Tecnologia e inovação aliados à gestão pública municipal
Data de Publicação: 24 de novembro de 2017 10:08:00 Tecnologia e inovação aliados à gestão pública municipal
![]() |
Com prefeituras de dez municípios em sua lista de clientes, a Essencial Gestão Pública é especializada em consultoria para o setor público e, não por acaso, está sediada em Venda Nova. O proprietário Luiz Fernando Lorenzoni Falchetto Tanaka, 35 anos, nasceu em Brasília e passou a morar na terra natal de sua mãe, a artista plástica Lúcia Falchetto, aos 14 anos. Ele é neto de Polônia Normelina Lorenzoni e de Nicolau Falchetto, importante ícone da história pública local.
Da sua adolescência no interior até se tornar uma referência profissional, Fernando construiu uma trajetória de estudos, dedicação e bastante ousadia. “Tenho nas minhas raízes o reconhecimento da necessidade do zelo pelo bem coletivo. Com o trabalho desenvolvido pela Essencial, auxiliamos as prefeituras para manter a conformidade contábil, promover modernização tributária e realizar boas práticas de Governança em Tecnologia da Informação e Comunicação”, resume.
No setor de 'Consultoria Especializada em Contabilidade Aplicada ao Setor Público', a empresa viabiliza instrumentos que, ao serem incorporados, facilitam a aprovação das contas perante os órgãos de controle. “Orientamos o gestor para realizar gestão fiscal com responsabilidade e evitar o uso indevido do dinheiro público. Nossa consultoria busca a melhoria contínua da qualidade das informações geradas a serem disponibilizadas nos portais de transparência para a população.”
Mais receita
Já com o programa de 'Modernização Tributária Municipal', a empresa moderniza e atualiza a legislação tributária (e ainda treina e capacita os fiscais do setor tributário). A Essencial desenvolveu sistema informatizado de inteligência fiscal para cobrança de ISS das operadoras de cartão de crédito e de débito e está sendo ampliado para planos de saúde e leasing. “As prefeituras podem cruzar os dados das operações geradas pelo cartão de crédito com o movimento apresentado pelos contratantes das máquinas e terminais de todas as atividades econômicas do Município”, explica Fernando.
Com a implantação da modernização, as Prefeituras aumentam a receita própria e o gestor tem condições mais favoráveis para a execução de políticas públicas. “Conseguindo arrecadar com mais eficiência, os prefeitos podem entregar mais serviços à população”, reforça Fernando. Ele diz que este setor sempre foi negligenciado e faz um alerta dizendo que este ano, pela primeira vez, o Tribunal de Contas já realizou auditoria específica no setor tributário municipal em mais de 35 Municípios.
A empresa também trabalha com 'Governança em Tecnologia da Informação', onde estão incluídas a implantação de políticas de segurança da informação e a prevenção de ataques (como o sequestro de dados). É que atualmente muitas prefeituras têm sido alvo de hackers, que sequestram dados e paralisam tudo, até que se pague um dinheiro para liberar. “E é esta segurança que a empresa implementa. Neste trabalho, envolvemos todos os servidores, processos e recursos”, explica.
Fernando diz que a tecnologia da informação se transformou num universo complexo e que merece atenção especial dos Governos Municipais, para garantia da segurança, transparência, eficácia e eficiência das ações de governo. As prefeituras devem alavancar para não ficarem para trás.
Dentro do guarda-chuva da 'Governança em Tecnologia da Informação' estão, além da infraestrutura em Tecnologia de Informação- TI, a 'Computação em Nuvem', o 'Plano Diretor de TI' e 'Gestão Eletrônica de Documento com Gestão de Processos de Negócio'. “O último promove a desburocratização e o fim do papel, trazendo economia, celeridade e ainda colabora com o meio ambiente ao baixar o consumo de papel e gerar menos lixo. Todas as informações e serviços ficam ao alcance de um clique”, diz Fernando.
Atualmente, a empresa atende dez municípios:Venda Nova, Conceição do Castelo, Vargem Alta, Alegre, Itapemirim, Dores do Rio Preto, Bom Jesus do Norte, Mantenópolis, Barra de são Francisco e Pancas.
![]() |
A empresa conta com um escritório moderno e recém-inaugurado. Apesar de toda elegância e conforto, seu verdadeiro patrimônio está no capital intelectual de seu corpo técnico e também nas parcerias geradas. O escritório fez parceria com os campi do Ifes de Venda Nova e de Cachoeiro de Itapemirim e com a Faveni, promovendo um programa de traineer, onde jovens profissionais recém-formados estão sendo treinados e capacitados para ocupar posições de liderança. Além deste time, a Essencial possui profissionais altamente capacitados especializados em cada área de atuação.
“Escolhi instalar o escritório da empresa em Venda Nova pela minha ligação afetiva, pela minha origem familiar e também para retribuir o que recebi do meu município ao longo dos últimos anos”. Fernando viveu sua adolescência e começou sua carreira profissional na cidade. Ele já trabalhou na recepção do Hospital Padre Máximo (2001), foi vendedor de material elétrico na Avemar (2002) e em (2003), foi para E&L Produções de Software, onde ficou durante quatro anos e, paralelamente, cursou faculdade de ciências da computação.
Em 2005 Fernando se formou e, em 2006, abriu sua empresa especializada em consultoria para o setor público. De 2007 a 2008, fez MBA em contabilidade e auditoria pública e se formou em ciências contábeis em 2013. Recentemente ele concluiu MBA em Gestão de Tecnologia da Informação e atualmente faz MBA em Ciência de Dados – Big Data, que é a análise inteligente de grande volume de dados.
Mesmo com todo o sucesso de sua empresa, que é referência no Espírito Santo em sua área, Fernando sabe que a busca do conhecimento é uma constante em sua área. “As tecnologias estão avançando muito rápido e se faz urgente que sistemas antigos de gestão dêem lugar aos novos. Para poder continuar dando assistência às prefeituras o nosso investimento em novos cursos e atualização são uma constante”, conclui Fernando.