100 Anos da Domingos Perim: artesão faz réplica da primeira sede da Escola
![]() |
Foto Wanda Ferrera/Jean Davies |
Sebastião Tomaz, o “Tião”, começou a produzir uma réplica da primeira sede de escola Domingos Perim em janeiro e finalizou a peça no final de março desse ano. Ele tomou como base as fotografias e ele também conversou com as pessoas mais antigas, dentre uma das primeiras professoras da Escola, Dona Aleida Rosa Zulcão.
Com 63 anos, o artesão que é natural de Castelo, mora em Venda Nova há 39 anos e casou-se com Rosalba Zulcão, que é filha de Dona Aleida, que chegou a lecionar no primeira sede da escola.
Feita em pinho e eucalipto, a réplica mede 63 centímetros de comprimento por 40 de largura. Tião explica que a ideia da produção da peça veio de uma conversa com pessoas envolvidas na escola e tudo indica que será mais uma no seu acervo.
Tião é mecânico e, quando descansa de sua atividade principal, se dedica ao artesanato em madeira. Determinado a construir novos hábitos em suas horas de folga, Tião transformou a garagem de sua casa em uma oficina onde produz e expõe as suas obras. Ele já perdeu as contas de quantas réplicas já fez nos quase 13 anos de artesanato. Começou em 2008.