Português (Brasil)

Um novo modelo de agência no coração do Alto Caxixe

Um novo modelo de agência no coração do Alto Caxixe

Numa proposta diferente das agências convencionais, o escritório de negócios foi pioneiro no Estado na instalação do ATM Reciclador e do 'paystation'

Compartilhe este conteúdo:
Daniela Guarnier  Spadeto (agente de negócios), Alex Zulcon Meneguete
(agente de atendimento), Giovane Bissoli (gerente da agência São Pedro) e Valério
Fardim Avance, agente de negócios que atua à frente do escritório de negócios do Alto
Caxixe. O escritório fica sob a gerência da agência São Pedro.

Em poucos meses que o Sicoob Sul-Serrano abriu um escritório de negócios (um novo modelo de agência) na Sede do distrito do Alto Caxixe, foram registrados mais de 300 novos associados. O espaço concebido com a visão de uma nova modalidade de atendimento foi para dar suporte à região da bacia do Caxixe, que é grande e populosa e lugar de moradia de pessoas já associadas. O escritório fica sob a gerência da agência São Pedro – Venda Nova, que tem como gerente Giovane Bissoli.

Numa proposta diferente das agências convencionais, o escritório de negócios foi pioneiro no Estado com a instalação do primeiro ATM Reciclador (que recebe depósitos em espécie, realiza o depósito na conta do associado no mesmo instante e o disponibiliza novamente para saques) e um outro equipamento também piloto no Espírito Santo 'paystation', máquina que recebe contas em dinheiro e devolve troco até em moedas, sem qualquer intervenção humana. E as novidades estão sendo bem assimiladas pelos usuários, que entram e saem o dia inteiro para fazer suas transações bancárias, de forma ágil e dinâmica.

O agente de negócios Valério Fardim Avance, 33 anos, atua na linha de frente no escritório de negócios e fala da movimentação gerada com a abertura do espaço. “Somos um dos pontos que tem maior índice de abertura de conta entre as agências do Sicoob Sul-Serrano. Acredito ser devido à economia forte da praça que atuamos, que engloba também Pedra Azul, Forno Grande e Braço do Sul”.

Ele observa que as pessoas estão aprendendo a lidar com o reciclador e o paystation, que têm trazido facilidade para a vida dos moradores e empreendedores locais. “Foram três meses de projeto piloto para o Sicoob nacional e passados esse período, conhecemos melhor o perfil do usuário”. Uma das observações de Valério sobre o reciclador é que o sistema não recebe notas danificadas e tem um sensor de notas falsas, lendo-as pelo tamanho, cor e brilho. “A máquina devolve as notas danificadas e pede para trocá-las. Os moradores estranham um pouco, mas estão se acostumando”.

Valério explica que o paystation funciona como um correspondente bancário, onde se chega com um boleto, coloca o dinheiro e recebe o troco. Além de notas, aceita moedas também.

Como atualmente é possível fazer quase todas as movimentações via celular, nas primeiras contas abertas no escritório do Alto Caxixe, os associados foram convidados a baixar o aplicativo. “Nós damos suporte para que o cliente conheça toda a funcionalidade e, com o próprio celular, os associados mexem na máquina recicladora e se surpreendem com o quanto é fácil. Tendo as senhas de segurança, que é da própria pessoa, não tem erro. Depois de que se autoatender duas vezes passa a não precisar mais de ajuda”, relata Valério.

Com estes dois sistemas de autoatendimento, a equipe do escritório pode atuar como agentes de negócios e consultores, pois o escritório atende com todas as funcionalidades de uma agência bancária comum. Os associados podem abrir contas, fazer depósitos, empréstimos e financiamentos e contratar diversos produtos e serviços.  Como consultores orientamos e divulgamos aos associados para conhecerem as diferentes linhas de crédito, a fim de adequar ao perfil e necessidade.

“Temos linhas atrativas que têm entre suas principais vantagens taxas menores e juros mais baixos, além de prazos de carência para pagar. Como exemplo, tem a linha do crédito empreendedor, com juros fixos e variáveis, avaliando o perfil do cliente, com prazo de carência para pagar a primeira parcela”, explica Valério.

Valério, que está no Sicoob desde 2014, começou como caixa e passou pelo setor de atendimento, com o serviço de seguro, na agência São Pedro. No dia 27 de outubro de 2020 começou a atuar como agente de negócios no Alto Caxixe, onde se deparou com uma experiência diferente e desafiadora.

Com uma tecnologia de ponta, a 'agência' implantou um projeto piloto numa comunidade que valoriza o relacionamento. “As pessoas são muito próximas e receptivas, gostam de perguntar e interagem muito. Até mesmo por WhatsApp. Acredito que eles queriam uma agência aqui e acredito que até mesmo pela dificuldade do uso de telefone (eles reclamam muito do sinal), eles venham tanto até a agência”.

Devido à crise sanitária, no período de maior risco, a maior parte do contato com os moradores foi online. Com o abrandamento da pandemia, as portas da agência ficam abertas e o atendimento é feito dentro dos protocolos de segurança: uso de máscara, álcool gel e distanciamento.

Compartilhe este conteúdo: