Português (Brasil)

Uma área verde no coração da cidade

Uma área verde no coração da cidade

Além de toda infraestrutura e reflorestamento da área de preservação, o Loteamento Olímpio Perim investe em arborização das ruas e grama as calçadas

Compartilhe este conteúdo:

O Loteamento Olímpio Perim prossegue com o seu projeto de fazer do Providência um dos bairros mais agradáveis de se morar em Venda Nova. Paralelo ao calçamento das ruas e avenidas, o Loteamento está arborizando todas as vias com árvores floríferas.

Todo planejamento urbano privilegia o remanescente da mata atlântica e respeita o curso dos córregos que atravessam a área. Natureza e urbanismo se integram, como deve ser em toda área habitada.

 “Além do espaço verde que forma a Área de Preservação Permanente-APP, com cinco mil mudas plantadas e já com o crescimento médio de

Zezé Perim está à frente da administração do Loteamento.
Ele representa todos os herdeiros do saudoso Olímpio Perim (seu pai),
que sonhou em transformar o Sítio Providência em um loteamento e
viu o início desse projeto se tornar realidade.

1,5 metro, estamos plantando árvores nativas que vão florir em diferentes épocas do ano. Isso quer dizer que sempre haverá espécies em floração no Loteamento”, diz José Ângelo Feitosa Perim (mais conhecido como Zezé Perim), sócio administrador do empreendimento dos herdeiros de Olímpio Perim. 

Para plantar as espécies mais adequadas ao longo das vias, que não prejudicassem futuras construções, o Loteamento contratou um projeto de paisagismo e arborização da engenheira florestal Joana Scarparo Novello. “Tudo é importante: o tipo de raiz e de copa, assim como as florações. Queremos beleza e facilidade de manutenção, pois a proposta é oferecer qualidade de vida para os futuros moradores”, salienta Zezé.

Cada rua ganhou um tipo de árvore e algumas delas serão nomeadas com o nome da planta. Rua das Manacás, Rua dos Resedás, Rua dos Jacarandás, Rua das Sennas, Rua dos Ipês, Rua das Cerejeiras e Rua Jasmim-manga estão entre os exemplos dos nomes que ajudarão a construir a identidade do lugar. “A proposta é ser um loteamento verde, contribuindo com a qualidade de vida de quem morar e também no seu entorno”.

O processo de plantio de grama nos espaços destinados a construção das calçadas estão em fase inicial e Zezé enfatiza que são dois metros de largura. “Caberá ao futuro proprietário manter a grama ou colocar o revestimento que melhor se adequar ao seu projeto construtivo. Nossa preocupação vai além da estética, é contribuir com a porcentagem de área de absorção da água da chuva que forma os lençóis freáticos. Também teremos um lugar mais úmido e fresco”.

O plantio da área de preservação se estende num espaço total de  42.698,89m³, privilegiando as margens dos córregos Providência e Santo Antônio da Serra, sendo essa a maior área de reflorestamento urbano de Venda Nova. A iniciativa faz parte de ações que visam preservar o meio ambiente e oferecer qualidade de vida aos moradores do Loteamento e região.

Também pensando em facilitar a vida dos futuros proprietários, a administração está preparando os terrenos em aclive que necessitam de licença ambiental para fazer cortes, deixando prontos os platôs para construção e gramando os taludes. De acordo com Giulia Caliman, engenheira civil responsável pelas obras do Loteamento, isso não impede que o futuro proprietário faça sua licença para novas intervenções.

 

Todas as ruas serão calçadas

Equipe do Providência, que administra o Loteamento Olímpio Perim:
José Ângelo Perim (Zezé), André Perim, Ranuza Perovano Debortolli
e Giulia Caliman. Recentemente Zezé Perim encorpou seu filho
André Perim à equipe administrativa do Loteamento Olímpio Perim.
André está responsável pelo marketing, desenvolvendo o lançamento
do site. Ranuza também é nova na equipe administrativa e
responsável pelas publicações nas redes sociais, Facebook e Instagram.

O Loteamento Olímpio Perim é a extensão do Centro. Rodeado de verde, essa proposta de lugar ideal para morar e investir é servida pela rodovia estadual Pedro Cola, que desemboca na principal avenida comercial da cidade, a Domingos Perim. Por este motivo, o loteamento também é terreno fértil para empreendimentos como o posto de combustível de Leonardo Caliman, já em funcionamento.

A administração providenciou o calçamento da via frontal e várias ruas já estão sendo pavimentadas e o serviço será feito em todo loteamento, mesmo não sendo obrigação legal. O empreendimento já possui quatro ruas com a pavimentação concluída e três com o serviço em andamento, tendo como objetivo a conclusão de pavimentação total no prazo máximo de dois anos.

Além de Zezé, na sociedade de administração do empreendimento está também Luiz Carlos Feitosa Perim, dois dos seis filhos de Olímpio. “A conclusão do Loteamento é um sonho de meu pai Olímpio. Ele quis um loteamento com ruas largas e calçadas, onde os moradores pudessem ter qualidade de vida. Ele viu parte desse sonho ser realizado antes de partir”, disse Zezé.

Desde setembro de 2015, a engenheira civil Giulia Caliman foi incorporada à equipe da Providência e acompanha desde o início toda evolução das obras de infraestrutura do Loteamento. “Pude perceber no projeto   idealizado por Olímpio a preocupação com a qualidade do empreendimento, apenas 59,05% das áreas são comercializáveis. O loteamento foi projetado com ruas largas que chegam até 11 metros de largura e calçadas com 2 metros”.

Compartilhe este conteúdo: