além de planejar ações dentro de datas, como o Dia das Crianças, o Dia C do Cooperativismo e o Dia dos Idosos, a cooperativa mirim está mostrando sua capacidade de enxergar o mundo além dos muros da Escola. Uma prova foi a enchente em Mimoso do Sul ser pauta de uma das reuniões, quando eles se perguntaram o que poderiam fazer.
A Coopsaber foi concebida como um espaço de aprendizado prático sobre educação financeira, cooperação e responsabilidade social dentro de umas das escolas parceiras do Sicoob, o Centro de Educação e Cultura “Saber”, também conhecido como Coopeducar. Essa iniciativa visa cultivar desde cedo o espírito cooperativista, promovendo valores que vão além do universo financeiro.
O projeto Cooperativa Mirim incentiva a criação de cooperativas em escolas e instituições voltadas para crianças e adolescentes. Essas cooperativas mirins são grupos de estudantes que, orientados por um professor, se reúnem de forma voluntária com o objetivo de atender a interesses e necessidades compartilhadas, através da experiência e aplicação dos princípios cooperativistas.
Solicitação de assessoria
Um dos objetos de aprendizagem da cooperativa mirim é o de produção e comercialização de palha italiana. Apesar de não visar o lucro, o grupo trabalha para que todas as fases do processo deem certo e o projeto gere resultado financeiro positivo.
E a capacidade de resiliência dos envolvidos foi posta em prova no ano passado, quando eles se empenharam para atender uma encomenda da OCB. Uma parte da produção de palha italiana não deu certo e os estudantes precisaram sentar para decidir como resolver o problema. Como havia dinheiro em caixa, eles compraram mais materiais e refizeram uma quantidade suficiente para completar a encomenda.
Passado o perrengue, os cooperados concluíram precisar de uma assessoria para prepara-los para voltar a produzir o doce. Eles estão buscando conhecimento técnico para seguir com segurança suas produções, levando em consideração critérios como proporcionalidade dos ingredientes, tamanho padrão dos pedaços e o tempo de cada fase do preparo. De acordo com a professora orientadora, eles decidiram que só voltarão a produzir depois que aprenderem o preparo correto e que os cálculos do custo e do preço de venda, com a viabilidade do tamanho do pedaço a ser comercializado, sejam feitos.
Desenvolver ações, documentar os temas abordados, bem como as prestações de contas em assembleia fazem parte da rotina da cooperativa mirim. Os integrantes também mantêm um livro caixa, com definições de cota parte e de todas as exigências administrativas de uma cooperativa. Para tanto, a diretoria conta com todos os integrantes de uma cooperativa, como tesoureiro, por exemplo. Sem contar com os Conselhos Fiscal e Administrativo.
![]() |
Rotina
Todas as tardes de segunda-feira, a Coopsaber se reúne, sendo que alguns encontros são com todos os integrantes e outros envolverem somente os membros da diretoria, quando precisam afinar algum detalhe para o desenvolvimento do projeto. A professora Rafaela, que orienta e acompanha todas as decisões dos cooperados, se diz encantada com a organização e a distribuição de tarefas entre eles. “Um faz a ata e outro cuida dos conteúdos das redes sociais, por exemplo. As redes sociais ainda não estão ativas”.
Apesar de apenas seis meses de constituição, várias mudanças já foram implementadas pela cooperativa mirim, dentre elas a troca de função entre membros da diretoria. Eles mesmos fizeram as avaliações de perfis e realocou cada um de acordo com as características que a função exigia.
Constituída com 56 sócios-fundadores, a cooperativa ganhou novas adesões. E o mais bonito foi a forma como os novos cooperados foram acolhidos pelos 'veteranos'. No dia da adesão, eles foram recebidos com um bilhetinho com a seguinte descrição: “Tudo que é bom nós queremos bis. Seja bem-vindo!”. O surpreendente foi que no lugar da palavra bis, um chocolate com este nome foi colado no lugar. Foi mesmo um acolhimento com um doce sabor.
![]() |