Sicoob Sul-Serrano - Novas agências, novos modelos
A de postos de atendimento faz parte do projeto de inclusão financeira do Banco Central, que desafiou as cooperativas de crédito em aumentar em 20% a participação no mercado financeiro
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Ponto de atendimento no Distrito de Alto Caxixe,
em Venda Nova: sem caixas e com terminal reciclador.
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Dentre as novas agências abertas pelo Sicoob Sul-Serrano, a do Alto Caxixe, distrito de Venda Nova, está dentro de um modelo, de custo menor. Sem caixas, o ponto de atendimento funciona com dois equipamentos pioneiros no Sicoob do Espírito Santo.
No terminal reciclador, o depósito é creditado na hora, sem necessidade de envelope. A mesma praticidade se dá para o saque, que é feito usando esse mesmo dinheiro depositado. Eliane explica que o 'reuso' do papel moeda diminui a necessidade de transporte de valores, que é de alto custo.
Já o 'pay station', ou estação de pagamento, possibilita o pagamento
de contas de água, energia elétrica e outros títulos através de dinheiro ou de cartão de crédito/débito.
Esse modelo adotado no Alto Caxixe, inaugurado no dia 27 de outubro de 2020, é uma tendência, como nas agências dos bairros Bela Aurora, Nova Rosa da Penha e Jardim América (Cariacica) e São Pedro (Vitória). De menor custo, a abertura desses postos de atendimento faz parte do projeto de inclusão financeira do Banco Central, que desafiou as cooperativas de crédito em aumentar em 20% a participação no mercado financeiro.
“Enxergamos essa atitude de abrir novas agências nesses bairros desassistidos como um ato de coragem do Sicoob, enquanto no tradicional sistema financeiro a tendência é fechar agências. Percebemos que os moradores estão muito felizes, pois antes tinham que se deslocar em busca de assistência bancária”.
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Em Nova Rosa da Penha, Cariacica, a agência do Sicoob Sul-Serrano também num modelo
mais moderno, e com uma grande função social dentro da comunidade.
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De acordo com Eliane, restam poucas praças na Região Serrana (interior), onde o Sicoob Sul-Serrano já está consolidado. Para essas lacunas na Grande Vitória, o modelo bem enxuto atende às demandas a um custo baixo de investimento e manutenção.
“A intenção é colocar reciclador em todas as agências- sem substituir todos os Atms-, pois a movimentação entra automaticamente no sistema, agilizando os trabalhos e diminuindo os riscos de transporte de valores. Dentro dessa nova realidade, o perfil dos funcionários será mais de um consultor, que orienta os associados sobre os serviços disponíveis que venham facilitar a sua vida”, finaliza Eliane.