Setor de alimentação se reinventa para sobreviver
Com entregas em domicílio ou retirada no balcão, lanchonetes e restaurantes se reorganizam para continuar atuando em época da pandemia
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Independente da flexibilização das normas de restrição ao funcionamento de bares, lanchonetes e restaurantes, os donos dos estabelecimentos estão atentos à necessidade de mudança em nome da sobrevivência dos negócios. Em Venda Nova, vários restaurantes e lanchonetes que antes não faziam entregas em domicílio passaram a oferecer; os que já ofereciam, ampliaram o serviço. Outros aderiram à entrega no balcão.
Esse é o caso do Restaurante Nossa Vida, que completou dois anos de funcionamento neste mês. Eles repaginaram o cardápio, oferecendo opções à la carte das mesmas receitas que antes compunham o self service: carne na lata, massas caseiras (talharim, canelone e outras), polenta...
A cozinha preparou os pratos, que foram fotografados e as imagens usadas para a formulação do cardápio. Divulgado nas redes sociais e pelo WhatsApp, o cardápio apresenta os pratos, sobremesas e seus respectivos preços. “Assim se tornou fácil para as pessoas escolherem, ao ligarem ou passar a mensagem. Depois de mais ou menos meia hora, já pode buscar no balcão”, explica Ione Falqueto Vargas, uma das sócias do Restaurante.
Ela e mais cinco irmãos são sócios do empreendimento, que passou por uma reformulação geral para enfrentar os efeitos da pandemia.
No primeiro momento foi determinado um recesso de 45 dias, durante os quais foram pensadas e discutidas as medidas que deveriam ser adotadas para que a reabertura se desse de maneira responsável. Passado esse período, o Restaurante aderiu à redução de carga horária e se organizou para agrupar as horas de trabalho da equipe em três dias de funcionamento: sextas, sábados e domingos. ‘’O primeiro passo foi afastar o pessoal de risco. Os meus irmãos mais velhos não vão mais ao Restaurante. Também reduzimos o número de garçons, retiramos o buffet de self service e limitamos o atendimento ao andar térreo, pois dessa forma conseguimos um número reduzido de pessoas circulando no salão e também na cozinha’’, diz Ione.
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Os pratos são embalados com capricho e entregues no balcão
ou no veículo, à escolha do cliente.
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Sob novo modelo de funcionamento, em junho deste ano, o Restaurante obteve o selo de conformidade emitido pelo Montanhas Capixabas Convention em parceria com o Sebrae pela adesão aos Protocolos de Saúde ao Enfrentamento ao Covid-19.
“Além de adotar várias medidas de prevenção, sempre ficamos atentos ao comportamento dos clientes, orientando-os a retirar as máscaras somente nas mesas e usá-las sempre que levantarem”. Ione ainda esclarece que somente é permitido entrar no restaurante usando máscara e o álcool gel é disponibilizado para todos. “Também orientamos os clientes a não se aglomerarem no jardim”.
Para agilizar o atendimento, sempre que o cliente faz um pedido por telefone ou por WhatsApp a atendente avisa o tempo aproximado de preparo. “O cliente pode chegar, estacionar o carro e pegar seu prato no balcão, sem precisar ficar muito tempo no estabelecimento. Trabalhamos para que as pessoas não precisem se aglomerar para pegar seus pedidos”.
Com um número reduzido de mesas, o Restaurante retomou o atendimento no salão. “Achamos melhor disponibilizar mesas, com o devido afastamento e seguindo os protocolos de segurança, para que pudéssemos também atender clientes transeuntes ou aqueles que queiram se alimentar com conforto”. Ione acrescenta que, mesmo depois da pandemia, acredita que o atendimento de entrega de pratos feitos no balcão deva continuar. “Acredito que tudo isso vai passar, mas que esse serviço se somará ao que já prestamos. Percebemos que uma nova clientela (formada em grande parte por pessoas que não frequentavam o restaurante) descobriu o nosso serviço”, finaliza.