‘NÓS DA OBRA’ é especializada em acabamento fino
Com uma equipe capaz de cuidar da base até a entrega da obra, empresa nasceu da experiência de um profissional especializado em acabamentos finos
![]() |
Atualmente com duas obras de grande porte na região sob sua responsabilidade, ‘Nós da Obra’ tem uma marca que nasceu da experiência do ceramista Charles Glensi Santos Teixeira no WhatsApp. “Criei o grupo entre colegas de profissão com especialidades diferentes na construção. A obra que estávamos trabalhando acabou, só eu, meu irmão e um ajudante ficamos no grupo e então aproveitei o nome para colocar na minha empresa”.
A marca nasceu em 2012, no entanto Charles tem uma experiência bem anterior, pois começou a trabalhar muito jovem ao lado de seu pai, que era pe-dreiro na Grande Vitória. Nascido na região (mais precisamente em Aracê/Domingos Martins), ele mudou-se para a capital com os pais ainda criança. No ano de 2005 ele retornou para a região quando precisou substituir no trabalho um primo que sofrera um acidente de moto. Aqui conheceu a mulher que se tornou sua esposa e precisou retornar para trabalhar em Vitória durante mais três anos. Mais tarde fixou residência em Domingos Martins (Pedra Azul) e há dois anos, em Venda Nova, definitivamente com sua família.
“Sempre fui ceramista de profissão”, diz Charles sobre sua especialidade em trabalhar com acabamentos. Dentro das inovações do mercado, ele se especializou em aplicação de pisos vinílicos e passou por um longo processo de experiência e aprendizado até se tornar um empreiteiro. Nesse processo de evolução, ele fez grandes investimentos em equipamentos, maquinários e agregou mão de obra de outros profissionais, formando assim uma equipe bem preparada para enfrentar os desafios de obras completas.
'Nós da Obra' tem um repertório de obras de médio e grande porte em Venda Nova, Domingos Martins e Afonso Cláudio e optou por cuidar somente de duas obras simultaneamente. “Raramente estamos com três. Isso aconteceu somente em curtos períodos de transição de uma obra para outra”.
Das duas obras de grande porte que cuida agora, uma fica num complexo turístico em Aracê. A empresa já terminou o Centro de Eventos e agora está em um dos oito chalés a serem construídos. A outra obra trata-se de uma casa de 270 metros quadrados, em Pedra Azul.
Para dar conta de tanto trabalho, que ainda exige deslocamento diário, Charles conta com o sócio Edíplo Fonseca Costa, aquele que era o ajudante de pedreiro que ficou com ele no grupo de WhatsApp. “Eu o convidei para ser meu sócio, pois empreendi no Aldeia Restaurante e Petiscaria. Edíplo evoluiu profissionalmente e queria alguém para dividir melhor as responsabilidades inerentes a executar obras de grande porte”.
Nós da Obra já chegou a coordenar mais de 30 profissionais em uma construção. Nem todos, no entanto, pertencem ao quadro da empresa, mas os terceirizados trabalham sob a sua responsabilidade. A experiência pregressa de trabalho como gesseiro, carpinteiro e nos setores de hidráulica e elétrico foi fundamental para Charles preparar seus funcionários e possuir um olhar crítico sobre os trabalhos feitos por eles.
Toda essa expertise lhe assegura competência para coordenar obras de casas de mais de um pavimento, salões de eventos e projetos comerciais. Reformas como no setor de produção da Padaria Líder, Café 262, Lanchonete Dois Irmãos, The Rock Pub e diversas outras estiveram com sucesso sob a responsabilidade de sua empresa.
Instalação de laminados entre suas especialidades
![]() |
Devido à alta demanda, Charles se dedicou a compreender o passo a passo de instalar com perfeição os pisos vinílicos e laminados. O produto novo chegou ao mercado requerendo muito cuidado em sua instalação, o que exige uma mão de obra especializada. “Por esta razão eu mesmo sou responsável pela preparação do piso e instalação do material”.
Charles explica que o trabalho é feito em etapas e é preciso muita técnica para conduzir o processo. Climatização do produto no ambiente da obra, espalhagem correta, teste de umidade, paginação do material e tempo de colagem estão entre as exigências que devem vir todas acompanhadas de muita paciência.
Seu trabalho sempre é indicado pelos donos das lojas que vendem laminados. De acordo com ele, 99% das instalações que executa vêm dessas indicações e também dos clientes que já atendeu e ficaram satisfeitos.
NOVO EMPREENDIMENTO
Charles toca o Aldeia Restaurante e Petiscaria, em Lavrinhas, Venda Nova, com sua esposa Elzi Rosa de Jesus Costa Teixeira e com duas de suas filhas Kariny e Nikolly. Eles são pais também de Glenda e Yasmin. O empreendimento (que também é turístico e tem no chope servido um de seus atrativos) é em sociedade com Tatu Mieis, que o convidou para repaginar o espaço, agora destinado aos encontros familiares nas noites de quarta a domingo e nos almoços de sábado e de domingo. Eles também alugam o espaço para casamentos, aniversários e eventos coorporativos.