Venda Nova do Imigrante: 1º lugar para ambiente de negócios
![]() |
Jamile Fazolo (foto ganhadora do 3º Concurso Municipal de Fotografia - categoria morador) |
Passados 35 anos de emancipação, Venda Nova do Imigrante tem uma história de progresso iniciada em 1891 quando as primeiras famílias de imigrante italiano colocaram os pés no lugar. De lá pra cá, temos vários marcos de desenvolvimento e de vitórias que trouxeram o município para o lugar onde está hoje.
Os desafios vão se transformando e novas iniciativas e ações ajudam a criar o suporte que o município necessita para seguir adiante, sempre promovendo qualidade de vida e se solidificando como lugar onde vale a pena investir.
Para demonstrar um panorama atual do município, o prefeito João Paulo Schetino Mineti, o Paulinho Mineti, pontua vários marcadores que mantêm Venda Nova, como cidade do interior, na vanguarda do desenvolvimento.
- Recentemente Venda Nova conquistou o primeiro lugar no Índice de Ambiente de Negócios do Findes. O que isto significa para o município?
O Índice de Ambiente de Negócios- IAN busca conhecer melhor a realidade dos municípios capixabas realizando um diagnóstico neles. No total são 39 itens avaliados nas mais diversas áreas da administração pública divididos em quatro eixos (infraestrutura, potência de mercado, capital humano e gestão fiscal), onde os municípios são agrupados de acordo com algumas características em comum. Venda Nova garantiu o primeiro lugar no Cluster 3.
A conquista evidencia o desenvolvimento de Venda Nova do Imigrante, ao passo que mostra que a nossa gestão está trilhando o caminho certo! Com trabalho rígido, Venda Nova do Imigrante se fortalece enquanto polo de desenvolvimento regional, e hoje é um município competitivo que gera renda, empregos e atrai investimentos.
- Quais são os atributos que colocam Venda Nova nesta posição?
A posição de destaque é fruto do comprometimento da administração pública em alavancar Venda Nova do Imigrante. A nossa gestão é firmada na inovação, no investimento em transparência e desenvolvimento, e isso fez uma transformação no município, o que pode ser observado através deste diagnóstico do IAN. Venda Nova garantiu essa posição, o primeiro lugar num grupo de 16 municípios, pois alcançou a mais alta posição em categorias específicas de todos os quatro eixos analisados, como por exemplo: índice de tratamento de esgoto, em infraestrutura, diversidade econômica IHH em potência de mercado, nota do IDEB – fundamental I e médio, em capital humano e liquidez, que apresenta disponibilidade de recursos do município em honrar os compromissos contratados que ainda não foram quitados em gestão fiscal.
![]() |
- E o que garante o futuro de Venda Nova nesta posição?
O investimento na melhoria da qualidade de vida. Nós acreditamos que o investimento não é sinônimo de gasto, mas de resultado, seja a curto, médio ou longo prazo. Nosso planejamento é realizado pensando não só no presente, mas no futuro. A gestão pública tem realizado investimento na qualidade de vida em todos os segmentos, educação, agricultura, assistência social, esporte e lazer, finanças, transporte, meio ambiente, turismo e saúde. Neste segundo ano de gestão, a educação, por exemplo, já colheu fruto dos investimentos foi destaque no IAN 2022. Eu estou como prefeito, mas sou professor de carreira, então eu entendo e acredito que o investimento em educação deve ser progressivo para gerar, bem como manter e ampliar, bons resultados. Buscamos sempre garantir uma boa alimentação nas escolas, um bom transporte escolar, manter a comunidade escolar com servidores qualificados, garantir a melhoria nas estruturas físicas, estreitar e intensificar a relação entre família e escola, para que o estudante, vivencie a união entre escola e família e transforme a sociedade.
- O que a Municipalidade está fazendo para que o município continue gerando novas e boas oportunidades?
A nossa gestão fortalece cada vez mais as parcerias para trazer mais desenvolvimento para o município e melhoria de qualidade de vida para os munícipes. Seja em infraestrutura, aquisição de novas máquinas e equipamentos para suprir as demandas no município, melhoria no turismo até em empreendedorismo, com inclusão no mundo do trabalho e acompanhamento de empreendedores.
Iremos inaugurar neste mês de maio, dentro da programação do aniversário de emancipação política de Venda Nova do Imigrante, a Casa do Empreendedor, uma parceria entre a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante e Sebrae. O prédio, que fica ao lado do fórum, reunirá diversos serviços para o cidadão e empreendedor. Os serviços relacionados ao MEI, Nosso Crédito, Procon, Núcleo de Atendimento ao Contribuinte, Fiscalização, Atendimento Imobiliário, entre outros, estarão em um só local, dando mais celeridade ao atendimento.
Temos ampliado nosso programa “Incluir – Mundo do Trabalho”, que realiza oficinas e cursos com foco na qualificação do cidadão. Além disso, o programa, que está lotado na Secretaria Municipal de Assistência Social, divulga vagas de emprego e outras oportunidades relacionadas ao mercado de trabalho não só de Venda Nova mas de toda a região.
- A Prefeitura de Venda Nova vai receber o selo Ouro de Qualidade e Transparência Pública. A que se atribui a conquista e/ou como tem funcionado essa transparência?
A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante consolidou mais um importante avanço nas ações governamentais de transparência pública, alcançando o primeiro lugar no Estado do Espírito Santo, entre as Prefeituras que receberam o Selo Ouro de qualidade em transparência pública 2022, do Programa Nacional de Transparência Pública, organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, a Atricon.
Podemos atribuir esse resultado ao comprometimento da nossa gestão com a pauta da transparência e da integridade, bem como, ao excelente trabalho dos nossos servidores municipais, que se empenham diariamente no aprimoramento das boas práticas nos atos da administração pública municipal. Resultado esse que também vem coroar as ações desenvolvidas através da nossa Controladoria Interna, especialmente, durante a nossa "Semana Municipal da Integridade, Transparência e Combate à Corrupção", instituída através da Lei nº 1.438/2021, cujo objetivo é fomentar a cultura da integridade, transparência, honestidade e ética no nosso município. Vale destacar que a transparência pública nos atos da nossa gestão municipal tem funcionado como uma verdadeira prestação de contas para a sociedade em geral, uma vez que, os cidadãos podem acessar as informações sobre como o dinheiro público está sendo utilizado e sobre os mais variados assuntos relacionados aos atos da nossa gestão pública municipal.
- É uma realidade que Venda Nova é polo regional em educação e em serviços de saúde. Quais são as conquistas mais recentes nestes setores e o que tem sido feito para se manter na vanguarda?
A educação em Venda Nova do Imigrante tem sido, nos últimos anos, protagonista em muitas ações que garantem a melhoria da qualidade do ensino no nosso município. Nós temos realizado melhorias nas estruturas físicas das escolas, com reformas importantes para atender às necessidades pontuais e melhorar a condição para os alunos, familiares e os profissionais que nela trabalham. Temos feitos aquisições para melhorar o trabalho pedagógico nas escolas, desde a compra de equipamentos tecnológicos, acervos literários, brinquedos e jogos educativos.
No transporte da educação, destaco os novos ônibus e o caminhão baú, refrigerado, para o transporte dos alimentos da merenda escolar.
Além disso, as ações de busca ativa para identificar os motivos e evitar que o aluno abandone a escolarização tem sido um ponto de ação muito incisivo.
Não posso deixar de destacar as ações da equipe pedagógica da Secretaria, com a construção de um Pacto da Rede Municipal com várias metas que são reforçadas e direcionadas durante os trabalhos de formação com as equipes pedagógicas e os professores da rede.
São muitos os esforços envolvidos pelo empenho que garante a qualidade do ensino em Venda Nova do Imigrante. Nosso compromisso com a educação é continuar investindo para garantir a qualidade do aprendizado e da estadia das nossas crianças nas creches, na educação infantil e fundamental em nosso município.
A Prefeitura de Venda Nova sempre busca ampliar e melhorar o acesso da população ao serviço de saúde. Nos últimos anos aderimos ao programa Saúde na Hora que, implanta nas unidades de saúde com maior número de pacientes cadastrados, o funcionamento estendido de 07 às 19h. Desta forma, os trabalhadores conseguem atendimento fora do horário comercial.
Outra ação que promoveu um maior cuidado com a população e transformou Venda Nova do Imigrante em polo regional, foi a instalação do Serviço Médico Legal, onde as vítimas de violência e óbitos que precisam passar por autópsia são atendidos no próprio município, sem a necessidade de deslocamento. Desfrutam deste serviço não só Venda Nova, mas outros doze municípios que compõem a área de cobertura.
Outra grande conquista foi a habilitação pelo Ministério da Saúde da Equipe de Saúde Mental composta por médico, psicólogo e assistente social que cuidam de forma integral e individualizada dos pacientes, garantindo tratamento e acompanhamento dos pacientes e familiares.
Também investimos em capacitações para nossos servidores como forma de prestar um atendimento mais humanizado e cada vez melhor para os munícipes, ao passo que valorizamos a dedicação dos nossos servidores. A demanda dos temas das capacitações surgem de escutas das equipes e da população. Funcionários mais preparados cuidam melhor dos nossos munícipes.
Todo esse empenho em qualidade do trabalho nos garante ótimas posições no ranking estadual de municípios na avaliação os indicadores do Previne Brasil, programa que avalia qualidade dos serviços prestados assegurando o financiamento do SUS. A avaliação que acontece a cada quadrimestre nos garante sempre estar entre os 10 primeiros municípios de um total de 78. A última avaliação ocorrida correspondente do último quadrimestre de 2022 ficamos em quarto lugar.
Além disso, a Prefeitura tem se comprometido a renovar a frota dos veículos de transporte dos pacientes e reformar as unidades de saúde, também estamos com as obras da farmácia cidadã e unidade de saúde do Marmin para iniciarem ainda esse ano.
- E quanto ao turismo. Como Venda Nova tem se destacado e quais os projetos para fortalecer o setor?
Venda Nova do Imigrante é a Capital Nacional do Agroturismo e está se tornando referência nacional em turismo de experiência. É a vivência no meio rural, experimentada com o socol, cafés especiais, cervejas artesanais mais recentemente na produção de azeite. Vários produtos novos chegando, rotas turísticas surgindo, a exemplo das rotas Azul e dos Lagos. O nosso caminho vai continuar sendo esse, o que coloca Venda Nova novamente como a bola da vez. E temos que falar também da nossa vocação regional. Estamos em um território que trabalha junto, fala a mesma linguagem. As próprias rotas citadas envolvem dois ou três municípios. O turista está buscando exclusividade, experiências com os produtores rurais do agroturismo.
Quanto aos projetos para fortalecer o setor, temos uma parceria com o Sebrae/ES para fomentar o turismo de experiência e tornar Venda Nova um modelo para todo o Brasil, cada vez mais eficiente na geração de oportunidades e renda. Em suma, o objetivo é tornar o município um bom lugar para se morar e empreender e um destino acolhedor e completo para o turismo. As ações estão previstas para serem executadas no prazo de um ano e irão servir de modelo para todo o Espírito Santo. O convênio contempla consultoria customizada para implantar nova sinalização, iconografia e inventário turísticos de Venda Nova, e criar uma marca coletiva para o município.
Outro parceiro importante é o Montanhas Capixabas Convention e Visitors Bureau, que tem nos apoiado na realização dos eventos como a RuralturES e captação e criação de novos feiras de negócios, como a Feira da Aventura que acontece junto com o Polenta Off Road, e a Espírito Madeira, com previsão para acontecer em setembro.
- Como o prefeito avalia Venda Nova ser sede da RuralturES? Qual a importância para o município e para a região a realização do evento?
A RuralturES nasceu em Venda Nova do Imigrante. Em 2021, após o sucesso da edição nacional da Ruraltur realizada pela primeira vez fora da região nordeste do Brasil em 2019, a Capital Nacional do Agroturismo sediou a primeira Feira Estatual de Turismo Rural, a RuralturES.
Nossa gestão sempre incentivou a realização da Feira. Os munícipes e os turistas podem observar que ao passar dos anos a feira está cada vez maior, com ampliação de espaço, batendo recordes de público e gerando vendas diretas que ultrapassam a casa dos milhões de reais, movimentando assim a economia local. O evento permite acesso do mercado aos novos empreendimentos locais e troca de experiências, uma vez que concentra bons projetos e iniciativas de diversos municípios e Estados do Brasil.
Durante os dias de eventos, os participantes podem conferir aulas shows, praça gastronômica, conferir as centenas de estandes disponíveis nos galpões, contemplar diversas atrações culturais, conhecer diversos projetos segmentados de experiências e degustar queijos, cervejas artesanais, cachaças, linguiças, variedades de socol, diversos produtos produzidos artesanalmente e diversos serviços relacionados ao turismo.
* Entrevista produzida com o apoio da Assessoria de Comunicação da PMVNI.
![]() |
Foto de Deusdete Zandonadi (ganhadora do 2º Concurso Municipal de Fotografia - categoria morador. |