Português (Brasil)

Um intelectual entre os voluntários

Um intelectual entre os voluntários

Benjamim Falchetto construiu um legado especial para a Festa da Polenta e para a cultura típica do imigrante italiano de Venda Nova

Compartilhe este conteúdo:

Falar da Festa da Polenta é falar de cultura. E nesse contexto sempre cabe a figura de Benjamim Falchetto, 93 anos, uma referência em Venda Nova e nos movimentos que fazem o diferencial positivo do lugar.

Presente deste a primeira Festa da Polenta, ele fala com carinho e admiração do evento criado por padre Cleto Caliman. “Não posso deixar de citá-lo, de enaltecer o que o religioso representa para nossa comunidade”, diz Benjamim.

Membro do Coral Santa Cecília desde sua fundação (por sinal criado pelo estímulo de padre Cleto), Benjamim estava presente na Festa cantando naquela que era praticamente a principal atração cultural do evento. As apresentações do Coral eram dentro do ginásio, onde também aconteciam os shows.

“Eu me encanto com a criatividade das diretorias e de alguns voluntários que sempre inventam novidades, agregando mais valor cultural à Festa da Polenta”. Assim foi com o Paiol do Nonno, que sempre teve à frente o Angelim Falqueto, e onde Benjamim cuidou do moinho de pedra por um bom tempo.

“As pessoas ficavam curiosas sobre o funcionamento do moinho. Quem não conhecia ficava encantado pelo que considerava uma novidade e quem conheceu na infância se emocionava ao relembrar as experiências vividas no passado”, descreve Benjamim.

Culto e sempre acompanhado de um bom livro, Benjamim olha com deferência o trabalho  dos demais voluntários e admira a incorporação de atrativos como o Desfile Cultural (nas manhãs de sábado), o Tombo da Polenta e a Serenata Italiana (sempre em julho).

O movimento criado através dos membros do Coral Santa Cecília, como a Cantarola Italiana da 'Missa das Dez', foi fundamental para o surgimento da Serenata Italiana e do próprio Desfile Cultural. “Com a transformação em dos desfiles em Desfile das Famílias, os membros da cantarola se dividiram um pouco. No entanto, tudo ficou cada vez mais interessante e se tornou cada vez mais um forte atrativo para os turistas e para os moradores também”.

Outros projetos nasceram inspirados no Coral Santa Cecília, como a criação do Coral Sol da Manhã, que vem há décadas revelando talentos para a música de Venda Nova. Benjamim vê também a Banda Toni Boni como outro fruto do coral, tendo em vista que seus primeiros membros e muitos dos atuais passaram por lá.

Além de se apresentar na Festa, o Coral Santa Cecília animava as missas do domingo incluída na programação. As canções populares trazidas pelos imigrantes italianos eram executadas na apresentação do ginásio e para a missa italiana ficam as clássicas religiosas, como a Cristo Rissoto, que fazia muito sucesso.

Benjamim Falchetto construiu um legado especial para a Festa da Polenta e para a cultura típica do imigrante italiano de Venda Nova ao pesquisar cançonetas e coloca-las no papel. Até há alguns anos, tudo estava na transmissão oral. Ele organizou os livretos para a Serenata Italiana e para a Missa das Dez.

No ano de 2006 ele foi para os palcos para ser o personagem principal da encenação da “Famiglia Dei Gobom”, um trabalho realizado com os membros do Gruppo di Ballo Granello Giallo. A encenação foi feita antes (em um palco no pátio da igreja para apresentação das candidatas a Rainha da Festa da Polenta) e depois dentro da programação principal.

Todas as atrações culturais da Festa da Polenta, além da culinária (é claro), são o que mais encanta Benjamim, que também cita o Desfile de Eleição da Rainha da Festa da Polenta. “Achei muito bonito o ano que fizeram homenagem às personagens femininas do Renascimento. É linda essa recuperação da história”.

“Também gosto muito das publicações da Revista da Polenta, que todo ano traz história, fala de nossa cultura e, de forma especial da Festa da Polenta”, diz Benjamim, que já assinou várias crônicas, escreveu poemas e cantigas publicadas ou não nesse projeto editorial.

Compartilhe este conteúdo: