Pensamento computacional: uma nova disciplina para mexer com a cabeça da criançada
Com doações do Sicoob, parcerias e com o resultado de ações de arrecadação, a sala está equipada e continua recebendo melhorias
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Com licenciatura em informática pelo Ifes, campus de Cachoeiro de Itapemirim, Douglas Pesenato Botacin está à frente de uma das disciplinas que mais traz inovações para sala de aula: pensamento computacional. Atuando na escola desde 2019, o professor assumiu a disciplina que começou esse ano, ganhando um espaço exclusivo e 'customizado' especialmente para comunicar com os alunos.
Douglas explica que a disciplina trabalha os fundamentos da ciência da computação, como construtores lógicos das linguagens de programação, circuitos eletrônicos, robótica e dispositivos computacionais de modo geral. “Através de projetos práticos, os alunos são desafiados a construir soluções. Eles se organizam em equipes ou em forma de empresas e, durante o processo de criação, vão aperfeiçoando habilidades como colaboração, organização, planejamento, liderança, criatividade e resolução de problemas”.
O professor observa que a tecnologia em geral está cada vez mais presente na sociedade e, pensando no futuro dos alunos, a escola sentiu a necessidade de implementar essa disciplina na rotina deles. “Além de prepara-los, a escola cria um diferencial na região. Nosso objetivo é trazer cada vez mais tecnologias para a escola e está em nossos planos promover uma feira de robótica e eventos voltado a tecnologias”, diz sobre os projetos da disciplina.
Alunos em diferentes fases de estudo, de 4 a 16 anos (G4 ao 9º ano), passam pela sala de pensamento computacional. Como é uma matéria que trabalha robótica e programação dinâmica em jogos, Douglas tem percebido o quanto os alunos se identificam com as atividades. “Eles adoram porque aprendem e se divertem ao mesmo tempo”.