Português (Brasil)

# Empreendedorismo na enfermagem # Consultora materno infantil

# Empreendedorismo na enfermagem # Consultora materno infantil

Paula Miranda tem formação em enfermagem, atua em dois hospitais e colocou em prática um sonho antigo

Compartilhe este conteúdo:

A maternidade é vista como um período mágico na vida de uma mãe, no entanto, nem tudo são flores. Os choros das madrugadas, a necessidade do leite materno por livre demanda, noites em claro, hormônios em desequilíbrio... Maternidade é saber lidar com um ser que está descobrindo o mundo e a si próprio. Além de tudo, é um momento em que a mulher se redescobre.

 “Mesmo com as pressões da sociedade, ninguém precisa ser a mãe perfeita ou mesmo saber tudo sobre maternidade. Lembro sempre que pedir ajuda não te faz menos mãe”. A afirmação é da enfermeira Paula Miranda, que usa a tecnologia para ficar mais próxima das famílias em que presta consultoria. Em tempos de pandemia, ela usa as ferramentas virtuais e encontros online para tirar dúvidas, orientar, acompanhar e atualizar suas clientes. Para garantir a segurança necessária, ela também repete seu teste de covid-19 sempre que uma visita domiciliar é necessária.

Com a marca Paula Miranda Consultoria Materno Infantil, a jovem faz consultoria de amamentação e cuidados com o recém-nascido, além de promover cursos para gestantes, puérperas e casais grávidos.

 “Uma consultora materno infantil é uma profissional com conhecimento técnico-científico relacionado a assuntos da gravidez, puerpério e recém-nascidos.  A consultoria tem o objetivo de otimizar a maternidade e a paternidade e trazer uma forma mais tranquila para vencer as dificuldades desse período. Temos o papel de trazer informação científica de forma clara e realizar educação continuada. A missão é orientar, instruir, dar suporte e atenção de forma individualizada para cada mulher, criança e família que necessitar de ajuda”, explica Paula.

A enfermeira ainda ressalta que trabalha promovendo um ambiente saudável e seguro para os novos papais. “O trabalho é realizado com a participação da família e os resultados são crianças cuidadas por famílias mais seguras, que recebem informações com embasamentos científicos atualizados, num plano mais profundo e intuitivo, respeitando os valores e crenças de cada família”.

 

Formação

Uma jovem de 23 anos prestando esse tipo de assessoria sempre suscita curiosidade. Dinâmica, Paula entrou no curso de enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo- Ufes com apenas 17 anos. Ela estava ainda no início da faculdade quando teve que dar apoio a uma familiar que deu à luz a uma criança prematura que necessitou ficar em uma UTI neonatal por três meses.

A criança, que hoje é sua afilhada (Catarina), sobreviveu e inspirou Paula a se dedicar a esse período lindo da vida: a gravidez, o nascimento e a amamentação.

Durante sua vida acadêmica, Paula participou ativamente de vários projetos de extensão, sendo que ela destaca dois como os mais importantes. O projeto 'Amamenta', que tem parceria do Departamento de Enfermagem-Ufes com o Banco de Leite do Hucam. E o outro, chamado 'Cuidado Integral à Saúde da Mulher e da Criança', também de parceria do departamento de enfermagem com o Hucam.

Paula conta como apoios profissionais durante a faculdade foram a essenciais para a decisão de seguir o caminho da consultoria. Ela relata que as professoras e doutoras Cândida Caniçali Primo e Mônica Pontes foram fonte de inspiração para ela, uma verdadeira referência de ciência e profissionalismo.

“Quando terminei a faculdade recebi dois convites: um para ficar na área de pesquisa e outro para atuar no Hospital Padre Máximo, de Venda Nova”, disse. Paula escolheu retornar para Venda Nova, onde morou durante os anos que fez o ensino médio no Ifes, além de que, com essa escolha, poderia ficar mais perto da família, que é de Brejetuba.

A ideia da enfermeira recém-formada era colocar em prática um projeto que começou a delinear logo no começo da faculdade. “Minha mãe, que é auxiliar em enfermagem aposentada, me inspirou na escolha da minha profissão e minha experiência familiar (de um bebê prematuro) e dos projetos de extensão, me direcionaram a caminhar rumo ao projeto de consultoria. Gosto da minha profissão, ela me faz mais humana, me faz perceber que a vida é um instante e me ajuda a enxergar todos os dias o verdadeiro valor da felicidade. A enfermagem literalmente, me faz feliz, tenho muito orgulho da minha profissão”, diz Paula.

 

Pacotes

Para cada caso há uma proposta que se ajusta à necessidade da mãe ou do casal. As possibilidades da consultoria são múltiplas, como:

- Consultoria em amamentação preventiva na gestação;

- Consultoria em amamentação no pós-parto;

- Curso para avós e familiares;

- Consultoria em cuidados com o recém-nascido;

- Consultoria de retorno ao trabalho;

- Consultoria de desmame gradual;

- Consultoria com uso de laserterapia;

- Furinho de orelhinha.

 

Consultoria Materno Infantil- Quando procurar?

A Consultoria é destinada ao período da gravidez, puerpério e nascimento do recém-nascido. As consultorias podem incluir a quantidade de serviços que cada família necessitar e por isso são estruturados e personalizados para atender cada família de forma individual. Elas podem ser online ou presenciais.

Quando uma mulher (ou casal) descobre a gravidez ou mesmo tem o desejo de engravidar, pode procurar pelos serviços da consultora materno infantil.  Nesta fase há ofertas por um curso inicial para gestante, com o objetivo de informar sobre os cuidados básicos com a saúde e as principais decisões a serem tomadas.

O nascimento de um filho, além de encher a família de alegria, é um momento que a atenção se volta para o bebê e, durante este período, Paula salienta que o cuidado com a mãe é muito importante. “A mãe passa por momentos intensos, em alguns casos até por uma cirurgia, como em um parto cesáreo”.

Paula ressalta que o período pós-parto, chamado puerpério, é o momento em que ocorrem intensas modificações físicas e psicológicas nas mulheres, em um curto espaço de tempo. “Juntas, essas características contribuem para aumentar a insegurança da mãe em relação aos cuidados necessários para garantir a saúde e bem estar do seu bebê e dela própria”.

Pensando na adaptação com o novo bebê e recuperação após o parto, a assessoria de Paula prevê um atendimento voltado para mães recém-paridas que buscam orientação no autocuidado materno em todos os seus aspectos.

No quesito consultoria em amamentação, Paula avalia, diagnostica possíveis problemas e, caso necessário, intervém na amamentação para promover o aleitamento seguro, prazeroso e eficaz. “Há respeito, acima de tudo, aos sentimentos e decisões da mãe. Além disso, incentivo, encorajo e empodero as mães e desenvolvo, junto com a família, uma nova rotina”.

Por reconhecer que cada família e cada bebê são únicos, com dúvidas e necessidades diferentes, Paula oferece pacotes de atendimento personalizados e pensados para que o aleitamento materno seja um processo exitoso, gerando bem-estar e conforto para a mãe e o bebê.  “O foco é prepará-los para a chegada do novo integrante, auxiliando-os na adaptação à nova rotina, para que possam curtir esse momento com mais tranquilidade e segurança”.

 

Paula Miranda

Consultora materno infantil

(27) 99860-0894

Compartilhe este conteúdo: