Sicoob Sul-Serrano apresenta resultados de 2022
Em meio aos recordes de resultados, diretoria ressalta a participação social da Cooperativa de Crédito como um forte diferencial
![]() |
Com números para lá de animadores, o Sicoob Sul-Serrano inicia o período de prestação de contas com ótimas avaliações e notícias. No último dia 16 de março promoveu uma reunião online no Youtube aberta a todos os associados, apresentando a evolução dos números de associados e dos resultados financeiros de 2022.
Cleto Venturim, presidente do Sicoob Sul-Serrano, destaca o resultado de R$ 152 milhões, que têm um significado muito importante, pois se trata de um recorde. “No ponto de vista econômico, temos muito a comemorar, mas ele ressalta a participação social do Sicoob onde tem suas agências instaladas”, diz ao realçar que a Instituição atua para melhorar a vida dos associados e da comunidade como um todo.
Ele cita projetos como os de prevenção dos cânceres de mama e de próstata, o de ações estruturais beneficiadas pelo Fundo de Assistência Social- FIS e o de Educação Financeira nas Escolas. Tem ainda o Dia de Cooperar -dia C, que reúne inúmeras ações sociais e culturais, atingindo um grande número de pessoas em um movimento envolvendo associados e voluntários, que culmina em um evento. “Temos a consciência que o Sicoob tem feito a diferença na vida das pessoas e na sociedade como um todo. Possuímos uma visão global, pois fazer justiça financeira está em nosso radar e sabemos que promover a saúde e o bem-estar social faz parte desse equilíbrio”.
Além das ações de cunho social, o Sicoob também tem se colocado como parceiro dos projetos desenvolvido por outras instituições e pelas comunidades. “Foram feitas inúmeras participações em forma de patrocínio. Destaque para aquele lindo musical apresentado na Festa da Polenta de 2022. Também tivemos importantes participações em feiras, como RuralturES, Feira de Negócios em Conceição do Castelo e várias outros eventos em diferentes comunidades. Tudo demonstra o quanto retornamos em benefícios para a sociedade”.
Conexão online
Com o advento da obrigatoriedade do distanciamento social provocado pela crise sanitária da pandemia, no início de 2020, o Sicoob se viu obrigado a promover as reuniões e assembleias via plataforma digital. Isso aconteceu em meio às pré-assembleias, que já tinham iniciado, o que fez com que a instituição se movesse com urgência para se adaptar, criando o aplicativo MOOB e montando um estúdio de transmissão. “A urgência trazida pela pandemia fez acelerar um processo de promoção de reuniões online, que viriam mais cedo ou mais tarde. O número de associados cresceu muito e a maioria dos municípios não possui espaços físicos disponíveis para promover as pré-assembleias dentro das normas de segurança preconizadas pelo Corpo de Bombeiros”.
Por esta razão, as reuniões de prestação de contas a todos os associados continuam evoluindo dentro do modelo online. Os associados que, no dia 16 de março de 2023, participaram da reunião online escutaram do presidente que no dia 31 de dezembro de 2019, o Sicoob Sul-Serrano tinha 63 mil associados. “Já tinham cidades que não comportavam a realização de tais reuniões e, no dia deste último evento online, o número de associados era praticamente o dobro. Portanto, o modelo presencial de encontro não funciona mais”.
Cleto reconhece a necessidade do encontro entre os associados, que também é uma oportunidade de interação com a diretoria. “Para substituir as reuniões de grande porte, vamos promover eventos para públicos de interesse comum. Por exemplo: um dia de campo para produtores rurais, palestras para mulheres, outras para professores e outras palestras para comerciantes e empresários. Vamos percebendo os nichos e suas necessidades, proporcionando encontros viáveis e, ao mesmo tempo, extremamente produtivos”, explica o presidente.
No mais recente evento online (o do dia 16 de março) foi registrada a presença de quase 11 mil associados. De acordo com Cleto, se individualizar as agências, ou cidades, a presença foi próxima de 30%. Ele destaca que um dado interessante é a quantidade de visualizações. “O evento fica aberto no Youtube para acessos e já registramos mais de 35 mil”.
Cleto, assim como todo o corpo técnico do Sul-Serrano, faz uma avaliação positiva. “Estamos entendendo que é preciso avançar, mas um fato nos pareceu claro: o evento tem que ser interativo. Temos que promover movimentos que possam despertar quem está assistindo, para que tenha motivação para prestar atenção”.
Como as reuniões online vieram para ficar, o Sicoob tem feito importantes investimentos para melhorar a transmissão e também a interação com os associados. “Penso que dar mais qualidade à transmissão é muito relevante. O investimento, se comparado com o presencial, é muito menor. Ressalto que se trata de fato de investimento, o retorno é sempre muito positivo, quando o objetivo é dar transparência sobre as ações da Cooperativa e ter o engajamento e a participação de um número tão expressivo de associados”.
Cleto afirma esperar que a Assembleias Geral Ordinária- AGO e as Extraordinárias- AGE sempre sejam presenciais. “Estamos certos de que precisamos também qualificar e capacitar os delegados. Faremos eventos com este propósito”.
E o principal recado de Cleto para o associado nestes encontros virtuais de 2023 é de que “estamos próximos, mesmo que remotamente ou por mensagens. Empreendemos movimentos para que possamos dizer isto com convicção. E nossos funcionários estão alinhando o seu modo de atendimento neste sentido, promovendo uma comunicação amigável, personalizada, clara e objetiva”.
“Os associados precisam sentir-se acolhidos e atendidos, mesmo que remotamente. A construção desse novo modelo está sendo desafiadora. Mas o certo é que veio para ficar. Então é mudança de dentro para fora e ir para o negócio”, finaliza.