Português (Brasil)

Sicoob Sul-Serrano promove o desenvolvimento social da comunidade

Sicoob Sul-Serrano promove o desenvolvimento social da comunidade

A diretora operacional Mayara Caus fala das ações que o Sicoob promove para gerar desenvolvimento econômico e social

Compartilhe este conteúdo:

Mayara Bittencourt Caus é graduada em administração de empresas, com MBA em Gestão de Negócios pela Fucape Business School. Além disso, possui uma ampla gama de especializações na área de gestão de cooperativas. Sua trajetória no Sicoob Sul-Serrano começou em 2007, como estagiária, e desde então ela ascendeu por diferentes cargos dentro da instituição. Atualmente, aos 35 anos, Mayara ocupa o cargo de diretora operacional na Cooperativa.

 

O Sicoob Sul-Serrano também gera resultados não-financeiros com as iniciativas de responsabilidade social. Somente em 2022 foram mais de 205 ações realizadas em 15 municípios de atuação da cooperativa. No total, foram mais de R$1,3 milhão investidos em ações que impactaram mais de 57 mil pessoas. Entre essas ações estão atividades voltadas para a promoção da saúde e da educação, a capacitação de produtores rurais, a sustentabilidade e o desenvolvimento da economia local.

O Sicoob está  presente em 72 dos 78 municípios capixabas e entre fevereiro de 2022 e junho de 2023 somente o Sicoob Sul-Serrano inaugurou mais cinco novas agências. Enquanto as instituições financeiras tradicionais fecham pontos de atendimento, o Sicoob prioriza a proximidade com os associados e o atendimento consultivo. Por isso, os novos espaços fogem ao modelo tradicional de agências bancárias e possuem ambientes agradáveis e apropriados para o relacionamento.

Ao mesmo tempo, o Sicoob investe na qualificação e crescimento dos seus profissionais, para que o atendimento ao associado seja cada vez mais focado nas necessidades do cooperado. Em 2022, o Sicoob Sul-Serrano investiu mais de R$450 mil em ações de capacitação e realizou 50 eventos e treinamentos de aperfeiçoamento da equipe. Foram mais de 391 colaboradores capacitados, entre funcionários, estagiários e aprendizes. A Instituição também valoriza seus jovens talentos, priorizando a contratação de seus próprios estagiários. Em 2022, 32% dos profissionais contratados foram estagiários do Sicoob.

 

O cooperativismo promove a justiça social

A cultura colaborativa é uma das características mais marcantes do Sicoob ES, porque faz parte do DNA da cooperativa. A colaboração estimula a inovação, aumenta a produtividade e eleva o nível de satisfação da equipe. Com ela, cria-se um ambiente propício para a construção de uma sociedade com mais cooperação, pertencimento, responsabilidade social e justiça financeira.

Um dos exemplos desse engajamento é a participação dos voluntários nas ações sociais da Instituição, por meio do Programa Voluntário Transformador. Em 2021, 460 colaboradores do Sicoob ES estavam cadastrados no Programa, demonstrando disposição para doar o seu tempo e conhecimento para ações capazes de gerar impacto positivo nas comunidades do entorno da cooperativa. Os participantes são capacitados para o trabalho voluntário, desenvolvendo habilidades como o exercício da empatia, solidariedade e comunicação.

Uma das ações organizadas anualmente pelos voluntários é o Dia C, Dia de Cooperar, que é celebrado por todas as cooperativas do país no primeiro sábado do mês de julho. O Dia C é um movimento de voluntariado que envolve associados e colaboradores da cooperativa. Os resultados do Sicoob ES mostram o poder dessa mobilização. Em 2022, foram mais de 400 voluntários, que arrecadaram mais de 38 toneladas de alimentos, beneficiando 21 instituições e mais de 7 mil pessoas. O Dia C acontece em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, que foi no dia 1º de julho.

Segundo Mayara Caus, diretora operacional do Sicoob Sul-Serrano, "os valores do cooperativismo são parte fundamental da nossa cultura, enraizados em todas as iniciativas da organização. Na cooperativa, os resultados são reinvestidos no desenvolvimento regional, em um círculo virtuoso de prosperidade socioeconômica, contribuindo para a qualidade de vida na área de abrangência da cooperativa. No cooperativismo, ganham os associados, os produtores rurais, os colaboradores e toda a comunidade".

Neste sentido, o Sicoob é um exemplo de como uma instituição financeira pode ser bem-sucedida ao colocar seus valores em prática. Suas iniciativas são inspiradoras e mostram que é possível conciliar rentabilidade e responsabilidade social, contribuindo para um mundo mais justo, próspero e equilibrado.

É por isso que quem conhece o sistema cooperativista por dentro não tem dúvidas em dizer que, embora tenha sido criado no século 19, é um modelo baseado em um ciclo virtuoso que traduz os anseios do presente e a expectativa futura para a criação de negócios mais sustentáveis, capazes de gerar resultados econômicos, desenvolvimento social e preservação dos recursos naturais.

Compartilhe este conteúdo: