Sicoob Sul-Serrano faz 25 anos
Primeira agência foi inaugurada no bairro Vila Betânea e, mesmo com a expansão, a Cooperativa mantém suas raízes na comunidade
![]() |
O presidente do Sicoob Sul-Serrano e o vice, Cleto Venturim e Domingos Perim,
entre as diretoras Tânia Uliana Torres e Eliane Gomes Zandonadi.
|
Em período de distanciamento social, as comemorações dos 25 anos do Sicoob Sul-Serrano foram para um grupo pequeno, que contou com a presença de muitos fundadores e foi um momento cheio de significados. A cerimônia foi na primeira agência aberta, no bairro Vila Betânea, em Venda Nova. “Nascemos uma cooperativa de agricultores e escolhemos o bairro para ser sede de nossa agência. Não tinha nada aqui em Vila Betânea. Abraçamos e fomos abraçados. Logo nos alinhamos com a Festa da Polenta, que na época tinha o cartaz como seu principal meio de divulgação. Patrocinamos o cartaz de 1996 e, desde aquele ano, passamos a ser o principal patrocinador, claro junto com outros parceiros que trouxemos”, recorda-se Cleto Venturim, presidente do Sicoob Sul-Serrano.
Além de alinhado com a cultura, o Sicoob se mostrou eficiente em fazer parte das soluções em saúde, trazendo plano de saúde mais acessível para seus associados e apoiando as inciativas do Hospital Padre Máximo. Cleto também falou como presidente do Hospital e de como o Sicoob, através de seus funcionários em todas as unidades, trabalham em benefício da instituição de saúde que tem atuação de alcance re-gional.
“Hoje temos 20 leitos de UTI e somos de média complexidade, colaborando para que Venda Nova seja referência em serviços de saúde na Região Serrana”, disse numa referência aos investimentos da Instituição, que atrai diferentes especialistas que estão se estabelecendo no Município. “Hoje moram cerca de 100 médicos em Venda Nova, temos clínicas, laboratórios e farmácias. Nossa maior cadeia financeira é a saúde e o setor vai crescer. E o Hospital está se preparando para ser de maior complexidade”.
![]() |
O gerente David Miguel da Fonseca e toda equipe da agência da Vila Betânea. |
Com o sucesso do Sicoob em Venda Nova, a Cooperativa abraçou os municípios vizinhos e chegou até a Grande Vitória, com agências até na capital capixaba. “Existem mais cooperativas do Espírito Santo e nós tivemos competência para iniciar o Sicoob na Grande Vitória”.
Cleto também se orgulha de o Sicoob ter abraçado o agroturismo, de ter proporcionado educação cooperativa e também ter feito ações no ensino público. “Somos uma cooperativa de agricultores”, disse antes de citar o trabalho que tem feito junto aos produtores de cafés especiais, com ênfase nas produções de microlotes, que tanto valor têm agregado o produto muito além da linha das commodities.
Numa atuação de perfil de vanguarda, o Sicoob atua para que o seu entorno evolua e para isso também investe na preparação de sua equipe, possibilitando cursos contínuos de aperfeiçoamento. “A adoção de tecnologia é um caminho sem volta e hoje muitos serviços podem ser prestados à distância, de forma online. Nossas agências estão se preparando para ser um balcão de negócios, fomentando iniciativas e projetos importantes, sejam individuais ou coletivos”, salienta Cleto.
Cleto vê na credibilidade o maior patrimônio construído pelo Sicoob Sul-Serrano. E tudo começou com a adesão das pessoas mais próximas e que foram fazendo o trabalho de convencimento aos poucos. “Temos que continuar assim, falando para os nossos familiares e vizinhos sobre tudo de bom que o Sicoob tem a oferecer e está oferecendo”.
Dentro de Venda Nova, o Sicoob abriu uma segunda agência dentro do bairro São Pedro, e que fica em uma das avenidas principais da cidade, a Ângelo Altoé. Depois foi para São João de Viçosa e agora está abrindo as portas de um posto de atendimento no distrito de Alto Caxixe. “O modelo de Alto Caxixe é o que vamos seguir daqui pra frente, pois com os serviços remotos permitem que sejamos um fomentador de negócios, como disse anteriormente”.
Domingos Perim, vice-presidente do Sicoob Sul-Serrano, agradeceu a todos que acreditaram e contribuíram para o sucesso da Cooperativa, como os fundadores, os associados que vieram depois e aos que se dedicaram na linha de frente, como Cleto Venturim, Eliane Gomes Zandonadi e Tânia Uliana Torres. “Nesse momento difícil de pandemia, estamos confiantes em nossas habilidades e em nossa consciência de cooperação e coletividade. Vamos sair mais fortalecidos”.
Eliane Gomes, que está no Sicoob Sul-Serrano desde o início, também vê o momento como o de agradecimento e que gostaria de compartilhar com todos os associados e funcionários, o que não é possível pelas circunstâncias impostas pela pandemia. “Agradeço aos fundadores pelo pioneirismo e aos dirigentes do Sicoob pela confiança em nosso trabalho. E também aos meus familiares, pois foram muitas horas de dedicação, principalmente nos anos iniciais”.
Tânia Uliana, que também faz parte do Sicoob desde a fundação, lembra das várias frentes que precisou atuar no início e parabenizou a coragem de Cleto Venturim. “Ele é muito arrojado, como sempre afirmou Domingos Perim. Hoje o Sistema Sicoob é uma potência no Brasil, com tecnologia de ponta e um time de profissionais preparados. Tive oportunidade de me preparar ao longo de minha jornada, com cursos até no exterior, e isso é um orgulho para mim. Acertamos até quando erramos, pois sempre aprendemos com a experiência e a soma é um grande saldo positivo”.
![]() |
Parte dos sócios fundadores participaram da solenidade na manhã do dia 6 de novembro. |