RuralturES 2023 – Turismo de Experiência
Uma experiência da VIDA RURAL antiga no núcleo urbano de Venda Nova
![]() |
Em um cantinho especial em meio à urbanização da propriedade de Máximo Zandonadi, em Venda Nova, a filha Marta Amélia e a neta Mariana produzem e comercializam receitas deliciosas retiradas do antigo caderno de Dona Martha. Uma lojinha (delicatesse) montada em um contêiner e uma cozinha formam com o jardim um lindo espaço para visitas e para conhecer um pouco da história da cozinha da família de imigrantes italianos.
Para fazer parte do processo de produção das geleias, os pequenos grupos (até seis pessoas) devem agendar a visita. O projeto é ampliar e fazer uma cozinha especialmente planejada para aulas show, tendo em vista a procura pela experiência aguçada pela curiosidade em conhecer o modo de preparo das receitas.
Fora dessa proposta de experiência direta de colocar a mão na massa, mãe e filha recebem grupos para um bate papo e degustação. Elas recebem os visitantes com uma mesa farta de receitas típicas, como as geleias, socol, antepastos e muitos outras, e contam a história de Dona Martha, a matriarca que inspirou a atividade e a marca Dona Martha Delícias.
“Nosso espaço é pequeno e já estamos trabalhando no projeto para ampliação para receber os turistas”, diz Marta Amélia. Ela conta que neste processo de construção do modelo de negócios e da identidade da marca, os cursos feitos no Sebrae foram fundamentais. “Estamos fazendo nossa terceira assessoria com o Sebrae”.
Foi com a assessoria do Sebrae que a Dona Martha Delícias formatou o modelo de turismo de experiência. “Formatamos o produto de acordo com a nossa capacidade. Os turistas vêm aprender a fazer geleia e a pectina caseira. Explicamos como cada fruta se comporta, em doçura, acidez e consistência, e eles preparam e levam tudo que produzem, pois, nossa produção em escala comercial segue normas sanitárias rígidas”.
Marta Amélia afirma que é maravilhoso receber. Além dos turistas que vão aprender a produzir as receitas, o empreendimento recebe visitas técnicas. “São pessoas que vêm conhecer nosso modelo de negócio e ficamos muito felizes em inspirá-las a empreenderem, a tornarem seus sonhos em realidade”.
Para tornar o projeto Dona Martha Delícias sustentável, além de produzir receitas próprias, a delicatesse prepara kits misturando produtos locais e de fora. “Colocamos um queijo (burrata), um antepasto, um pão e torradas, por exemplo, e ensinamos a pessoas a prepará-lo. Muitas vezes isso resolve o problema de alguém que recebeu uma visita de última hora e quer viver um momento especial sem fazer muita coisa na cozinha”.