Soluções em pré-moldados: por uma obra mais rápida e limpa
As linhas Blocom e placas pré-moldadas são o carro chefe da Aroeira Pré-Moldados que atua na região há 19 anos
![]() |
Uma das principais vantagens dos pré-moldados de concreto é o controle de qualidade na fabricação. Na Aroeira Pré-Moldados, em Venda Nova do Imigrante, todas as peças são feitas em instalações da própria fábrica onde a tecnologia empregada permite a produção de um material excepcional, que se ajusta perfeitamente às necessidades da obra.
Deusdeth José Aroeira, mais conhecido pelo seu sobrenome, observa que com a construção tradicional é necessária muita mão de obra para confecção do concreto no canteiro de obras, diferentemente do uso de pré-moldados. “Ele permite construir com agilidade, já que as peças são feitas na nossa fábrica, independente do andamento da obra”, observa.
Dentro dessa proposta, a empresa, que já atuava com indústria de casas, muros, lajes pré-moldadas e artefatos de cimentos, há três anos trabalha com a franquia Blocom. A tecnologia proporciona rapidez, qualidade e economia na edificação de paredes mais resistentes, mas leves e principalmente com proteção acústica e térmica.
Uma das vantagens mais interessantes para quem busca economizar em sua obra é o custo benefício do pré-moldado. Como a montagem é rápida, gera economia de tempo e, consequentemente, um ganho financeiro ao utilizar esse método construtivo. Além disso, os custos com manutenção também são menores, o que torna esse item um investimento excelente a longo e curto prazo. “Nessa hora vale a credibilidade nossa como fabricante, que garantimos a qualidade do produto entregado”, observa Aroeira.
Blocom
A franquia de Venda Nova é a primeira da marca no Espírito Santo e a Aroeira Pré-Moldados também é pioneira na produção. Além de Venda Nova, Aroeira atende Domingos Martins, Marechal Floriano, toda Região Serrana e litoral sul do Espírito Santo.
Com tradição em edificações utilizando placas pré-moldadas, a Aroeira Pré-Moldados conta com o engenheiro civil especialista em estruturas de concreto e fundações, Nivaldo Galavotti, em sua equipe para dar suporte ao projeto do Blocom na empresa.
Vantagens
![]() |
A tecnologia Blocom permite erguer paredes de forma mais rápida do que o sistema convencional (de alvenaria), gerando considerável redução de custos e ainda proporcionando as vantagens de isolamento acústico e de proteção térmica. Um bloco substitui 20 lajotas e dispensa reboco em ambos os lados.
“O consumo de água, areia e cimento para a utilização do Blocom é reduzido assim como o desperdício no canteiro de obras, diminuindo a geração e entulho, o que confere ao produto um forte apelo ecológico. Com o Blocom, o canteiro de obras se torna mais limpo e organizado, permitindo uma alta produtividade em pouco espaço e em muito menos tempo”, explana Aroeira.
Ele ainda avalia que a rapidez além de gerar economia de mão de obra, diminui os riscos de acidentes de trabalho.
A logística da obra também é outra vantagem, pois as placas de Blocom podem ser transportadas na quantidade necessária para cada ambiente ou andar. A precisão nos cálculos é grande, mas se por acaso sobrar, vai para o andar seguinte. Isso torna a obra menos estressante e o serviço rende mais.
“Dentre as vantagens, podemos citar que a parede erguida com a tecnologia não precisa ser chapiscada ou rebocada, pois o Blocom já apresenta superfícies bastante lisas. Outra vantagem é que o material permite o assentamento direto do revestimento cerâmico sem necessidade de emboço. O Blocom também proporciona formas práticas de fazer as instalações das redes elétrica e hidráulica, basta escolher a forma mais adequada”, diz Aroeira.
Não existem limitações por conta do porte da obra e do tipo de projeto, pois o Blocom pode ser usado para erguer desde uma simples casa até um prédio de vários andares. “Quanto ao padrão, o que determina é o acabamento. O Blocom permite a utilização de revestimento simples como também de revestimentos de alto padrão ”, observa Aroeira.
E as vantagens também estão presentes na manutenção, pois diminui os problemas de umidade e mofo, que assombram os donos das casas. Feitas com cimento, areia, pó de pedra, malha de ferro galvanizado e EPS que não propaga chamas, tem maior durabilidade e não apresenta problema de apodrecimento na base das paredes, sendo resistente à umidade, pois não tem argila na composição do bloco.
O conforto térmico e acústico, além da economia, tem sido um forte apelo para quem opta pelo Blocom. A região é muito fria, mas o calor está cada vez mais intenso no verão, e a parede de Blocom diminui o uso de tanto de aquecedores quanto de ar condicionado, proporcionando economia em energia elétrica.
Conforme os cálculos da engenharia da empresa, a leveza da parede também gera economia na estrutura da obra, diminuindo o consumo de aço e concreto na obra. As cargas geradas pelas paredes de Blocom, por metro quadrado, diminuem pela metade em relação ao sistema convencional.
Venha ver de perto o escritório e o showroom do Blocom
![]() |
Os profissionais da área e os interessados em conhecer a tecnologia podem ir até a sede da Aroeira, onde diariamente o Blocom é produzido. As peças estão expostas em um dos galpões, de onde saem para as obras.
Para melhor demonstrar as capacidades e praticidade do Blocom, um novo escritório está sendo construído (está em fase de acabamento), onde o cliente vai conhecer as várias fases do processo construtivo e ainda ver várias possibilidades de acabamento. De acordo com Hiago Aroeira, a empresa montou seu novo escritório para proporcionar a experiência das vantagens do Blocom aos clientes. “Já na fase de construção as pessoas que nos visitaram perceberam o quanto a temperatura na parte interna é bem mais confortável em dias quentes em Venda Nova. Acredito que vamos surpreender de forma positiva quando tudo estiver pronto”.
Lá, é possível checar todas as informações técnicas contidas nesta reportagem e ainda tirar outras dúvidas.
Além de profissionais treinados, o engenheiro civil da empresa faz todo acompanhamento técnico da produção até a instalação do produto na obra.