Um cidadão vendanovense à frente do Montanhas Convention
![]() |
Valdeir Nunes é diretor- presidente do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e também um cidadão vendanovense. Ele, que é natural de Colatina, Norte do ES, há 29 anos escolheu a região para fazer investimentos e, há cinco, o município para fixar residência.
O comerciante da capital capixaba comprou um sítio de lazer na região de Pedra Azul, Domingos Martins, onde é hoje o Hotel Fazenda China Parck, e, encantado com Venda Nova, resolveu construir sua casa para viver na cidade com sua família. “Venda Nova sempre foi um município bem administrado. É uma cidade pequena, mas com uma infraestrutura de uma cidade grande. É acolhedora e também facilita meu ir e vir por ser perto do China Parck”.
Mesmo antes de se estabelecer em Venda Nova, Valdeir já circulava por Venda Nova por conta de sua participação nos movimentos turísticos e empresariais da região. “Venda Nova é uma das cidades do interior com a melhor qualidade de vida do Espírito Santo. Alia os serviços, a infraestrutura e os aspectos culturais, que fazem dela um lugar especial para se viver”.
Valdeir destaca que a localização geográfica é estratégia, bem como ser cortada por duas rodovias (uma estadual e outra federal), mas que estes fatores sozinhos não explicam a evolução do lugar. “A BR-262 é um fator extraordinário e posso dizer sem dúvidas que Venda Nova foi a cidade ao longo de uma rodovia que mais cresceu no Estado”.
A explicação, na avaliação de Valdeir, está na união das pessoas somada com a organização política. Ele inclui no aspecto cultural impresso no DNA do vendanovense o trabalho voluntário, que tanto faz o lugar prosperar. “As pessoas entenderam que unidas são mais fortes e ao longo da história construíram legados inestimáveis. Neste rol estão as Voluntárias e o Hospital Padre Máximo”.
Valdeir vê na seriedade de uma administração responsável a existência com excelência do Hospital Padre Máximo. “O Hospital tem o respeito nas três esferas: União, Estado e da Municipalidade... Além dos empresários e da comunidade, de forma geral. É uma referência. Isso se deve ao trabalho sério como vem sendo conduzido”.
Convention
A atuação no turismo e o envolvimento com as organizações afins foram os caminhos naturais que levaram Valdeir Nunes a ocupar a função de presidente do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau. Desde a fundação do Convention sempre esteve envolvido, ora como associado, ora como membro da diretoria e como presidente. Ele assumiu a presidência novamente no último ia 24 de março. Valdeir fala da importância do Convention, que nasceu em 2006 e fez um trabalho importante ao agregar mais nove municípios, se tornando, conforme seu propósito, um instrumento importante para o fortalecimento do turismo regional.
“Todos os eventos que envolvem o Montanhas Convention se tornam referência na região, no Estado e até no Brasil. Atuamos com ousadia e com lisura”. O que vem confirmar a afirmação de Valdeir é a renovação do certificado que reconhece o Montanhas Convention como Instância de Governança Regional, anunciado no mês passado pelo Ministério do Turismo
De acordo com Valdeir, esse reconhecimento (que é renovado anualmente) é um importante passo para o desenvolvimento do turismo na região das Montanhas Capixabas, que agora conta com apoio e incentivo do Governo Federal para fortalecer e promover seus atrativos. “Com a certificação, a Instância de Governança Regional poderá participar de programas e projetos do Ministério do Turismo e ter acesso a recursos e investimentos específicos para o setor”.
“Nossa competência é medida anualmente. Estamos muito felizes e estão de parabéns não somente a Instância de Governança, como também os dez municípios que participam conosco, todo o trade turístico que participa e colabora, além das secretarias municipais de Turismo e Setur. Somos hoje referência nacional porque trabalhamos com competência e responsabilidade”, afirmou.
RuralturES
A localização geográfica e a infraestrutura de Venda Nova estão entre os fatores que fazem da cidade o local ideal para sediar a RuralturES. Os serviços oferecidos e os leitos (somados à rede da região de Pedra Azul) também agregam para o acolhimento dos visitantes e dos próprios expositores que precisam se acomodar na cidade durante o evento.
“Venda Nova é a Capital do Agroturismo. Esse título é uma realidade e não há nada semelhante no Brasil e por estas e demais razões tem muito a mostrar aos outros municípios que pretendem investir no setor”. Valdeir fala de um setor que cresceu sobe as bases da cultura familiar e que veio para trazer desenvolvimento para as comunidades rurais, em especial.
“Com o advento do agroturismo muitas famílias rurais melhoraram suas condições de vida. Além de favorecer a sua permanência no campo, o agroturismo, assim como a agroindústria, está incentivando os jovens a estudarem para tocarem os negócios da família. Eles estão vendo expectativa de uma vida melhor e isto é visível na prática, pois há casos da atividade envolver a terceira geração da família”.
Para Valdeir, outro ponto favorável está no novo posicionamento dos governos, que estão olhando melhor para o interior do Estado. “Eu vislumbro várias melhorias para os próximos três anos. O asfaltamento de várias estradas vicinais vai fortalecer e abrir novas rotas turísticas, a exemplo da Rota Azul, que envolve Pedra Azul e Venda Nova”.
Voltando a RuralturES, Valdeir salienta que a Feira proporciona uma vitrine para várias famílias e empreendedores do setor exporem seus produtos e serviços. “Alguns produtores ficam temerosos em 'perder' três dias de serviço e eu fico muito feliz quando eles entendem que estão ganhando mais 365 dias. Ao aproveitarem a oportunidade e fazerem uma boa apresentação, principalmente com degustação, estão divulgando sua atividade e conquistando muitos novos clientes num curto espaço de tempo a um custo baixíssimo”.
Para Valdeir a mobilização do Sebrae, Aderes, Governo do Estado, prefeituras e empresários tem empoderado esses produtores, gerando um progresso sem precedentes no interior do Espírito Santo.