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Um gerente que começou estagiando aos 16 anos

Um gerente que começou estagiando aos 16 anos

Para Victor Menegueti, acolher as diferenças culturais é fundamental para estabelecer sintonia e diálogo com os associados das comunidades por onde passa

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Foto Wanda Ferrera/Jean Davies

Dentro do time do Sicoob Sul- Serrano, Victor Zagotto Menegueti, 36 anos, faz parte da ala mais jovem, nem por isso menos experiente. Com 20 anos integrando à equipe da Cooperativa de Crédito, podemos dizer que ele passou a maior parte de sua vida perto desse movimento cooperativista.

Aos 16 anos de idade Victor foi admitido na agência Vila Betânea, a única do Sicoob em Venda Nova na época que mais tarde foi denominado Sicoob Sul-Serrano, devido à sua expansão. O jovem passou pela experiência como estagiário,  atendente, caixa e depois foi para a área do crédito, como agente de negócios. Essa jornada levou pelo menos uns dez anos.

Em 2011 surgiu uma oportunidade de assumir o cargo de encarregado de negócios no município de Ibatiba, para onde ia e voltava todos os dias. Lá ele percebeu uma cultura diferente com da qual ele estava acostumado em Venda Nova e, habilidoso, logo aprendeu a lidar com o jeito das pessoas, principalmente com interesses e necessidades peculiares do lugar.

“Em Ibatiba as pessoas falavam mais sobre o café, pois essa era (e é) a principal cultura do Município. Em Venda Nova havia mais diversificação e hortifrutigranjeiros”, recorda-se. Victor ficou um ano e meio em Ibatiba e nesse período se tornou supervisor de agência.

A oportunidade de se tornar gerente veio com o convite para atuar em Brejetuba, no ano de 2013. Além do desafio da nova função e do distanciamento geográfico equivalente, também se deparou com uma comunidade diferente. “O café, mais uma vez, era predominante, mas o jeito da comunidade também era diferente, tanto dos associados de Ibatiba quanto dos de Venda Nova. Mas eu me adaptei rápido”. Victor lembra da felicidade que foi quando recebeu da câmara municipal de vereadores o título de Cidadão Brejetubense, o que mostra como foi acolhido pela comunidade.

Dono de uma voz grave e firme, a figura de um rapaz jovem surpreendia a maioria dos associados, ao se deparar com Victor depois de falar-lhe ao telefone. Mas era só o impacto inicial, logo desfeito pela segurança serena do gerente bem preparado pelas experiências, pelos estudos e pelos cursos proporcionados pelo próprio Sicoob. “Com atendimento assertivo, logo os associados ficavam seguros”.

Victor fez faculdade de administração e duas pós-graduações, além de diversos cursos de capacitação. “Antigamente a gente tinha que se deslocar e, com o Sicoob Universidade, temos vários cursos online  de atendimento, liderança, crédito... Todos de fácil acesso”, afirma o rapaz, que aproveitou muitas oportunidades para estudar na tranquilidade de sua casa, depois do expediente.

Outra marca registrada do Victor é a facilidade de ensinar e desenvolver as equipes, “eu procuro sempre fazer com o que funcionário busque a informação, dou o caminho, mas sempre incentivando a curiosidade e a crítica para aprimoramento dos processos”. Mesmo ainda jovem, Victor se orgulha muito de já ter proporcionado o crescimento e o desenvolvimento de vários profissionais do Sicoob.

 

Mudanças

A constante busca por conhecimento, mesmo sendo jovem, é condição fundamental para se manter atualizado. “Em 20 anos houve tantas mudanças, principalmente com o autoatendimento”, disse citando o mais novo equipamento, o ATM Reciclador, que processa depósitos na hora e credita o dinheiro para os depositantes no mesmo instante, e já disponibiliza também de forma automática o numerário para saque. “Antes praticamente todas as movimentações eram realizadas dentro das agências, nos caixas ou nos balcões, e isso mudou de forma acelerada principalmente nos últimos cinco anos”.

Victor também cita os aplicativos como as principais evoluções. “Nosso aplicativo foi eleito o melhor e o mais seguro do Brasil”, pontua.

Além de seguro, o aplicativo possibilita todas as transações antes realizadas pelos caixas das agências, como pagamento de boletos através da leitura de código de barras, transferências e até depósitos de cheques, que são fotografados. “Hoje, devido aos novos meios de pagamentos, o cheque vem caindo em desuso. Antigamente, tínhamos que processar todos os cheques e conferir tudo no final do dia para que fossem para compensação em Vitória, via malote. Eles eram compensados de madrugada e o valor só entrava na conta pela manhã. Hoje a conferência deixou de ser manual e é feita toda de forma automatizada”.

Victor também cita as várias linhas de crédito que podem ser contratadas pelo associado através do próprio aplicativo do Sicoob, sem necessidade de se dirigir a agência.

Com o cadastro do associado atualizado, o sistema faz o cálculo, considerando os riscos, e disponibiliza ou não o valor pleiteado. “O cliente entra no sistema, simula o valor e o prazo, digita a senha e pronto, o dinheiro já está na conta”.

Antigamente todas as fases do processo de um contrato de crédito eram impressas e depois digitalizadas. O processo automatizado está gerando uma grande economia de tempo e papel, contribuindo assim para o meio ambiente e otimizando as rotinas operacionais. “Todo  trâmite online do processo é acessível com um clique do cliente”, acrescenta Victor.

 

Interação

Em 2016 voltou para Ibatiba, agora como gerente de agência, onde atuou por mais três anos, e então recebeu o convite para assumir a gerência de Conceição do Castelo, seu atual posto de trabalho. Em suas 'andanças' pela região, Victor tem no seu jeito pacífico e de bom ouvinte os trunfos para se comunicar bem com pessoas de diferentes interesses, temperamentos e culturas.

E é essa inclinação em acolher o diferente que o faz também uma pessoa aberta às inovações e com capacidade de dialogar de forma acolhedora, se tornando natural os associados aceitarem vivenciar as facilidades que a tecnologia oferece. “Os associados que moram no interior já mudaram bastante e estão mais abertos e dispostos às novas tecnologias. Claro que essa mudança foi impulsionada pela pandemia, que acelerou um processo em andamento. As pessoas gostam de ir à agência, tomar um café, bater um papo... E nós também gostamos, pois as conhecemos mais de perto, nos aproximamos, e mantemos o diferencial do Sicoob, que é o atendimento humanizado, personalizado e próximo. E isso não podemos perder, somos feitos de valores, e precisamos desse calor humano para cooperar com os associados e a comunidade”.

Victor vê como natural a resistência inicial às novidades, mas uma satisfação rápida quando o associado adere. “A evolução do sistema também está tornando cada vez mais fácil o uso dos aplicativos, assim como seguro. Com o uso dessas tecnologias incorporado, quando a vida permitir uma convivência mais próxima, voltaremos a nos reencontrar nas agências colocando em prática de forma ainda mais marcante essa nova relação com os associados: a de consultor”.

Victor fala da disponibilidade em orientar, pois a maioria dos associados quer acesso ao crédito para comprar um terreno, uma casa, uma moto ou um carro. “Temos que conversar para saber o que os associados realmente querem e ver qual linha de crédito se adequa aos seus projetos, com taxas, parcelamentos ou carência que melhor atendam a sua necessidade. Também avaliamos junto com o associado o que é investimento (lavoura ou imóvel) e o que é um passivo, um gerador de despesa, como um carro (dependendo de sua função). Também oriento sobre os tipos de aplicação e de investimentos”.

Para Victor, a construção do relacionamento de confiança vem do olho a olho, na conversa próxima e na visita ao produtor. “Esse é o lado humano de nosso trabalho. Claro que prolongamos nosso contato via WhatsApp ou resolvemos muita coisa por telefone, mas isso é consequência da confiança já construída”.

Apesar de manter residência em Venda Nova, a atuação de Victor fora do Município o tornou um cidadão regional. “Conheci pessoas, culturas diferentes e fiz muitas amizades. Grande parte para o resto da vida. São relações de amizades onde as regras para os negócios são claras e estabelecidas pela instituição onde todos são donos”.

E o gerente acrescenta que “mesmo com sua visão de negócio, o Sicoob comprova sua filosofia cooperativista ao abrir agências enquanto as outras instituições financeiras estão fechando. O Sicoob assim faz para ajudar as comunidades desassistidas. É mais uma prova que não tratamos só de números, mas de pessoas, que têm sentimentos, projetos, família...E minha maior satisfação é ouvir de alguns associados: 'O que eu tenho é porque o Sicoob me ajudou!”

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