Português (Brasil)

Uma plataforma para que o Sicoob ofereça serviços e soluções não financeiras

Uma plataforma para que o Sicoob ofereça serviços e soluções não financeiras

Para continuar a prestar serviços não financeiros, como o de saúde, de telefonia e de energia limpa, surge a Ciclos, uma cooperativa que nasceu para atender a uma demanda inicialmente do Sicoob Sul-Serrano, e hoje serve ao Brasil inteiro

Compartilhe este conteúdo:

O Sicoob Sul-Serrano passava por um grande desafio, quando o Projeto Telecom agregava 4 mil linhas e o aumento na demanda se deparava com um processo de controle manual. Quem assumiu o projeto nessa época foi Mayara Bittencourt Caus, que conseguiu a automatização através de um sistema de Minas Gerais, após a ideia inicial  ter sido trazida pelo então supervisor de produtos e serviços, Flaviano Mauro Canal, que a conheceu num evento do Bancoob.

Mais adiante foi implementando melhorias com uma empresa do Rio Grande do Sul, que proporcionou a possibilidade do ganho em escala para ampliar a oferta de serviços de telefonia. A partir desse progresso, o setor conseguiu fazer funcionar um modelo de negócio e compartilhá-lo com todas as cooperativas do Espírito Santo.

Surgiu então a Ciclos, uma cooperativa de plataforma, coordenada pelo Sicoob Central ES,  que se tornou o braço do Sicoob para atender os associados no Espírito Santo com serviços não financeiros, como os de telefonia, de saúde e de energia limpa, e mais um universo de possibilidades que ainda pode ser agregado. O modelo se expandiu, servindo de suporte para o Brasil inteiro.

Mayara explica que a Ciclos é uma plataforma baseada na economia compartilhada e nos conceitos do cooperativismo. “O objetivo é conectar os associados com soluções unificadas em condições exclusivas. Trata-se de um braço estratégico do Sicoob que nasceu com a demanda do Sul-Serrano. Com a Ciclos ficou mais fácil fazer a gestão desses benefícios, pois a natureza do Sicoob é tratar de serviços financeiros”.

Para Mayara, a criação de uma cooperativa para gerir os serviços que o Sicoob sempre prestou aos associados foi a única forma de continuar possibilitando esses benefícios e ampliar o leque. “A Cooperativa continua priorizando o menor custo e a maior qualidade para o associado ao compartilhar essas possibilidades”.

 

Do estágio à gerência, uma profissional polivalente

com desenvoltura para atuar em diversas áreas

Transformação- Agregada ao quadro do Sicoob Sul-Serrano como estagiária em 2007 na Unidade Administrativa, seis meses depois foi contratada para trabalhar no setor administrativo e contábil. Em 2013 foi promovida a supervisora de administração e a gerente operacional em setembro de 2020, onde lidera uma equipe de 19 profissionais.

           Com 33 anos, formada em administração e duas pós-graduações, Mayara faz parte do time da nova geração que aprendeu com os mais experientes e deu frescor e gerou ao sistema a adaptabilidade aos novos tempos. E ela fazia parte do time quando o projeto de Telecom precisou passar por mudanças profundas para que o Sicoob continuasse a beneficiar seus associados com serviços de telefonia de qualidade e com valores menores que os praticados no mercado.

“Trabalhava há alguns anos com o projeto da Telecom e as dificuldades eram muito grandes. Fomos dando sugestões para mudar o processo e o presidente Cleto Venturim nos escutava e nos instigava a procurar soluções”, relata Mayara.

 

Um ambiente acolhedor

“Com a migração dos serviços financeiros para a palma da mão foi necessário repensar a nossa estrutura e conceitos de ação, trazendo um ambiente mais acolhedor para os nossos espaços”, disse sobre a configuração das novas agências.

Mayara faz a observação para pontuar o quanto as novas agências, pontos de atendimento ou escritórios de negócios estão evoluindo a arquitetura de seus ambientes para receber os associados com maior calor humano. “Os encontros entre os associados e a equipe do Sicoob estão cada vez mais pontuais, pois a maior parte da movimentação é feita via aplicativo”, observa.

As novas agências na Grande Vitória e também no interior, como a dos distritos de São João de Viçosa e do Alto Caxixe, foram concebidas dentro deste conceito. “Isso é um convite ao associado, que deve se sentir bem e acolhido quando entrar em uma dessas agências, deve se sentir em casa”, afirma Mayara.

 

Um convite ao associado quando for à capital

Dentro desse novo conceito, o ápice está na nova experiência do Sicoob Sul- Serrano, que abriu o “Lounge Findes Sicoob”, em dezembro de 2019, espaço que fica no térreo do prédio da Findes (540m²), na Avenida Nossa Senhora da Penha, em Vitória, e funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 18 horas. Com o objetivo de facilitar a realização de negócios, o atendimento consultivo e a conexão entre as pessoas e as empresas do Espírito Santo, em um espaço integrado e compartilhado, tem uma agência do Sicoob com um conceito inovador, onde fazem parte desse modelo uma cafeteria, uma torrefação, uma fábrica de chocolate e um espaço para encontros, reuniões e negócios.

“Todos os associados do Sicoob Sul-Serrano estão convidados para conhecer e usufruir do espaço quando forem à capital. Os produtores podem colocar seus produtos para a venda no local, onde passam pessoas de todo o Brasil que frequentam a Findes. É uma ‘vitrine para o associado’, e quem tiver interesse é só procurar sua agência de relacionamento’’, explica Mayara. 

Para gestão do espaço (cafeteria, torrefação e fábrica de chocolate), o Sicoob Sul-Serrano fez uma parceria com a Agrocoop e com a Make A Coffee. “É um conceito que proporciona uma experiência sensorial: o aroma e o sabor do café, bem como do chocolate... Ainda tem a iluminação e o som ambiente, mesas para reuniões distribuídas de forma aconchegante, numa proposta de integração e troca de experiência. É um espaço onde as pessoas podem realizar negócios e suas movimentações financeiras enquanto apreciam produtos capixabas. Ainda é permitido que o associado acompanhe a torrefação de café. Em breve, o processo de produção de chocolate voltará a ser mostrado no local”, acrescenta Mayara.

O espaço, que foi inaugurado no final de 2019, está em retomada de funcionamento, tendo em vista a crise sanitária trazida pelo novo coronavírus. Tudo começa a se equilibrar e o novo espaço começa a reabrir. O lounge tem ambientes para estudos e reuniões, e também é adequado para eventos com até 80 pessoas. A ideia é que também seja utilizado para cursos e capacitações dos associados.

O projeto, que nasceu por idealização de Cleto Venturim, foi concebido pela equipe do Sicoob Sul-Serrano. “Tocar novos projetos e fazer surgir novos líderes, dentro do corpo de funcionários e também entre os associados, é uma filosofia como demonstra pretender nosso presidente. Ele reconhece a força dos que estão na raiz do cooperativismo, mas quer tornar o Sicoob cada vez mais atraente para as jovens lideranças. Por isso essa proposta de inovar e criar novas oportunidades”.

Compartilhe este conteúdo: