Português (Brasil)

Musical Lusoitaliani atraiu multidão em Conceição do Castelo

Musical Lusoitaliani atraiu multidão em Conceição do Castelo

Apresentação envolveu 250 pessoas da comunidade, dentre crianças das escolas públicas, Coro Stella Delli Alpini, Grupo Imperial de Dança Portuguesa, grupos de sanfoneiros e folia de reis, cantores locais e voluntários

Compartilhe este conteúdo:

Uma tenda montada na rotatória ao lado da Igreja Matriz de Conceição do Castelo abrigou o palco e as cadeiras que acomodaram o público que foi assistir ao espetáculo Lusoitaliani que abriu a programação da 4ª Festa Portugália, na noite de 2 de junho último. A apresentação, que se repetiu na noite seguinte, logo após a Serenata Portugália, envolveu mais de 250 locais, dentre crianças e membros do coral e do grupo de dança, que interagiram e dividiram o palco com os artistas profissionais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Administração, Cultura e Turismo, o nome “Musical Lusoitaliani” surgiu da ideia de elevar as culturas portuguesa e italiana, fazendo com que a população tenha contato com as tradições daqueles que deram origem ao município de Conceição do Castelo. “O 1° Musical Lusoitaliani surgiu com o objetivo principal de incentivar a cultura e o turismo do município, fazendo com que os alunos das escolas municipais juntamente com os demais munícipes estivessem presentes no espetáculo”, informou a Secretaria.

A Secretaria Municipal de Administração, Cultura e Turismo, de acordo com a assessoria de comunicação, informou que almejou fazer com que a população tivesse essa interação com o evento. “É para que moradores olhem com bons olhos a integração entre as culturas italiana e portuguesa, muito presentes na região, quebrando assim qualquer possibilidade de concorrência entre elas. “O espetáculo também fomenta a vinda de visitantes de municípios próximos, bem como os de fora do Estado, proporcionando acesso à cultura e a valorização dos artistas locais”.

Quanto aos recursos, foi aprovado um convênio entre o Governo do Estado do Espírito Santo e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) no valor de R$250 mil para o custeio do espetáculo. Para a Secretaria, pela grande quantidade de público presente nos dias das apresentações, o espetáculo foi um sucesso, o que entusiasmou a Municipalidade, pois foi o primeiro musical realizado no município.

 

Os artistas

Os artistas são da Cia Musical Allegro, de Guarapari, cantores de várias cidades do Espírito Santo, que se preparam regularmente durante o ano todo para todos os eventos de acordo com o 'physique du rôle*' de cada um. A informação é do maestro Inárley Carletti, que trabalha há mais de 20 anos na criação de musicais temáticos.

“Sempre entendi que precisava haver uma transformação no cenário coralístico por falta de público. Por essa razão eu comecei a idealizar concertos populares com músicos clássicos e, em 2015, realizei o primeiro musical italiano. A partir daí foram sendo incrementadas cenas. Na apresentação do musical italiano da Festa da Polenta, em Venda Nova, em outubro passado, estava presente Christiano Spadetto, prefeito de Conceição, que gostou da criação e manifestou interesse que promovêssemos um espetáculo daquela magnitude no município. Logo comecei a pensar no tema, e desenvolvi o 'script', conta o maestro de como começou a ser idealizado o espetáculo lusoitaliani.

Para desenvolver o projeto, a Cia Musical Alegro envolveu 250 munícipes, entre crianças das escolas públicas, Coral Stella Delli Alpini, Grupo Imperial de Dança Portuguesa, grupo de sanfoneiros, folia de reis, cantores locais e voluntários. Para selecionar os participantes, foram ouvidos mais de 500 crianças e adolescentes nas escolas do município. “Ouvíamos cada uma delas através de um exercício de vocalize. Nossa seleção não se baseava em afinação, apenas em classificação vocal, como primeira, segunda ou terceira voz. Não entraram no musical os que não foram autorizados pelos pais ou que estavam em mudança vocal”, explica Inarley.

Com a seleção definida, a equipe ficou dois meses promovendo oficinas musicais nas escolas e encontros semanais com os grupos culturais locais. A cada encontro, iam sendo feitos os ajustes e o mapeamento de cada cena.

Para Inárley, as partes mais especiais do espetáculo sempre são quando o público participa. O que explica a sensibilidade de sempre incluir músicas que o público conhece nos musicais, para que cante junto. Para acompanhar, o espetáculo conta com músicos profissionais da Grande Vitória que trabalham há muito tempo já com a Cia Musical Alegro.

De acordo com Inárley essa sintonia entre o espetáculo e o público também é explicada pela escolha do enredo, todo construído nas bases históricas de cada município. “Há uma pesquisa extensa sobre a história de cada município para a escolha do enredo, tema, cenário e figurino. A partir daí, mergulhamos em outra pesquisa sobre gênero musical de época e/ou atuais para composição dos quadros e cenas”.

Dentro de um projeto cultural do Estado do Espírito Santo, todos os concertos são fechados diretamente com o município/associações, etc. Pode haver repasses culturais para o município e que podem ser usados como desejarem, a critério próprio.

*Imagem de referência formada em relação à aparência, atitude, postura, linguagem, etc. para cada tipo de papel.

Compartilhe este conteúdo: