Pediatria com enfoque preventivo e integrativo
A pediatra Mariana Venturim atende no consultório particular e no ambulatório do HPM
![]() |
Depois de anos atuando em pronto-socorros e em UTINs no Norte do Estado, a médica pediatra Mariana Venturim, motivada pelo nascimento de seu filho, retornou para a região de origem de seus pais. Seu foco profissional agora é atuar no consultório e criar sua família numa cidade tranquila e, ao mesmo tempo, cheia de recursos e possibilidades.
“Como pediatra, eu acompanho o desenvolvimento de uma criança, do nascimento até a adolescência. A alimentação, o crescimento, o desenvolvimento e a vacinação estão no foco desse trabalho que também tem como função orientar os pais”, resume Mariana.
Para Mariana, a atuação da pediatria deve ser de disponibilidade e de acolhimento, pois reconhece a necessidade de atuar além da doença. “Precisamos acolher os pais, que se veem muitas vezes desesperados diante das novas situações que o desenvolvimento do filho vai apresentando, principalmente nos primeiros anos de vida. Quando nasce um bebê, nascem também uma mãe e um pai”.
Ela diz que sempre está disponível para tirar as dúvidas e dar orientações. “Eu sou bastante acessível para tirar esses pais do sufoco, pois a maioria das vezes são desafios rotineiros que se apresentam como grandes bichos papões para quem está envolvido emocionalmente com a criança”.
Mariana é defensora de condutas não invasivas e mais naturais para tratar as crianças. “Nem sempre é preciso medicação para resolver algum problema que está incomodando a criança. Em muitos casos, algumas medidas são suficientes para devolver qualidade respiratória ou do sono, por exemplo. E a criança ficando bem os pais ficam tranquilos. Sou da filosofia que a informação empodera as pessoas”.
Clínica de imunização
Agregado ao consultório de Mariana Venturim, funciona uma clínica de imunização, que oferece vacinas mais modernas e de maior espectro do que as oferecidas e outras também não disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde- SUS. As vacinas atendem crianças, adultos, idosos e gestantes na prevenção de várias patologias.
As vacinas de meningite, por exemplo, protegem conta as variantes A, C, W, Y e B enquanto no sistema público, a imunização é somente contra a C. “Em geral, são vacinas mais eficientes, com mais amplitude de proteção e com menos efeitos colaterais”, explica a pediatra.
EM BUSCA DE QUALIDADE DE VIDA EM VENDA NOVA
O casal de médicos Rafael Siqueira e Mariana Venturim (pediatra) escolheu Venda Nova para atuar em busca de qualidade de vida. Eles estavam estabelecidos numa praça muito maior (São Mateus/Norte do Espírito Santo) quando decidiram começar um novo ciclo profissional.
A escolha por Venda Nova se deu pela aproximação das cidades de suas famílias (a dele é de Ipatinga e a dela de Lajinha/MG) e pelo potencial de crescimento do lugar. “Além de centralizar a região e de ser uma cidade muito organizada, o Hospital Padre Máximo abre as portas para novas especialidades, contribuindo para Venda Nova ser uma cidade polo, quando o assunto é saúde. E isso é um grande diferencial”, pontua o nefrologista.
Mariana, apesar de ter nascido e ter sido criada em Lajinha, é filha de vendanovense. “Além de estar próxima de meus pais, que continuam em Lajinha, moro ao lado de meus tios, tias e primos. Eu me sinto muito acolhida pelos meus familiares e também pela comunidade”.
Mariana Venturim se formou em medicina na Unesc, de Colatina/ES, em 2012 e fez residência em pediatria no Hospital Municipal de Governador Valadares/MG. Fez pós de neonatologia, na I kat Doctum, em Vitória/ES.