Português (Brasil)

Paulete Almeida: arquiteta mineira apaixonada por Pedra Azul

Paulete Almeida: arquiteta mineira apaixonada por Pedra Azul

Data de Publicação: 20 de dezembro de 2019 20:16:00 Azul Ela fez parte da criação do projeto do Fjordland Cavalgada Ecológica e tem no currículo os projetos da Ronchi Beer, do Empório Dei Nonni e do Espigueiro

Compartilhe este conteúdo:

Uma mineira completamente apaixonada por Pedra Azul, ela circula a vontade pelos empreendimentos do lugar onde várias construções marcantes têm a sua assinatura. Estamos falando da arquiteta Paulete de Oliveira Almeida, que mora e atua no endereço turístico mais badalado das Montanhas do Espírito Santo.

Natural de Coronel Fabriciano/MG, ela chegou em terras capixabas quando tinha 10 anos de idade, pois eu pai veio trabalhar na então CST e trouxe a família para morar em Vitória: a esposa, que era professora, Paulete, a filha mais velha, e mais duas filhas. “Nos apaixonamos por esse Estado lindo e nunca mais retornamos para Minas Gerais, apesar da maioria da família dos meus pais ainda reside por lá”, conta.

A vida se encarregou de trazer Paulete para Pedra Azul, onde desenvolveu vários projetos arquitetônicos de destaque. Ela, que não é apegada a um estilo definido, gosta de experimentar novas possibilidades e soluções arquitetônicas. “Entretanto, prezo pelo desenvolvimento de projetos personalizados que materializem os sonhos dos clientes. Tanto que o slogan do escritório é “Transformando seus sonhos em nossos melhores projetos””, diz a profissional.

O traquejo de Paulete se explica pela sua trajetória de vida e formação. Depois de concluir o primeiro grau, ingressou no curso de edificações na Escola Técnica Federal (atual Ifes) e, logo em seguida, em arquitetura e urbanismo, na Universidade Federal do Espírito Santo- Ufes.  Ela se formou em 1997 e foi trabalhar em Brasília, onde fez parte do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento- PNUD, desenvolvendo projetos junto ao Ibama. Passados cinco meses os programas foram cortados, e ela retornou para Vitória.

Logo que chegou ao Estado, participou de um processo seletivo para ser a arquiteta júnior de uma grande obra residencial em Pedra Azul e foi contratada. “Foi meu primeiro contato com as Montanhas Capixabas, onde fiquei por quase dois anos. Retornei a Vitória para trabalhar na empresa Tora Log Homes, que para minha felicidade, desenvolvia muitos projetos aqui na região. Então, continuei mantendo contato e sempre pensava: um dia eu volto!”, relembra.

Em 2002 Paulete fez um intercâmbio como arquiteta em uma Construtora no Japão,  a Saiki Kensetsu, onde por nove meses aprendeu novas tecnologias e enfrentou muitos desafios.  “Acompanhei projetos e obras de templos, prédios, casas com os mais variados sistemas construtivos. Era muita inovação! Também visitei obras de arquitetos famosos estudados na universidade’’. Quando voltou para o Brasil retomou o trabalho na Tora, mas passado algum tempo, viu que já não se enquadrava mais. Ela então decidiu que era hora de voltar para a região.  “Eu havia me especializado em arquitetura de estruturas de madeira e achava que Venda Nova e região era um local propício para desenvolvimento de projetos nessa área”.

Em Venda Nova passou a trabalhar em parceria com uma arquiteta e uma engenheira com elaboração de projetos arquitetônicos diversos. “Mas fui convidada a participar da criação do projeto do Fjordland Cavalgada Ecológica e me tornei arquiteta da empresa Pedra Azul Ecologia e Desenvolvimento”. Ela atuou da elaboração dos projetos arquitetônicos, passando pelo acompanhamento das obras e até no funcionamento do negócio. “Tive a oportunidade de visitar a Noruega e trazer de lá as ideias básicas para esse projeto que hoje é o meu principal cartão de visitas”.

Em 2009, Paulete foi apresentada a um novo desafio: se tornou mãe. Distante da sua família e com a difícil tarefa de conciliar a maternidade com os horários rígidos de uma empresa, ela abdicou do emprego e passou a trabalhar como autônoma em casa, no estilo home office. Depois de alguns anos, com a rotina de mãe já organizada, ela sentiu que já era hora alçar novos voos.

A arquiteta buscou atualização fazendo o Empretec, oferecido pelo escritório do Sebrae em Venda Nova. “E foi o empurrão que faltava para montar meu escritório em Pedra Azul.  Então, desde fevereiro de 2013 venho atuando como profissional autônoma, desenvolvendo projetos arquitetônicos e de interiores nas áreas residencial (principalmente) e comercial. Tenho projetos já edificados em Venda Nova, Domingos Martins, Marechal Floriano, Vitória, Guarapari e redondezas”, enumera Paulete.

Além de vários projetos residências de estilos e tamanhos diferenciados, projetos como o Fjordland, a Ronchi Beer, o Empório Dei Nonni e o Espigueiro tornaram-se destaques na região e ampliaram o portfólio de Paulete. Além dos projetos, o escritório faz também o acompanhamento da execução da obra. Paulete destaca que, apesar da grande maioria dos projetos do escritório serem os residenciais, ela gosta muito de desenvolver projetos comerciais, pois pode aliar a sua formação de arquiteta com o MBA de marketing.

Para estabelecer sinergia com os clientes, ela procura ouvir bastante e entender seus sonhos, seus medos, seus limites financeiros, respeitando cada escolha. “Procuro manter com a mente aberta e buscar alternativas sempre que sou demandada”.

Paulete disse que além de prestar atenção às demandas dos clientes, se faz fundamental observar que o clima, a topografia e o estilo de vida de uma região influenciam bastante na definição da arquitetura. “Regiões mais frias pedem áreas de convívio mais protegidas, com maior insolação e ventilação adequada. Também pedem certos prazeres como lareiras! Aqui a arquitetura precisa se integrar com o ambiente.”

“Especializada em arquitetura de estruturas de madeira, Paulete tem em seu currículo experiências de formação profissional no Japão e na Noruega. Ela traz toda essa bagagem para os projetos comerciais e residenciais, sempre ligada na realidade local e em sinergia com o dono da obra.”

Compartilhe este conteúdo: