RuralturES 2023 – Turismo de Experiência
MACARRÃO CASEIRO: experiência de preparo da massa para degustá-la com frango caipira
![]() |
No Restaurante Cantinho da Roça, na Barra do Rio da Cobra, em Afonso Cláudio, o visitante pode ter uma vivência única: produzir o próprio macarrão e prepará-lo com galinha caipira para degustá-lo, como parte do ato final da experiência. Enquanto abre a massa, polvilha com fubá e faz o corte na tábua de madeira, vai conhecendo a história da família e o que o preparo do prato representa, de forma especial, para Márcia Soares da Silva Coco, a matriarca da casa.
“Eu cresci vendo minha mãe fazer a massa de macarrão. Abrindo, esticando e passando o trigo.... Eu era pequenininha e me dava uma gastura. Quis trazer para o restaurante algo que tenha marcado a minha infância e a de outras pessoas. Quando os clientes vêm e participam, eles sentem aquele aconchego de avó, de mãe. É macarrão com gostinho de infância”, comentou Márcia enquanto mexia o molho de tomate que fervia no fogão a lenha. Na panela ao lado o caldo com pedaços de galinha caipira borbulhava à espera da massa.
Todos os ingredientes dos pratos oferecidos no restaurante Cantinho da Roça são produzidos na propriedade, que tradicionalmente cultiva café, milho e feijão em escala comercial e mantém criações de porco e de galinha, assim como hortas e pequenos plantios para consumo próprio. Com a abertura do restaurante (sempre aos domingos e feriados, com propostas diferentes de prato principal para cada final de semana), a família passou a incrementar a produção para diversificar a oferta no cardápio.
O restaurante funciona desde 2018, quando Luiz Bissoli (amigo e dono de pousada na Sede de Afonso Cláudio) levou um técnico do Sebrae para conhecer o potencial turístico da propriedade. “Depois de almoçarem com a gente, eles sugeriram que abríssemos um restaurante, pois gostaram muito da minha comida”, relata Márcia. A partir de então ela começou a participar das visitas promovidas pelo Sebrae em empreendimentos e rotas turísticas, recebeu visitas técnicas e fez vários cursos no Senar. A visão da família se ampliou. Eles ajeitaram uma antiga tulha para fazer duas unidades de hospedagem e mantiveram os tijolos de barro aparentes para manter a originalidade da obra.
No dia 31 de maio de 2018 foi a inauguração do restaurante Cantinho da Roça, que funciona em um galpão erguido com estrutura de madeira anexo à antiga tulha e que tem como ponto central um fogão a lenha. A galinha caipira, a carne de lata, o torresmo e o macarrão caseiro estão entre as receitas principais e mais procuradas pelos clientes. A família formatou o produto para o turismo de experiência por meio do convênio entre Sebrae e Setur, com a execução do Espírito X.
Ao valor de R$ 80,00 por pessoa é possível conhecer e participar de todo o processo de produção da massa. A galinha caipira com molho já espera pelo visitante, assim como um avental e uma toca limpinhos. Já paramentado, o turista sova, abre, polvilha e corta a massa para leva-la à panela.
Além da experiência de preparar o prato, a propriedade tem lagos de peixe de pesque e pague e, de tão bem cuidada, oferece vários cantinhos para apreciação e registros fotográficos. A organização dos espaços (com redes, bancos, balanços e deck), a grama bem aparada, o chão limpo e a beleza das plantas proporcionam harmonia visual, o que é também um convite para a paz e a conexão consigo mesmo. O sossego também é garantido pelo sítio ser o fim da linha da estrada e ter acesso restrito à Internet.
Simplicidade e originalidade estão entre as palavras que descrevem bem o que é o Restaurante Cantinho da Roça. “No primeiro curso que fizemos para nos preparar para o turismo foi aconselhado nunca copiar o outro, sempre ter iniciativas da própria ideia, aproveitando o que cada um tem. Então aproveitamos as peças antigas que tínhamos para fazer a decoração”, disse Luiz Coco. O patriarca se dedica também ao artesanato com sobra de madeiras e faz vários utensílios, como as tábuas, que também ficam à venda.
Dentro da filosofia de aproveitar os conhecimentos da família, foi ampliada a produção de defumados e embutidos para incluir nas receitas do restaurante. Mesmo assim, continua mantendo a produção agrícola da propriedade e também procura cultivar de forma mais ampliada na horta.
Laís, a filha mais velha do casal, foi aprovada no processo seletivo para trabalhar no Convention, que tem um ponto de apoio na Casa do Turista, uma edificação localizada na entrada da Sede de Afonso Cláudio. “Eu atuo na parte teórica e prática do turismo e acredito que uma experiência contribui com a outra”, disse ao lado do irmão Lian, que completa o quarteto familiar que recebe turistas todos os finais de semana.