Português (Brasil)

RuralturES 2023 – Turismo de Experiência

RuralturES 2023 – Turismo de Experiência

COLHEITA DO MORANGO: um lugar para colher e experimentar as delícias da fruta

Compartilhe este conteúdo:

Ao abrir a possibilidade às pessoas de colherem o morango que vão comprar, a família Kuster, em Forno Grande, Castelo, encontrou a forma mais justa de comercializar a sua produção. Uma ideia que começou a ser colocada em prática de forma simples, há dois anos, evoluiu e se apresenta como o Empório do Morango.

Bem na beira da estrada, as flores de lavanda ao longo da cerca convidam os transeuntes e turistas a fazerem uma parada. Logo na chegada, a jardinagem encanta: beijos, suculentas e folhagem estrategicamente plantadas acrescentam beleza aos cultivos de morango protegidos pelas estufas.

O casal Joelma e José Mirim Kuster e o filho Jefferson recepcionam com a cordialidade comum da família rural e contam sua história. Com experiência há mais de 30 anos no cultivo do morango a céu aberto e com vendas para produção de poupas e para a Ceasa, a família convivia com a insegurança gerada pelas frentes frias intensas ou pelo mercado.

José Mirim conta que há dois anos começou a plantar no sistema de estufa. Neste mesmo período, vários empreendimentos foram surgindo na região e, ao fazer diferentes cursos para se especializar, esteve diante da proposta de receber turistas. Com a pandemia, a região passou a ganhar mais frequentadores, o que também se tornou um grande estímulo.

Joelma escutou de alguém: “comece com o que você tem”. Ela disse que se animou, colocou uma plaquinha, comprou umas cumbuquinhas e criou uma página no Instagram. “As pessoas começaram a parar e montamos uma tenda para receber. Era o máximo de estrutura que tínhamos”, recorda-se.

Durante a Ruraltur 2021, evento nacional promovido em Venda Nova, o superintendente do Sebrae ES, Pedro Rigo, levou pessoalmente um grupo de 40 pessoas para vivenciar a experiência. “Ele perguntou por que que o nosso empreendimento não estava participando da Feira e depois nos convidou para participar da RuralturES, em 2022”, recorda-se o patriarca.

O casal afirma que todo o processo de evolução do empreendimento se deu graças ao Sebrae, que acompanhou cada passo da formatação do produto e da marca. “O apoio do Sebrae foi fundamental. A equipe do Sebrae sempre passava por aqui e conseguimos apoio técnico para fazer a rotulagem e também o projeto arquitetônico, sempre ao custo menor do que o de mercado”.

Joelma também descreve que o modelo de negócio construído propiciou a inclusão de mais produtos e serviços. O agora Empório do Morango vende os produtos Kuster (morangos, tortas, geleias e licores da fruta) e também cervejas e chopes artesanais, petiscos e drinks. “O morango na taça é um dos mais pedidos. Faz muito sucesso”, pontua. Têm ainda os produtos da região, como os cafés especiais e biscoitos.

O quilo de morango colhido é comercializado a R$ 25,00. Os frutos frescos, graúdos e saborosos são o carro chefe de um espaço destinado às famílias e aos apreciadores de trilhas e pedais, que sempre passam para admirar a beleza da região. A proximidade com o Parque Estadual do Forno Grande possibilita a atração dessa clientela, que estava carente por serviços na redondeza.

Todas as estufas juntas contam atualmente com 16 mil plantas, sendo que parte está em fase de produção e outra em fase de troca, sendo que a parte que está frutificando é suficiente para atender à demanda. Aberto aos sábados, domingos e feriados, o Empório recebe grupos em dias úteis, desde que a visita seja agendada.

 

Compartilhe este conteúdo: